Buscar

AV orientação educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101239583)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Orientação Educacional, no contexto escolar, não pode ser compreendida de forma isolada, tendo sua organização e desenvolvimento atrelado a diversos fenômenos e aspectos presentes no cotidiano escolar e, até mesmo, no contexto social. Um desses aspectos se refere à mudança política e cultural mundial, possibilitando novas posturas quanto o acesso a informação e transformações na sociedade e nas instituições. Este aspecto se denomina:
		
	
	Cultura.
	 
	Globalização.
	
	Etnocentrismo.
	
	Relativismo.
	
	Dialogismo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101239577)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O orientador educacional deve estar atento, para alguns pré-requisitos que asseguram a eficácia de uma boa reunião. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Periodicidade
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Planejamento
	
	Escolha de horários favoráveis
	
	Boa organização
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101258071)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A tarefa do professor é extremamente importante e complexa: deve estar preparado para exercê-la, ou melhor, considerando que a prática é dinâmica e aberta, e que o professor não se propõe a realizar uma atividade mecânica e repetitiva, deve estar constantemente se qualificando para exercê-la. Tal qualificação, portanto, não se dá necessariamente a priori: pode dar-se antes (reflexão para a ação), durante (reflexão na ação) e após a prática (reflexão sobre a ação e sobre a reflexão para e na ação). Mesmo quem saiu dos melhores centros universitários sabe que não domina tudo o que a atividade exige, tendo necessidade de aprimoramento contínuo. (VASCONCELLOS, 200, p. 122-123)
A partir da discussão trazida pelo autor sobre a formação continuada, argumente a importância do educador buscar a qualificação para o desenvolvimento de sua atividade atendendo as transformações da sociedade.
		
	
Resposta: Em todas as areas da nossa visa cada dia que passa somos bombardeados com informações novas, novas tecnologias, a sociedade se transforma a cada dia, principios, valores, estão se perdendo. Como em todas as areas temos que estar senpre acompanhando essas mudanças, na area da educação não é diferente, para conseguirmos conduzir cada educando, caminharnos lado a lado é necessario que foquemos a formação continuada para que possamos obter sucesso frente a esse bombardeio de informações e transformações pelas quais recebemos e passamos no nosso cotidiano. É atraves dessa formação que vamos adquirindo mais conhecimentos e estaremes preparados para acompanhar a sociedade.
	
Gabarito:
A sociedade na qual vivemos, passa por constantes transformações e inovações. Em todo momento saberes são construídos e reconstruídos, por isso o professor precisa buscar uma formação continuada, principalmente porque a escola, como espaço social, torna-se passível dessas mudanças, gerando expectativas no tocante a promoção de uma educação de qualidade que atenda as necessidades do educando mediante a percepção de seu papel na sociedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101346580)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1. Em que década se intensifica o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver?
		
	
	Década de 90
	
	Década de 70
	 
	Década de 80
	
	Década de 60
	
	Década de 50
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101347238)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Atualmente, buscamos uma escola de qualidade e diante de tantos entráveis na educação, evasão escolar, falta de recursos, fracasso escolar, a escola percebe que não pode mais ficar fechada ao mundo exterior e isolada de suas influências. É necessário estreitar a parceria entre escola/família/comunidade e para que isto aconteça é necessário que alguns questionamentos precisem ser repensados. Um deles seria o conceito de família. Afinal, o que é família hoje?
		
	
Resposta: Hoje em dia o conceito de família tem se afastado muito do seu conceito original. Lá no Ensino fundamental, aprendemos que família é o primeiro grupo social do qual fazemos parte, ou seja, é um grupo formado pelo pai, mãe e filhos. É o local onde recebemos a educação, somos instruidos e formamos nosso carater, nossa moral, é onde aprendemos valores e principios. Atualmente as famílias já não tem as mesmas composições e as crianças não são mais educadas em casa, elas são colocadas desde muito cedo nas creches e pré-escolas, devido as famólias estarem em constante busca pela realização profissional e financeira. No meu ponto de vista família é um local onde devemos aprender os principios básicos para uma boa convivencia em sociedade.
	
Gabarito: A estrutura da família mudou de paradigma cuja escola custa para abrir os olhos. A família não é mais da década passada onde comumente víamos a estrutura: pai, mãe e filhos. Hoje temos diversas estruturas de famílias: em processo de separação, famílias monoparentais, famílias reconstituídas, famílias construídas por casais homossexuais e muitos outros modelos que surgem todos os dias.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101239565)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Orientação Educacional em sua trajetória evolutiva teve determinados embasamentos teóricos e legais que fomentaram seu estilo e prática profissional. Marque a alternativa que corresponde à atuação deste profissional atualmente:
I - A orientação tem a finalidade de correção e de elevação das qualidades morais dos alunos e professores.
II- Aplicação de teste em alunos para verificar a sua aptidão no campo profissional.
III- A formação de profissionais de educação para orientação educacional será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.
		
	
	Somente a proposição II está correta.
	
	As proposições II e III estão corretas.
	 
	Somente a proposição III está correta.
	
	Todas alternativas estão corretas.
	
	As proposições I e III estão corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101257914)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1- Para uma boa escolha profissional, o aluno deve considerar:
		
	
	A profissão do seu ídolo.
	
	A observação da profissão mais lucrativa do momento
	
	O enfoque em uma única profissão.
	 
	O conhecimento de si próprio e do mercado de trabalho
	
	A opinião dos pais como único critério.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101239600)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de aprendizagem dá-se tanto de forma alienante como possibilidade libertadora. À educação, podemos atribuir quatro funções que interagem e se inter-relacionam. Uma delas defende a seguinte proposição: O indivíduo, à medida que se sujeita a educação, transforma-se em um ser social, identifica-se com o seu grupo, com as suas regras e seus códigos. Esta proposição refere-se à funçào:
		
	
	Função repressora
	 
	Função socializadora
	
	Função mantenedora
	
	Função transformadora
	
	Função aglutinadora
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101309138)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Orientador, supervisor, professor e diretor exercem suas especialidades num campo comum ¿ o educacional −contribuindo com seu trabalho para que a escola cumpra o seu papel −ensinar.
Nas suas tarefas têm ainda o seguinte instrumento comum:
		
	
	D) a informação profissional.
	
	B) a sala de aula.
	 
	C) o currículo.
	
	E) a corporação.
	
	A) a matrícula.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101247374)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante o atendimento feito a uma aluna do Ensino Fundamental, de 13 anos, em uma escola pública municipal, a orientadora educacional ficou sabendo que ela estava em processo de gestação, mas não havia ido ao médico, não havia feito os exames necessários e não tinha comunicado aospais o acontecido. Como deve proceder a orientadora educacional?
		
	 
	Ouvir a aluna, orientá-la sobre as dúvidas, oferecer ajuda e sugerir que fale com os pais;
	
	Pedir a presença do responsável pela gravidez para orientar sobre as decisões a tomar.
	
	Falar com o diretor da escola e pedir que fale com os pais e ajude a aluna a resolver o problema;
	
	Reunir a turma da aluna e, junto com ela, participar o fato e pedir a discrição de todos;
	
	Chamar os pais da aluna e comunicar o fato de forma impessoal e solicitar que a ajudem;

Outros materiais