Buscar

TRANSTORNO BIPOLAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROFA. THATYANA V DE LUCCA
TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR
TRANSTORNO BIPOLAR
No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de períodos de depressão e de hiperexcitabilidade ou mania.
2
Analisando separadamente os elementos que compõem esse nome, pode-se dizer que a palavra psicose carrega a conotação de estigma, isto é, vergonhosa. 
Maníaco, por sua vez, é um termo técnico derivado do grego e significa loucura. 
De fato, na fase de hiperexcitabilidade, o indivíduo é o estereótipo do louco, já que suas atitudes destoam, e muito, do padrão normal de seu comportamento. 
Depressivo era o termo mais brando dos três e que menos impacto causava. 
Por isso, considerou-se que a expressão psicose maníaco-depressiva era pesada demais para designar uma doença que, de certa forma, não era tão terrível quanto o nome fazia supor. 
De qualquer modo, a palavra psicose não era de todo descabida porque, durante a crise, algumas pessoas ficam realmente psicóticas, ou seja, apresentam uma afecção muito grave da psique com alucinações e delírios, o grau extremo desse transtorno de humor. 
A partir do momento, porém, em que essa afecção grave recebe tratamento eficaz e adequado, o quadro torna-se benigno a tal ponto que é possível conviver com pessoas portadoras de transtorno bipolar de humor sem identificar o problema.
A mudança de nomenclatura ocorreu, então, para diminuir o estigma e para estabelecer distinção entre esse tipo de transtorno e as depressões unipolares que nunca evoluem para a fase de euforia, de mania ou hipomania. 
Além disso, essa distinção foi importante para verificar se biologicamente as patologias eram diferentes e, portanto, exigiam condutas especiais de tratamento.
DIFERENÇA ENTRE NORMAL E PATOLÓGICO
 
Em psiquiatria, os termos ainda não atingiram a especificidade necessária. Por exemplo, etimologicamente, a palavra euforia quer dizer humor normal, bom humor. Se o indivíduo está eufórico no carnaval, no dia do aniversário ou porque ganhou um prêmio ou um campeonato, isso nada tem de anormal nem de patológico. O que chama a atenção é a desproporção entre as circunstâncias e as reações, ou seja, o comportamento é desproporcional aos fatos ou inadequado ao ambiente. 
Como sua autocrítica está comprometida, age como se estivesse (e não está) sob o efeito do álcool ou de drogas. Seu pensamento fica acelerado e desorganiza-se de tal modo, que os assuntos surgem em tumulto e é difícil acompanhar sua linha de raciocínio.
Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro, que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas. 
O transtorno afetivo bipolar é um problema de saúde pública. É uma doença crônica cíclica, com oscilações constantes, que exige hospitalização frequente e cujo pico de início se dá entre os 15 e os 30 anos. 
O único critério reconhecido para diferenciar episódios de depressão bipolar da depressão unipolar são episódios hipomaníacos ou maníacos.
SINTOMAS
É fundamental observar os aspectos dos episódios maníacos e mistos. Eles estabelecem claramente a diferença da polaridade auxiliando o médico no diagnóstico:
· Afetivos: mania pura, humor elevado, eufórico ou irritável, expansivo, grandioso ou impulsivo; 
· Disfóricos: depressão, ansiedade, irritabilidade mista, hostilidade ou violência;
· Cognitivos: pensamentos acelerados, distratibilidade, desorganização, pouco insight, atenção reduzida e compreensão diminuída;
· Físicos: necessidade de sono reduzida, fala rápida, pressão de discurso, energia e libido elevadas, comportamento social excessivamente ativo ou hostil, imprudência, destruição de propriedade, comportamento bizarro e anormalidades endócrinas; 
· Psicóticos: ilusões, alucinações, hiperatividade sensorial.
 tRATAMENTO
O controle do transtorno bipolar é feito com estabilizadores de humor e complementado com terapia comportamental. 
“Quando a pessoa inicia o tratamento, fica mais atenta ao seu próprio comportamento e aprende a controlar os sintomas. Não existe a cura, mas existe o controle. Com o tratamento à base de medicamentos, o paciente não desenvolve mais os sintomas e assim pode ter uma vida tranquila e controlada.
A tendência do paciente com transtorno bipolar sem tratamento é ter crises cada vez mais intensas, e  com intervalos menores. 
O humor patologicamente alterado refletirá na instabilidade de comportamento, o que se manifesta na vida profissional, social, familiar e acadêmica.
O tratamento na maioria das vezes leva a uma remissão dos sintomas da crise, ou seja, tira o paciente da depressão, da mania ou da hipomania.
PRINCIPAIS MEDICAMENTOS
trata-se de uma patologia em que a polifarmácia é quase regra:
- um estabilizador de humor base, carbonato de lítio, complementado com outro estabilizador de humor, antipsicóticos, antidepressivos ou ansiolíticos. 
Psicoterapia e orientação a familiares e ao próprio paciente são essenciais para o êxito do tratamento, por ser doença crônica e necessitar de tratamento para toda a vida.
 carbonato de lítio
 É indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de hiperatividade psicomotora
Deve ser utilizado para medir os níveis sanguíneos a cada poucos dias em indivíduos que iniciaram o uso de lítio para auxiliar no ajuste da dose e alcançar os níveis desejados. O teste deve ser feito em intervalos regulares ou quando é necessário fazer a monitoração. Uma ou mais dosagens devem ser realizadas em indivíduos que iniciaram o tratamento com medicamentos adicionais para avaliar o efeito (se existir) nos níveis de lítio e na suspeita de toxicidade.
hemograma
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes