Buscar

Abordagem classica da adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Abordagem classica da adm
Fayol: teoria classica da adm: preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração. Foi um dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Taylor: Desenvolveu a escola da adm científica, com preocupação em aumentar a eficiência da indústria. Racionalização do trabalho operário.
Planejamento: aplicar os métodos científicos no desenvolvimento do trabalho, em vez da improvisação e escolha individual;
 Preparo: as empresas podem selecionar os trabalhadores de acordo com suas aptidões;
 Controle: controle do que foi planejado e o que estava sendo executado;
 Execução: assegurar a distribuição das atribuições e das responsabilidades de forma disciplinada.
Taylor, ao analisar o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores, chegou a conclusão de que eles aprendiam por meio de observação do que os outros estavam fazendo.
Para Taylor, o principal objetivo da Administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado. É preciso dar o que ambos desejam
ORT:Organização racional do trabalho consistia em:
Estudo da fadiga humana, divisão do trabalho e especialização, desenho de cargos e tarefas , incentivos salariais e prêmios, condições de trabalho, padronização, supervisão funcional, conceito de quot. 
Podemos dizer que o Taylorismo tornou-se desumano em sua estrutura, além do trabalho repetitivo e maçante que proporciona as pessoas. Porém, como resultado os empregados tornaram-se especializados e muito dependentes do patrão.
Maslow: Auto realização
Segundo Mayo, a coesão do grupo de trabalho leva ao aumento da produtividade.

Outros materiais