Buscar

AV1_Gestão_Processo_2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0570_AV_ GESTÃO DE PROCESSOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	CLAUDIO DOMINGOS DA SILVA ZEFERINO
	
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201401526397)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A etapa de levantamento de elementos relativos aos processos consiste na identificação e na visualização das partes essenciais aos processos de trabalho. Esses elementos são encadeados sequencialmente, nesta ordem: FORNECEDOR, ENTRADA/INSUMO, PROCESSO, SAÍDA/PRODUTO, CLIENTE/USUÁRIO. Qual dos conceitos a seguir explica melhor o significado de CLIENTE/USUÁRIO:
	
	
	Informação, documento ou material necessário para que se desenvolva a etapa do processo, sem o(a) qual não é possível realizá-la.
	
	Conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
	 
	Pessoa, área ou instrumento de trabalho a quem se destinam resultados; aquele que receberá o que foi gerado pelo executor da etapa do processo.
	
	Informação, documento ou material produzido pelo executor da etapa do processo - aquilo que representa o resultado do trabalho.
	
	Pessoa, área ou instrumento de trabalho que envia, fornece ou disponibiliza o insumo necessário para a realização de determinada etapa do processo.
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201401338925)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque V para as alternativas Verdadeiras e F para as Falsas:
	
	 (V)
	O FAP é uma ferramenta que demonstra o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para a sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo;
	 (F)
	A Departamentalização é uma forma sistemática de agrupar processos em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério, visando a melhor adequação da estrutura organizacional sua dinâmica de ação.
	 (F)
	Na elaboração de um fluxograma é importante realizar um levantamento de dados. Este levantamento pode ser feito de acordo com as técnicas de pesquisa bibliográfica e institucional, entrevista com funcionários da empresa, observação direta. Os questionários não devem ser aplicados pois normalmente não traduzem a realidade;
	(V) 
	Uma das formas de organizar a empresa é através de manuais de gestão da qualidade. Estes manuais tratam de um conjunto de normas que trazem diversos benefícios para a empresa, dentre eles podemos destacar: melhorar a qualidade dos serviços, utilização adequada dos recursos da empresa, reduz desperdícios, padronizam os processos e aumentam a produtividade;
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201401518814)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Gestão por Processos diferencia as organizações desde sua estrutura até os projetos que geram seus resultados. Podem ser feitas também comparações entre as organizações de estrutura funcional e as organizações estruturadas por processos. Essas comparações podem ser realizadas com base nos seguintes atributos:
	
	 
	Medição dos resultados; indicadores funcionais de desempenho funcionais; tipos de processos envolvidos; desenvolvimento de equipes; redução de custos.
	 
	Foco principal da organização; relacionamento existe na estrutura; orientação e visão da empresa; processo de tomada de decisão; estilo gerencial; objetivos de custo.
	
	Prevenção de custos; orientação por processos; bases hierárquicas; estilo gerencial; qualidade das entregas.
	
	Estilo gerencial; padrões estabelecidos; indicadores funcionais de desempenho; foco principal da organização; orientação e visão da empresa.
	
	Processo de tomada de decisão; objetivos de custo; cadeia de comando; medição de resultados; estilo gerencial; indicadores funcionais de desempenho.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201401520097)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A identificação de como os processos podem ser organizados e fisicamente estruturados, através de uma hierarquia, contribui para sua melhor compreensão. Correlacione as colunas a seguir sobre a hierarquia do controle dos processos: A - Controles de fim de processo (interno) B - Controles de subprocesso C - Controle das fases críticas D - Controles das necessidades dos clientes (externo) ( ) Atitude que dirige as saídas de fases específicas. ( ) Atitude que contempla as necessidades do cliente e da empresa. ( ) Atitude que comanda as saídas dos subprocessos ou das funções. ( ) Atitude que se relaciona diretamente às necessidades do cliente.
	
	 
	ACBD
	 
	CABD
	
	BACD
	
	DABC
	
	BDAC
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201401518800)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na relação existente entre Processos e Projetos é correto afirmar que:
	
	
	Ambos produzem um resultado único e exclusivo que tem valor para um grupo especifico de pessoas.
	
	Ambos promovem agregação de valor de forma rotineira e constante para que a rotina seja cada vez melhor
	 
	Ambos devem possuir recursos para que as ações sejam realizadas, além de exigirem início e fim determinados.
	
	Os projetos não possuem sincronia com os processos da organização, pois a sua agregação de valor sempre quebra o status quo.
	 
	Os resultados colhidos pelos projetos devem redesenhar os processos para que os ganhos sejam direcionados aos clientes externos e internos da empresa.
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201401360498)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo autores que trabalham a modelagem de processos, o Modelo SIPOC consiste em descrever os elementos do processo da seguinte forma: Marque a opção adequada.
	
	 
	Fornecedores; entradas; saídas; indicadores de desempenho; clientes do processo
	
	Entrada; processamento; saída e feedback
	
	Entrada; processamento e saída
	
	Fornecedores; insumos; indicadores de desempenho
	
	Insumos de Entrada; processamento e saída
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201401344939)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analisando os principais fundamentos da gestão de processos é possível perceber que: O dinheiro representa poder, mas não pensa; as máquinas são mais produtivas, mas não inventam, não criam; neste caso, como resolver o problema da inovação no ambiente moderno:
	
	
	Através da hierarquização mais rígida na empresa, tornado a subordinação um centro de descobertas;
	
	Pela centralização das decisões nos especialistas como forma de formar novos especialistas;
	
	Das máquinas surgem as condições para o desenvolvimento da inovação, ou seja, sem máquinas e equipamento não se inova;
	 
	Do talento das pessoas surge as inovações, da inovação surge o grande diferencial competitivo sustentável do mercado contemporâneo;
	 
	Pela verticalização da tomada de decisão, como formar novos especialistas.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201401536648)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No planejamento do levantamento as empresas utilizam ferramentas de qualidade. Dentre elas, qual é a mais adequada para a análise das causas e efeitos dos problemas empresariais?
	
	
	Brainstorming.
	
	Lista de Verificação.
	 
	Diagrama de Ishikawa.
	 
	Fluxogramas.
	
	PDCA.
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201401360519)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Para os autores Visão por Processos e Visão Sistêmica tem conceitos que, eventualmente se confundem. Estabeleça diferenças entre essas duas formas de perceber os processos:
	
	
Resposta:
	
Gabarito: A visão Sistêmica nos permite estudar as influências mútuas exercidas entre os elementos do sistema e, a influência exercida sobre eles pelo ambiente. Permite compatibilizar os diversos aspectos e as diferentes demandas do todo. A visão por Processos é a forma de olhar os sistemas envolvidos nos processos organizacionais. É uma forma estruturada (sistêmica) de visualização do trabalho. Logo a Visão Sistêmica corresponde à Visão por processos
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201401528567)
	Pontos: 0,0/ 1,5A melhoria dos processos podem ser alcançadas com a aplicação das ferramentas da qualidade. Entretanto, ainda existem empresas que negligenciam essas ferramentas e preferem usar seus próprios meio para gerenciar seus processos. É errado usar essas alternativas que são diferentes das ferramentas da qualidade? Por que?
	
	
Resposta: 
	
Gabarito: Os alunos devem dizer que essas práticas alternativas não são erradas, mas que a empresa perde a oportunidade de usar ferramentas, portanto conhecimento e métodos, já validados e com resultados reconhecidos.

Outros materiais