Buscar

Moralidade segundo Jean Piaget

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Moralidade segundo Jean Piaget
Jean Piaget, a partir de observações minuciosas de seus próprios filhos e de várias outras crianças concluiu que estas, ao contrário do que se pensava na época, não pensam como os adultos: certas habilidades ainda não foram desenvolvidas.
Para ele, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.
Para que estas interações aconteçam, há a ocorrência de processos de organização interna e adaptação e essa ocorre na interação de processos denominados assimilação e acomodação.
Os esquemas de assimilação se modificam de acordo com os estágios de desenvolvimento do indivíduo e consistem na tentativa destes em solucionar situações a partir de suas estruturas cognitivas e conhecimentos anteriores. Ao entrar em contato com a novidade, retiram dele informações consideradas relevantes e, a partir daí, há uma modificação na estrutura mental antiga para dominar o novo objeto de conhecimento, gerando o que Piaget denomina acomodação.
Piaget, ainda, argumenta que o desenvolvimento da moral abrange três fases, denominadas:
- anomia (crianças até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Um bebê que chora até que seja alimentado é um exemplo dessa fase.
- heteronomia (crianças até 9, 10 anos de idade): O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronômico.
- autonomia: legitimação das regras. O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.
Tendo conhecimento que as crianças e adolescentes seguem fases mais ou menos parecidas quanto ao desenvolvimento moral, cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e diferentes faixas etárias. Cabe a ele, ainda, conduzir a criança na transição anomia - heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual.
http://www.brasilescola.com/biografia/piaget-desenvolvimento-moral-na-crianca.htm
"Nos estudos sobre o desenvolvimento da noção de justiça, PIAGET observa uma oposição entre dois tipos de respeito e, por conseguinte, entre duas morais: a de obrigação ou heterônoma e a de cooperação ou autônoma. (...) As demais pesquisas que complementam o estudo da noção de justiça permitem-lhe falar da existência de três períodos em seu desenvolvimento:
- subordinação à autoridade adulta (até sete-oito anos);
- igualitarismo progressivo (de oito-onze anos);
- justiça igualitária (de onze anos em diante)."
"O privilégio do jogo é uma forma de evitar generalizações precipitadas das implicações desta moralidade (do jogo) em formas mais amplas e significativas da moralidade, em geral. Contudo, PIAGET acaba por elaborar etapas do desenvolvimento moral baseadas nas suas inferências a partir do estudo do jogo.
PIAGET não se questiona de início se a regra do jogo tem a mesma natureza que a da norma moral imposta pelo adulto. Importa-lhe não o conteúdo da regra, mas a forma como a criança segue a regra, no que diz respeito aos aspectos da adesão e da compreensão nos diferentes estágios de seu desenvolvimento." 
"A importância de se divulgar o desenvolvimento da moralidade na teoria piagetiana para educadores reside na oportunidade ímpar de podermos observar a confluência de diferentes aspectos do desenvolvimento, presentes no desenvolvimento da moralidade. (...) A Psicologia pode dar algumas respostas; a teoria piagetiana pode contribuir para esclarecer uma série de questões e, particularmente nela, a compreensão do desenvolvimento da moralidade pode ser de imenso valor para reafirmarmos nosso compromisso com a Educação e redefinirmos nosso papel como educadores."
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=006
http://www.bigmundoinfantil.com/2011/05/o-desenvolvimento-moral-segundo-piaget.html

Outros materiais