Buscar

2017 Ambiental 1B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
09/05 – Trabalho
13/06 – Prova
02/10 – Trabalho
06/11 – Trabalho
07/03/2017
Como é construído direito ambienta? 
Toda a cadeia produtiva é identificada, e cada um tem a sua reponsabilidade. Se formos contratados por um de terminado fornecedor, para dizer qual a responsabilidade compartilhada. 
Tem q primeiro olhar na politica nacional, o que é responsabilidade compartilhada. Integrantes da cadeia produtiva. Fora da politica nacional, existe em outro campo a figura da responsabilidade civil compartilhada? 
George Marsh – 1872
1948: organização internacional de conservação ambiental.
qual a mudança de mentalidade? Que fazem a humanidade entender que a conservação ambiental é importante? 
Quais as transformações econômicas? 
Teve guerras? 2. Saldo negativo, efeitos destrutivos da guerra e situação de carência. Bomba atômica, já emite um alerta. Transformacao produtiva. Do carvão para o petróleo. E introdução de fordismo. 
E taylorismo de tarefas e funções, produz mais. Tem consumo massificado. Tem um filme que se quiserem assistir “nos que aqui estamos por vos esperamos”.
Não é sem razão de ser, tem efeitos do desenvolvimento social pode implicar em degradação ao meio. 
Décadas de 60 e 70 são importantes.
Raquel Carson – a primavera silenciosa. Determinada região que visitava quando criança e não existem mais pássaros. A politica de agortoxico que ocasionava a morte dos pássaros. 
Reeditado em 2010. Livro tem uma importância q era um romance, e teve uma explosão para modificar a politica de agrotóxico. 
Já foi uma coisa bem importante. Tem todos os protestos. A criação mais forte do movimento feminista. Ele não nasce igual, mas de certa forma ele ganha força para projetar. 
Aqui em 1968, tem um documento cientifico, relatório midos – clube de roma. 
1972: estocomo – países sentaram para conversar, que precisava deter o crescimento econômico e a natureza era considerado patrimônio comum da humanidade.
Os países que não eram do primeiro mundo, era de 3o, entre eles, o Brasil. Foram contrários da proposta que não dava pra crescer. 
Bressan mandou copiar
A vinculação entre econômico ambiental acontece. 
Qual a aproximações entre econômico em ambiental fica para a próxima aula. 
14/03
FONTES, AUTONOMIA E INTERDISCIPLINAREIDADE DO DIREITO AMBIENTAL
O que é o Direito
“O direito é, em primeiro lugar, um conjunto de técnicas para reduzir os antagonismos sociais, para permitir uma vida tão pacifica quanto possível entre homens propensos as paixões. O direito é uma ciência? Claro. Mas não é maneira das ciências exatas. Uma ciência aproximadamente, de algum modo, mas ciência, apesar de tudo”. (MIAILLE, 1979, p.23)
A sociedade é sociedade de risco. Tem q avaliar o que acontece dentro das relações. Tem q lidar com os problemas juridicamente. 
Estamos sujeitos a riscos? Sim. Esse risco de acontecer algo sempre existiu na sociedade. 
A única diferença talvez seja o fato de evidencia, colocar em questão q existe risco ambiental. Empreendimento deve ser licenciado? Tenho q monitorar riscos conhecidos, os impactos socioeconômicos. 
Teoria da complexidade – o direito ambiental é o estudo das relações humanas com as diferentes perspectivas ambientais. 
É bem fácil falar q o objeto do direito ambiental é o risco. Tem q dar conta da disciplina. 
Pierre Bordieu
Os operadores do direito agiram sempre com retidão, independência, neutralidade e impessoalidade em prol do interesse da coletividade e da realização da justiça. Seus atos, segundo Bordieu, tem uma forma magica, um poder simbólico, que por meio de uma linguagem jurídica da universalidade, neutralidade e impessoalidade aliado a um processo judicial altamente formalizado, conseguem diminuir o arbitrário existente, ou seja, os preconceitos e as prenoções do mundo dos agentes jurídicos. Estes são capazes de retirar a verdade e a justiça de algumas dezenas de papeis e seus brocados chegam a ter força de lei: “dá-me o fato, que te darei o direito”, “decisão judicial não se discute, se cumpre”.
Direito ambiental cristaliza pensamentos sociais, mesmo frente ao judiciário. Juiz não consegue dar resposta, ele não conhece dano ambiental. 
Poder simbólico é carregado de deficiência estrutural. Junto q estudar questao ambiental, o judiciário consegue sozinho buscar respostas? A gente ve como decisões são complicadas. É um efeito no sentido de trazer ao meio ambiente. 
Qual o objeto do direito ambiental? 
O ambiente ou a lei ambiental?
Seria um objeto neutro ou influenciado por fatores sociais, culturais, e conomicos? 
Estruturalismo (Kelsen) e funcionalismo (Bobbio) – como repensar a relação jurídica ambiental?
Definição clássica: relação entre homem e natureza
Professora prefere campo e não objeto. 
Campo Jurídico
Habitus x campo
Tensão constante entre os dominantes e dominados, sendo que, o primeiro procura manter o capital social conquistado e o segundo tende .....
Ramos do direito positivo
(figurinhas – publico e privado)
Fontes do Direito
Fontes formais / fontes materiais
Fontes estatais / não estatais
Hierarquia das fontes formais do Direito
(figurinha)
tratados internacionais entram onde? 
E se lei infra, e no tratado tem o contrario. 
A realidade social é complicada. Lente q le o sistema, mas somente reflete uma faceta da área ambiental. Para enxergar da forma mais abrangente.
Direito ao meio ambiente
Paulo afonso leme machado “o direito ambiental é um direito sistematizador, que faz a articulação da legislacao, doutrina e da jurisprudencia concernentes aos elementos que integram o ambiente. 
Edis milaré “complexo de princípios e normas coercitivas reguladoras das atividades humanas que, direta ou indiretamente, possam afetar a sanidade do ambiente em sua dimensão global, visando a sua sustentabilidade para os presentes e as futuras gerações”
Paulo de Bessa Antunes: “é um direito de coordenação que se impõe aos demais setores de universo jurídico o respeito as normas que o formam pois ....”
OBJETO
Meio ambiente : econologia e direito
Ecossistema é a unidade funcional básica, que inclui tanto organismos (comunidades bióticas) como o ambiente abiótico, cada um deles influenciando as propriedades do outro, sendo ambos necessários para a conservação da vida tal como existe na Terra 
Art. 3o, I, Lei 6938/81
Contexto: relações das sociedades humanas no contexto do meio ambiente. Uso e apropriação dos bens ambientais. 
Conceito de meio ambiente na doutrina
Restrito 
Amplo
Meio ambiente natural ou físico
Meio ambiente artificial
Meio ambiente cultural
Faltei
28/03/2017
orientação, consagrados...
Reparação é mais importante q dinheiro
Tem q buscar a próximo ao que era antes – restauração. Somente se não tem como recuperar, a natureza se regenera, catástrofe da humanidade. Então, absoluta impossibilidade – somente pela indenização. Não chamou todos primeiro, como vai restaurar? Indenização, ministério público, via judicial tem pedido composto, reparação (acoes e praticas para recuperar a área degradada, e também indenização – a toda a sociedade e as vitimas). 
Os três entes tem competência para zelar pelo meio ambiente (Estados, municípios e união). O particular tem o dever, mesmo antes de acionado. 
Precaução 
Prevenção
Reparação 
Forma composta – danos conhecidos são desdobramentos acoes de monitoramento. Tem doutrinadores q falam q é um principio só. Tem q entender como aplicar. 
2015 3B CivilC.docx

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes