Buscar

AV GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0466_AV_» GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9006/AD
	Data: 04/06/2014 17:54:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201301558755)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"O clima organizacional é um fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura. O clima é mais perceptível do que suas fontes causais, comparando-se a um perfume" (Edela Lanzer P. de Souza). O que esta definição de Clima quer dizer quando estabelece uma comparação deste com um perfume?
		
	 
	A comparação refere-se a possibilidade de que seja percebido o efeitodo Clima, mesmo que não se conheçam os ingredientes que o compõe - embora às vezes seja possível identificar alguns deles.
	
	O funcionário, em geral, não valoriza o Clima Organizacional, por isso, não há como fazer qualquer tipo de comparação.
	
	Não há parâmetro de comparação que possa referendar a importância do Clima para o funcionário.
	
	Os ingredientes que compõem o Clima Organizacional são concretos e de fácil identificação por todos os envolvidos.
	 
	A comparação refere-se a importância do Clima para funcionário no mundo corporativo como o perfume é para o mundo dos cosméticos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301558739)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um dos itens que apresenta relação de dependência mais forte com a satisfação global dos funcionários refere-se ao se sentir reconhecido e valorizado pela chefia. Significa dizer: quanto mais reconhecido e valorizado o funcionário se sinta, mais ele tenderá a estar satisfeito com um amplo conjunto de variáveis do clima organizacional. Dessa forma, podemos concluir - com bastante aproximação - que a fim de garantir que o funcionário se sinta reconhecido e valorizado, sua chefia (ou sua liderança) deve:
		
	 
	Conceder oportunidade de opinião, proporcionando liberdade para que o funcionário expresse o que pensa.
	 
	Buscar a participação de toda a equipe e todas as demais respostas.
	
	Aceitar críticas e sugestões, procurando atuar com transparência.
	
	Dar retorno quando lhe é solicitado auxílio, e, avaliar o resultado do trabalho executado pelo subordinado.
	
	Avaliar o resultado do trabalho executado pelo subordinado, sem o devido espaço para manifestação deste.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301558798)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para garantir que haja contínuo equilíbrio entre empresa e pessoas, é necessário um conjunto de políticas e práticas organizacionais que sirvam de base na sustentação do equilíbrio e dos processos (bases estruturais), conforme o modelo adaptado por Dutra (2002). Neste as pessoas e a empresa localizam-se nos pratos de uma balança e, em suas bases encontram-se as estruturais que se relacionam mutuamente com o processo de gestão. E, estes elementos precisam ser avaliados, porque estabelecem uma relação entre o Clima Organizacional e a qualidade dos produtos e serviços. Por que podemos dizer, segundo o que estudamos, que o PNQ ¿ Prêmio Nacional da Qualidade é um indicador importante para justificar esta relação comentada anteriormente? (Assinale a alternativa mais adequada).
		
	
	Por que trata-se de uma premiação nacional, a exemplo do que ocorre em diversos países, que é concedida às empresas que se destacam pela excelência de sua gestão.
	 
	O critério 6 refere-se à gestão dos recursos humanos (pessoas). Ele examina como são proporcionadas as condições para o desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho, em consonância com as estratégias organizacionais. Também examina os esforços para criar e manter um ambiente de trabalho e um clima organizacional que conduzam à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento das pessoas.
	 
	As empresas que se candidatam ao prêmio são avaliadas sob 8 Critérios de Excelência: Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimentos; Pessoas e Resultados.
	
	Porque dentre todos os critérios avaliados para a premiação, um deles - Pessoas - se subdivide em 3 itens: Sistemas de Trabalho; Capacitação e Desenvolvimento e Qualidade de Vida. Nesse último item é que os examinadores avaliam se a empresa possui um sistema de gestão do clima organizacional. Esse item de avaliação demonstra a importância do clima para a excelência do desempenho e, por conseguinte para a qualidade de produtos e serviços.
	
	As empresas que se candidatam ao prêmio são avaliadas sob 8 Critérios de Excelência: Liderança; Estratégias e Táticas; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimentos; Pessoas e Custos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301756150)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Planejar e implementar um projeto de pesquisa de clima em uma organização requer cuidados e preparo muito especiais. Partindo dessa premissa e considerando os estudos realizados sobre o tema, analise as afirmativas abaixo: I) Ao buscar o apoio da direção da empresa para a pesquisa de clima, o que se pretende é sua aprovação para a realização da pesquisa. II) Como exemplo de decisões que fazem parte do planejamento da pesquisa de clima podemos citar: a técnica de pesquisa a ser utilizada, o público a ser pesquisado e quem irá conduzir a pesquisa. III) Uma das vantagens de que a pesquisa de clima seja realizada por uma consultoria externa é seu conhecimento especializado. IV) No planejamento da pesquisa de clima, o maior cuidado quanto à coleta é garantir que ela seja bem divulgada. Analisadas as afirmativas, assinale a opção correta:
		
	
	I e IV são falsas.
	
	III e IV são falsas.
	
	I e II são verdadeiras.
	 
	I e III são verdadeiras.
	
	I e III são verdadeiras
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301559211)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das definições a seguir descritas, qual aquela que melhor explica o que é uma ¿Tabulação Geral¿, segundo o que estudamos em nossa disciplina?
		
	
	Tabulação Geral é a representação da média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a uma determinada Variável
	
	Tabulação Geral não é a representação da média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a determinadas Variáveis.
	 
	Tabulação Geral é a representação da média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as Variáveis pesquisadas.
	 
	Tabulação Geral é a representação da média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a determinadas Variáveis
	
	Tabulação Geral é a representação das estatísticas de insatisfação de todas as Variáveis pesquisadas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301562881)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A pesquisa de clima organizacional é um instrumento com o objetivo de conhecer o "pensamento" e a percepção que os colaboradores possuem sobre a empresa. Nesta pesquisa são abordados vários temas com esse objetivo. Quais as variáveis mais comumente pesquisadas na pesquisa de clima organizacional?
		
	 
	O trabalho em equipe, reconhecimento, imagem da empresa,a segurança no trabalho;
	
	O tipo de trabalho realizado, a satisfação salárial, os benefícios e programa da CIPA;
	
	O tipo de comunicação, o relacionamento interpessoal, plano de carreira e contato com o sindicato;
	
	Os clientes ,a participação, os objetivos organizacionais,e o processo decisório;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301558837)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É preciso lembrar que só conseguimos melhorar alguma coisa quando avaliamos e acompanhamos o desempenho da mesma ao longo do tempo. Dentro do processo para a qualidade, por exemplo, uma das recomendações é a de se trabalhar com fatos e dados. Com isso, se torna lógico que precisamos definir um conjunto de indicadores que sejam válidos para medir a situação de determinado processo. Compreendido isto, assinale nas alternativas a seguir, aquela que identifica a estratégiautilizada pelas empresas e que, de fato, representa a premissa do enunciado desta questão.
		
	
	Reuniões da Equipe de Relações Trabalhistas.
	
	Café da Manhã com o Presidente.
	
	Reuniões Trimestrais apenas entre a Direção da Empresa.
	
	Atendimentos do Serviço Social.
	 
	Pesquisa de Clima.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301559523)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	João Sérgio é o responsável pela empresa GBH Análises Clínicas e delegou para a Administração de Recursos Humanos deve avaliação do clima na empresa. Por que a Administração de Recursos Humanos deve fazer tal análise?
		
	
	
Gabarito: Padrões de Respostas: As empresas devem ouvir seus funcionários por meio da área de RH, pois faz parte integrante de sua missão proporcionar-lhes um excelente clima organizacional. O compromisso de tornar a mão-de-obra satisfeita ou ¿motivada¿ está contido tanto na literatura técnica faz parte do dia a dia da Administração de Recursos Humanos. A Administração de Recursos Humanos tem como tarefa primordial diagnosticar, periodicamente, o clima organizacional, com o objetivo de saber se está cumprindo sua missão e manter sempre um bom clima organizacional.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301559334)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	"Clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento". Além da satisfação dos funcionários, há a percepção destes sobre o clima organizacional. Explique no que consiste tal aspecto. LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2003.
		
	
	Gabarito: O aluno deverá responder: Trata-se da percepção dos colaboradores sobre aspectos que podem influenciá-lo positiva ou negativamente. Se os funcionários percebem o clima da empresa como positivo, o clima tende a ser bom. Por outro lado, se os funcionários percebem mal a empresa o clima tende a ser ruim.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301559260)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa empresa podemos ter pessoas infelizes, desmotivadas por razões profissionais ou porque elas possuem uma situação familiar ou social adversa. Se a empresa possui uma grande quantidade de funcionários infelizes por razões que tem origem fora do ambiente de trabalho, esse aspecto pode, conseqüentemente:
		
	
	não vai refletir na o bem-estar desses colaboradores nem a busca por melhorias.
	
	não vai refletir na produtividade e no bem-estar desses colaboradores.
	
	prejudicar a produtividade porém não prejudica o bem-estar.
	
	prejudicar o bem-estar porém não prejudica a produtividade.
	 
	vai refletir na produtividade e no bem-estar desses colaboradores.

Outros materiais