Buscar

avaliando o aprendizado aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202106308)
	
	Observando-se os textos de 1822, percebe-se que a palavra independência nem sempre esteve associada à idéia de separação completa da metrópole. Assinale a alternativa errada a respeito dos projetos de independência do Brasil naquela época.
	
	
	Para a Grã-Bretanha, a fragmentação do Brasil significava o risco de disputar com os Estados Unidos a influência sobre várias repúblicas independentes.
	
	À Grã-Bretanha interessava a independência com a unidade política que lhe facilitaria o predomínio no mercado brasileiro.
	
	José Bonifácio considerava que a separação total trazia, no mínimo, o risco do federalismo a que ele se opunha pelo temor da fragmentação territorial e do republicanismo.
	
	As Cortes portuguesas não queriam admitir a autonomia administrativa do Brasil para não aceitar a independência e o livre comércio, instituído em 1808.
	 
	A facção moderada do Partido Brasileiro queria manter a estrutura colonial de latifúndio, monocultura e escravidão, ficando a organização unitária do Império em segundo plano.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202157512)
	
	O período entre 1885 e 1919 é conhecido, na história do continente africano, como o da PACIFICAÇÃO. Sobre esse período, podemos considerar que: I- Foi marcado pela desarticulação de grande parte da resistência imposta pela população africana. II- É quando a ocupação da maior parte do continente africano se torna efetiva com a construção de redes de infraestrutura como rodovias, ferrovias e telégrafos. III- É marcado por uma atuação mais militar e por uma presença maior do Estado metropolitano, no sentido de garantir a pacificação e efetivar a colonização no continente africano.
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e II estão corretas.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202136329)
	
	"Eu estava ontem no East End (bairro operário de Londres) e assis¬ti a uma reunião de desempregados. Ouvi discursos exaltados. Era um grito só: ¿Pão! Pão!¿. Revivendo toda a cena ao voltar a casa, senti-me ainda mais convencido do que antes da importância da conquista de colônias... A idéia que considero mais importante é a solução do problema social, a saber: para salvar os quarenta milhões de habitantes do Reino Unido de uma guerra civil destruidora, nós, os colonizadores, devemos conquistar novas terras a fim de nelas instalarmos o excedente de nossa população, de nelas encontrarmos novos mercados para os produtos de nossas fá¬bricas e de nossas minas. O Império, sempre repeti, é uma questão de sobrevivência. Se vós quiserdes evitar a guerra civil, cumpre que vos torneis imperialistas." (Cecil Rhodes, 1895). Segundo o comentário de Cecil Rhodes, pode-se afirmar que:
I - o governo inglês devia aumentar o controle as manifestações do proletariado metropolitano com forma de evitar os conflites nas cidades inglesas
II - o expansionismo imperialista era justificado como forma de tirar a Inglaterra da grave crise econômica em que se encontrava.
 III - o caráter classista do imperialismo resolvia a desigualdade social existente nas metrópoles e na periferia.
 Quais afirmativas estão corretas?
	
	
	Apenas III
	
	Apenas I e II
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas I
	 
	Apenas II

Outros materiais