Buscar

AV curriculo teoria e pratica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101257084)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando o plano curricular é planejado, desenvolvido e avaliado por todos os envolvidos no processo pedagógico, estamos diante de um modelo de gestão:
		
	
	burocrática para garantir eficácia do projeto curricular;
	 
	participativa ao decidir sobre os atos de currículo;
	
	eficiente porque valoriza as decisões técnicas sobre currículo.
	
	centralizada para diversificar objetivos do currículo;
	
	democrática para igualar práticas curriculares avaliativas;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101236030)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os professores da Escola Jorge Amado organizaram um centro de estudos. Um dos temas debatidos foi a concepção do termo currículo e as relações entre teoria e prática. Analise ideias sistematizadas pelos professores e identifique a única em DESACORDO com as interpretações feitas pelas teorias críticas no campo do currículo:
		
	
	As teorias críticas pretendem trazer as relações sociais e sua discussão para a sala de aula: questões de raça, de religião, dominação política e ideológica, diferenças culturais, etc.
	
	As teorias críticas e as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente implicada em relações de poder.
	
	Na concepção crítica, não existe uma cultura da sociedade, unitária, homogênea e universalmente aceita e praticada e, por isso, digna de ser transmitida às futuras gerações através do currículo.
	 
	A questão principal das teorias críticas pode ser assim resumida: conteúdos, objetivos e ensino destes conteúdos de forma eficaz para ter a eficiência nos resultados.
	
	As teorias críticas buscam desocultar o currículo para perceber o que envolve as práticas e os conhecimentos, para perceber o que está por trás dessas atitudes para podermos modificálas dando-lhes novos objetivos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101276196)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2001-adaptada) Uma das estratégias que vêm sendo apontadas como necessárias à expansão de programas educacionais, em todos os níveis de ensino, é a Educação a Distância. A vantagem essencial dessa modalidade de novas mediações nas propostas curriculares é:
		
	
	a aplicação de tecnologias de ponta em dimensão nacional.
	
	o uso de materiais modernos, garantindo a qualidade da aprendizagem.
	 
	o alcance às novas possibilidades tecnológicas da sociedade do conhecimento, por pessoas de diferentes lugares.
	
	a suplantação de barreiras espaço-temporais pelo uso do correio eletrônico.
	
	a administração do tempo pelos educadores através do uso adequado das ferramentas tecnológicas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101236035)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os professores da Escola John Dewey estão debatendo sobre currículo como campo de conhecimento. Com base nos estudos de currículo, analise as falas sobre o tema apresentadas pelos professores e assinale a única, do ponto de visa teórico, que está INCORRETA:
		
	
	A concepção técnica e cientificista de currículo se consolidou com os estudos de Ralph Tyler no meado do século XX. (profa. Josiana)
	
	Na perspectiva positivista, o currículo escolar considera a objetividade dos fatos da realidade escolar. (prof. Daniel)
	 
	O interesse sobre campo do currículo é recente no cenário educacional mundial. (profa. Julia)
	
	Na abordagem sociológica de Bourdie e Passeron, o pensamento sobre o campo do currículo se depara com tensões e desafios. (profa. Lúcia)
	 
	Os estudos atuais sobre o currículo como campo de conhecimento consideram ciência e senso comum como expressões da realidade escolar. (prof. André)
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101276146)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(Fonte: MEC: ENC/ Provão - Pedagogia 2002 - adaptada) Muitos fatores exercem influência sobre os currículos e o acesso à educação formal, em seus diferentes níveis. A política de quotas, por exemplo, propõe a reserva de um percentual de vagas nas universidades, garantindo o acesso de alunos afrodescendentes e carentes à educação formal superior. Numa abordagem crítica da concepção de currículo, essa política estabelece:
		
	 
	o ingresso automático de alunos oriundos da escola pública, objetivando a inclusão dessas minorias na elite intelectual do País.
	
	o favorecimento das minorias sociais na reivindicação de direitos já previstos em sucessivas legislações.
	 
	uma ação afirmativa, que considera a identidade e a igualdade de oportunidades, reconhecendo as diferenças.
	
	o entendimento do sistema educacional como o único agente eficaz de inclusão social.
	
	uma visão multicultural, que enfatiza a tolerância e a interrelação de grupos sociais, sem afetar suas estruturas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101236090)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As formas de configuração social herdadas dos chamados TEMPOS MODERNOS ainda permanecem no cenário da escola em contraposição ao ideário dos tempos PÓS-MODERNOS. O cenário pós-moderno, que inspiram a teoria crítica em relação ao currículo, alerta para emergência de:
		
	
	Considerar que todos os alunos aprendem as mesmas coisas do mesmo modo.
	
	Apresentar os conteúdos organizados em disciplinas isoladas.
	
	Aceitar explicações de que as causas do fracasso escolar estão no aluno.
	
	Hierarquizar as relações de poder no cotidiano escolar.
	 
	Valorizar do conceito de identidade do aluno como sujeito histórico-cultural.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101236078)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escola Lourenço Filho reuniu os professores e representantes da comunidade escolar para debater inovações a serem introduzidas em seu projeto pedagógico, a partir da análise dos problemas sociais e ambientais que afetam a região onde se localiza. Do ponto de vista das teorias de currículo, a decisão da escola evidencia identificação com:
		
	
	Teorias não críticas porque prevê estratégias e resultados.
	
	Técnico não-críticas porque busca o princípio da eficiência.
	 
	Teorias críticas porque problematiza a realidade.
	
	Teoria crítica porque centraliza o saber gerencial.
	
	Teorias críticas porque se contenta com a denúncia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101236294)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A abordagem multicultural surgiu nos Estados Unidos com Peter McLaren e se estende a outros países. Apesar de reconhecer que em alguns países da América Latina tenham se desenvolvido experiências educativas orientadas de modo a atender adequadamente aos diferentes grupos sociais e culturais marginalizados. Uma das críticas feitas por Candau (2008) é que nas nossas escolas ainda predomina uma educação de caráter:
		
	
	socializante
	
	cognitivista
	
	intercultural
	 
	monocultural
	
	transcultural
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101257062)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Para Perrenoud (2000, p.15), "Em vários países, tende-se a orientar o currículo para construção de competências desde o ensino fundamental. A noção de competência designa "uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação". Reflita sobre a concepção de currículo por competência e responda o seguinte questionamento: O Currículo por competências acarreta uma desvalorização dos conteúdos do ensino ou estimula uma nova forma de abordar os conhecimentos"
Construa um texto trazendo um argumento que explique a sua concepção de currículo por competências.
		
	
Resposta: O curriculo por competencias estimula uma nova forma de abordar os conhecimentos pois este tipo de curriculo valoriza a criatividade, a inteligencia, valoriza os saberes intelectuais e estimula o educando tornando-o um ser critico, pensante.
	
Gabarito:
O aluno pode construir sua resposta a partir das seguintes argumentos:- O currículo ou construção de competências requer ideias, conceitos a serem aplicados e recursos cognitivos que deverão ser mobilizadas para solucionar um problema. - Os conteúdos e conhecimentos sempre se fazem presentes na definição de competências. - O currículo por competências valoriza operações mentais (pensamentos) para serem aplicados em diferentes situações. A metodologia de transmissão de conteúdos não se aplica. O desenvolvimento de competência exige outras formas de mediação didática.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101348665)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para ressignificar o papel da escola e do conhecimento escolar no mundo contemporâneo e no currículo escolar, os profissionais da educação precisam estar conscientes dos enraizamentos culturais, dos processos de negação e silenciamento diante de determinados traços individuais e culturais, nos cenários formativos. Algumas manifestações de preconceito, exclusão ocorrem na escola ou na sala de aula e ficam silenciadas no âmbito do currículo oculto e precisam ser desocultadas. Reflita sobre o trecho e descreva sucintamente um exemplo de exclusão ou preconceito que mostram o silenciamento da escola em relação à diversidade cultural.
		
	
Resposta: Existem varios casos, por exemplo a diversidade em relação as variações regionais, cada região do Brasil traz consigo peculiaridades, na fala, na alimentação, etc. Por exemplo: no vocabulario dos nordestinos existen palavras totalmente diferentes de qualquer região, se a criança fala de acordo com sua região e está em outra, ela pode ser criticada e taxada como burra por nao saber falar. A escola silencia constantemente em relação a diversidades culturais, que são muitas.
	
Gabarito: Resposta pode focalizar exemplos de formas de preconceito, exclusão social, evidencias de tendências etnocêntricas, etc. Ex. separar as turmas em função da classe socioeconômica, preconceitos de raça, gênero, necessidades especiais de atendimento etc.,

Outros materiais