Buscar

Administração Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração Financeira
O principal objetivo da adm financeira é : Maximizar a riqueza dos acionistas e o valor das ações (ou quotas) das cias.
A administração financeira preocupa-se com as tarefas do administrador financeiro. Estes administradores devem gerir ativamente os assuntos financeiros de qualquer tipo de empresa, mesmo se a empresa for: sem fins lucrativos, empresa pública ou privada.
Na administração financeira existem 3 modalidades:
Firma Individual: É uma empresa de propriedade, com uma única pessoa. É muito mais simples criar este tipo de empresa, já que é sujeita a menos regulamentações. É uma responsabilidade sobre as dívidas da Empresa, é ilimitada e cabe ao proprietário o direito ao Lucro, assim como as obrigações com as dívidas. Desta forma, não há distinção entre rendimentos de pessoa física e de pessoa jurídica, desta forma o lucro da empresa é tributado como se fosse rendimento de pessoa física.
Sociedade por cotas: Empresa de propriedade de dois ou mais donos.
A responsabilidade de uma sociedade por quotas é limitada, na qual cabe a um ou mais sócios gerais a responsabilidade pela gestão da empresa, mas haverá um ou mais sócios limitados que não terão participação ativa no negócio. O sócio limitado terá a responsabilidade pelas dívidas da empresa, e essa é restrita ao montante que tenha contribuído para o capital da sociedade, ou seja, ele só responderá na proporção da sua participação.( ex: se este sócio possui 50% das cotas, ele só responderá pelas obrigações na mesma proporção, ou seja, 50% desta obrigação)
Sociedade por ações: A sociedade por ações é regida pela Lei 6404/76 (lei da S.A). É uma sociedade anônima com o capital dividido em ações. A responsabilidade dos sócios é limitada pelo preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas. Todas as áreas da empresa são obrigadas a interagir com o pessoal de finanças e com o procedimento da administração financeira. A função da administração financeira tem uma relação com a teoria econômica e com a contabilidade e as atividades básicas do administrador
A administração financeira compete à gestão racional dos recursos financeiros da empresa. Quando os recursos são escassos, cabe ao departamento financeiro tomar as decisões, a fim de obter os melhores benefícios no futuro.
Risco: Os acionistas esperam perceber maiores retornos de investimento de maior risco e vice-versa.
Retorno: Os Administradores Financeiros precisam, portanto, levar em conta o risco ao avaliarem investimentos potenciais.Indicar ano do autor e rever pontuação.
Um administrador financeiro não é a mesma coisa que um contador, as funções são diferentes.
Tesoureiro: Já o Administrador financeiro dá mais ênfase ao fluxo de caixa, ou seja, entrada e saída de capital, ele mantêm a solvência da empresa, sendo assim dizemos que ele trabalha com o regime de caixa. A função primordial do administrador financeiro é manter o grau de solvência da empresa, planejando seus fluxos de caixa.
Contador: Em geral o contador trabalha com o regime de competência; ele prepara demonstrações financeiras que reconhecem receitas no momento da venda e reconhecem as despesas quando são realizadas. A função primordial do contador = produzir e divulgar dados para a mensuração do desempenho da empresa, avaliando sua posição financeira, e para o pagamento de impostos.
Quando uma empresa cresce demais o proprietário se afasta das funções operacionais e contrata gestores.
Teoria do Shareholders: Conhecido como os acionistas: Defende que a empresa deve possuir apenas um objetivo final, maximização do patrimônio líquido da empresa e das dívidas. Aumentando assim a riqueza de seus proprietários.
Teoria dos Stakeholders: Defendem a teoria que a empresa precisa ter múltiplos objetivos, as decisões devem ser tomadas de maneira que possa agradar a todos 
A teoria dos shareholders, é superior a teoria dos stakeholders: O lucro líquido pertence aos acionistas depois do cumprimento das responsabilidades com credores, governo, funcionários. E eles carregam mais riscos caso a empresa venha a falência eles precisam cumprir o pagamento de suas dívidas com o governo, credores, funcionários. Caso sobre alguma coisa, eles são os últimos a receberem.
Teoria da agência: Separação entre as propriedades e a gestão, pois gera um conflito de interesses entre os administradores da empresa e os proprietários. Os acionistas contratam os administradores. Pode ocorrer o problema de agência, onde o conflito de interesses acaba sendo divergentes. 
Agente: Um agente é contratado para que realize as ações alinhadas com o modelo de gestão do principal e que suas decisões atendam os propósitos de maximização da riqueza.
Um agente sempre deve optar pelos projetos que lhe oferecem menor risco

Outros materiais