Buscar

AV1 EJA

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0359_AV» FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 9006/AB
	Nota da Prova: 5,7    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 1  Data: 22/03/2016 20:10:54
	
	 1a Questão (Ref.: 201502172749)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No texto "O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social" de Paulo Freire e Myles Horton. Em um dos diálogos entre os dois, Myles fala: -...Acho que nunca fiz uma oficina na qual eu não tenha pensado depois, meu Deus, eu não devia ter feito isso de jeito algum. Ou, se eu tivesse pensado rápido o bastante, teria ajudado as pessoas a entenderem isso ou aquilo a partir de sua experiência. (p. 171). A partir da fala de Myles Horton, defina qual é papel do professor na concepção de educação progressista libertadora.
		
	
Resposta: Tinho o objetivo a emancipação, levar para sala de aula todo o conhecimento do aluno, numa educaçao libertadora o educador aprende junto com o educando.
	
Gabarito: O professor propicia condições aos educandos, em suas socializações com os outros alunos e com o professor, de testar a experiência, de assumir-se como um ser histórico e social, que pensa, que critica, que opina, que dialoga. Para isso, exige-se a necessidade dos educadores criarem condições para a construção do conhecimento pelos educandos como parte de um processo em que o professor e o aluno não se reduzam à condição de objeto um do outro, porque ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção Nesse sentido, problematizar a realidade social vivida, por essência, é uma forma de intervenção no mundo, uma tomada de posição e decisão, por vezes, até uma ruptura com o passado e o presente A construção de um conhecimento em parceria com o educando depende da relevância que o educador dá ao contexto social.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): certa
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502172751)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	Leia os fragmentos sobre as perspectivas de Alfabetização de Jovens e Adultos:
Nos acordos internacionais, saber ler e escrever tem sido interpretado como conhecimento capaz de, por si só, levar à prosperidade e ao bem-estar social, à melhor atuação profissional, ao cuidado consigo e com a família. As noções de alfabetização e educação assumidas em Hamburgo e em Jomtien associam-se a uma visão ampla de educação, que se estende ao longo de toda a vida e que considera que as pessoas estão permanentemente se educando em diversos âmbitos sociais, não só na escola (Confintea V).
A visão tecnicista da educação, que a reduz a técnica pura, mais ainda, neutra, trabalha no sentido do treinamento instrumental do educando, considera que já não há antagonismo nos interesses que está tudo mais ou menos igual, para ela o que importa mesmo é o treinamento puramente técnico, a padronização de conteúdos, a transmissão de uma bem-comportada sabedoria de resultados. (FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967).
A partir das duas afirmações, faça um quadro comparativo da Alfabetização de Jovens e Adultos, estabelecendo 2 comparações entre a EJA na perspectiva construtivista e EJA na perspectiva tecnicista.
		
	
Resposta: EJA na educação construtivista e uma educação para toda a vida, educação libertadora, uma educação de emancipação. EJA na educação tecnista era uma educação voltada ao trabalho, não era importante o ensino letrado, só era levado em conta o aprendizado para mão de obra.
	
Gabarito: Na perspectiva tecnicista: o aluno deve focar a alfabetização de adultos a partir da técnica de ensinar a decodificar as palavras. Contrário a visão construtivista, na qual a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Também pode pontuar que na perspectiva construtivista há confiança na capacidade da aprendizagem dos adultos. Diferente do tecnicismo que valoriza a memorização e o aluno é uma ¿tabula rasa¿ Na perspectiva construtivista há uma relação entre a problemática educacional e a problemática social.Enquanto que na perspectiva tecnicista, o analfabetismo era causa da pobreza e da marginalização.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): incompleto
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502694910)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa correta.
Avanços reconhecidos hoje nas políticas públicas para a EJA expressam essa contribuição, como, 
		
	
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	 
	O reconhecimento que a educação é por toda a vida; a aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias participativas; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	
	O desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	
	O reconhecimento que a educação se dá por um período da vida; o desconhecimento de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	 
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras de conhecimento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502776869)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Que anos podem ser delimitados como o momento específico que a Educação de Jovens e Adultos começa a ser considerada uma necessidade societária significativa no cenário nacional e internacional?
		
	 
	Nos anos de 40 e 50
	 
	Nos anos de 70 e 80
	
	Nos anos 60 e 70
	
	Nos anos 90 e 2000
	
	Nos anos 2000 e 2010
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502688962)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O início dos governos militares pode ser apontado como ingresso na fase capitalista monopolista, na qual o Estado sedimentava sua atuação como agente condutor da economia, apostando no acirramento de nossa dependência internacional e desenvolvendo um modelo econômico / social baseado na concentração de renda e na aceleração econômica, pautado em empréstimos internacionais, subordinando, portanto, nossa economia ao capital e à tecnologia externa. ( ) Os militares governavam com caráter autoritário. ( ) A sociedade civil sofria com a caráter excludente dos militares. ( ) A sociedade civil não podia ter participação política. ( ) A política educacional era espaço de legitimação do governo militar. ( ) As iniciativas eram contidas pela Doutrina da Segurança Nacional. Agora marque o item com a sequência correta
		
	
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	
	As afirmativas I II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
	
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502677573)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O parecer CEB/CNE 11/2000, elaborado pelo professor Jamil Cury, apresenta três funções para a educação de jovens e adultos. Assinale a alternativa que apresenta essas três funções.
		
	
	Libertadora, Política, equalizadora
	
	Reparadora, compensatória e libertadora
	
	Autônoma, libertadora e compensatória
	 
	Reparadora, equalizadora e qualificadora
	
	Compensatória, qualificadora e autônoma
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502677139)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que é currículo oculto?
		
	
	O currículo oculto é o currículo desconhecido pelos alunos.
	
	É o currículo ainda não desenvolvido no ambiente escolar.
	
	O currículo oculto é aquele desconhecido pela comunidade escolar.
	 
	O currículo oculto é constituídopor todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens relevantes
	
	É o currículo que nada agrega ao conhecimento dos alunos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502683829)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que indica o exercício que vai instrumentalizar o jovem para uma inserção autônoma e participativa no meio social.
		
	
	É o exercício de indisciplina
	 
	É o exercício de reflexão
	 
	É o exercício de reprodução
	
	É o exercício de passividade
	
	É o exercício de autoritarismo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502687833)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à aprendizagem formal na escola, podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	A rotina de atividades desenvolvidas na escola interfere o processo de aprendizagem.
	
	A mediação realizada pelo professor, é importante para a aprendizagem consistente.
	
	Os recursos e as mediações interferem no processo de aprendizagem
	 
	Recursos materiais por si só, são capazes de produzir conhecimento.
	
	As atividades desenvolvidas na escola contribuem com a assimilação do conteúdo e com a formação do indivíduo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502273193)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apesar do esforço de vários segmentos da sociedade civil, no sentido de transformar as bases em que são definidas as políticas no campo da EJA, esta modalidade de ensino ainda mantém muitas características das iniciativas do passado. Dentre estas características, merece destaque:
		
	 
	C. A perspectiva compensatória, que visa repor o tempo de estudos perdido e qualificar para o mercado de trabalho.
	
	D. A perspectiva construtivista, que visa transformar os alunos em construtores de conhecimento.
	
	B. A perspectiva tecnicista, cujos objetivos de ensino e aprendizagem são previamente definidos.
	
	A. A perspectiva libertadora, que visa à emancipação.
	
	E. A perspectiva tradicional, que visa a instrumentalização como manutenção do sistema.

Outros materiais

Materiais relacionados

10 pág.
9 pág.

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes