Buscar

p2 extensão respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

extensao rural 
1- Quais as caracteristicas que diferenciam os processos de "desenvolvimento rural" dos processos de "crescimento e expansao rural" da agricultura?
 Desenvolvimento vai bem além do simples crescimento financeiro, da simples expansão econômica, é acima de tudo um processo que implica melhorias na qualidade de vida de toda a população.
O crescimento é baseado em números, ou seja, número de habitantes, produção, etc. Crescimento está diretamente ligado a quantidade.
2- Quais os meios de comunicação "impessoais" que você conhece?
Os meios de comunicação em massa como jornais e revistas
3- Como surgiram e se consolidaram os complexos agroindustriais no Brasil? 
Embora os CAIs no Brasil tenham se conformado de modo mais específico na década de 1970, algumas das raízes da modernização agrária podem ser encontradas no século passado.
 As mudanças ligadas às inovações do campo ocorreram sob a lógica, os objetivos e as estratégias do capital, em princípio comercial, em seguida industrial e, depois, financeiro. Naturalmente, os setores agrícolas básicos ligados à exportação, sobretudo café, cana de açúcar, e algodão, foram no passado os mais susceptíveis na adoção de inovações, tanto a nível técnico como nas relações de trabalho. Neste processo encontram-se envolvidas a substituição da economia “natural” por atividades agrícolas integradas à moderna industrialização, a intensificação da divisão do trabalho e das trocas intersetoriais, a especialização da agricultura e a substituição das importações pelo mercado interno
A Lei Eusébio de Queiroz de 1850, que pôs um ponto final no tráfico africano de negros, veio dificultar a substituição e ampliação da mão-de-obra escrava, iniciando-se, assim, uma crise no setor agro-exportador.ocorre um pequeno, mas significativo, surto de desenvolvimento urbano - incentivando a pequena produção agrícola de gêneros alimentícios - e, com ele, a montagem de indústrias manufatureiras[4], aproximando das inovações industriais urbanas
4- Quais os objetivos primordiais de extensão rural no brasil e como eles evoluiram desde seu surgimento ate os tempos atuais?
Nos seus 65 anos, a extensão rural modificou sua natureza e postura. Criada como um serviço autonomo não governamental, foi transformada em um sistema de empresas públicas que foram, depois de 1990, absorvidas completamente pelos sistemas publicos estaduais. Presentemente com a nova lei de Ater, torna-se um sistema de multiplas formas organizacionais com a coordenação e aporte financeiro do governo federal. 
5- Como se caracteriza a fase de "humanismo crítico" adotado pela extensão rural pública entre 85 e 95?
- Contrução de uma consciência crítica
- planejamento participativo
- ligar extensionistas aos produtores
- considerar cultura do publico alvo
- incluir o agricultor no mercado
- descentralização e municipalização
- dependente de insumos da industria, subordinando-o ao capital industrial
- busca participação ativa dos agricultores e organizações sociais
6- Quais as principais diferenças entre um processo de comunicação informativa unidirecional e os processos de extensao rural?
não tenho ideia
7- Como Bordenave define "comunicação rural"?
É o conjunto do fluxo de informações, dialogo, influencia reciproca existentes entre os componentes do setor rural e entre eles os demais da nação afetados pelo funcionamento da agricultura, ou interessados no melhoramento da vida rural.
8- Quais os principais aspectos da agricultura foram modificados pela implementação dos conceitos dos CAIs?
- Ampliação das fronteiras agrícolas
- uso abusivo de mecanização e agrotóxicos
- degradação ambiental 
9- Qual a estratégia comunicacional que presidiu as ações da extensão rural oficial durante o periodo de modernização da agricultura (75 - 85)?
não sei
10- Qual o fluxo em que transita a informação tecnologica na estrategia difusionista da extensao rural?
Comunicação por meios impessoais e pessoais com objetivo de dissuadir os agricultores a adotarem rapidamente as inovações.
EXTENSIONISTAS/ INOVADORES/ ADOTADORES INICIAIS -------> MAIORIA INICIAL -> MAIORIA TARDIA -> RETARDATÁRIOS 
OBS
*modernização conservadora: o moderno ampliou as desigualdades e aumentou a ppobreza. Grande parte dos agricultores perdeu suas terras e condições de vida e trabalho
*modernização conservadora: Pacto entre burguesia e proprietarios de terra; proletarização; exclusão social e regional; restrições às oportunidades de melhorar condições de vida para agricultores médios e pequenos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes