Buscar

ÉTICA NA PESQUISA FINALIZADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ética na Pesquisa 
Professor(a): Luciana Dulci
Alunos :Alice Lessa
Bruna Gomes
Jordana Lorielly
Luana Gregório 
Mariana Andrade 
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Dezembro 2017
Introdução: 
Definição de Ética: A ética pode ser definida como a “ciência do ethos” e está relacionada ao comportamento humano. A palavra grega ethos na pluralidade de seus conceitos pode também significar o ‘conjunto de hábitos ou costumes fundamentais' de determinadas sociedades. Segundo Scharamm¹ a palavra ethos deu origem aos termos latinos mos , moris, que traduzido é moral.
Contexto Histórico: 
Aristóteles: Primeiro autor a desenvolver o pensamento sobre a ética. Conhecimento teórico x conhecimento prático.
Kant :Trata-se da razão aplicada à prática humana. Kant achava que a igualdade entre os homens era fundamental para o desenvolvimento de uma ética universal.
Ética na Pesquisa: 
As questões éticas que estão ligadas a pesquisa podem ser vistas sob dois ângulos 
Impactos do uso de conhecimento científico na vida humana.
A forma ou meios de obtenção do conhecimento no ambiente da pesquisa científica. 
Código de Nuremberg:
Primeiro documento ético internacional contendo preceitos disciplinadores às atividades científicas que requer de seus operadores: o consentimento livre do sujeito na pesquisa, redução de riscos e incômodos, possibilidade de revogação de autorização pelo sujeito, proporcionalidade entre riscos e benefícios, obrigatoriedade de pesquisa prévia em animais etc.
Declaração de Helsinki:
Apesar da criação do Código de Nuremberg ,continuaram ainda a realização de pesquisas com seres humanos que feriam os princípios éticos fundamentais .
Em 1964, na Finlândia ,a assembleia médica mundial criou a declaração de Helsinki.
Defende em 1 lugar a afirmação de que o bem estar do ser humano deve ter prioridade sobre os interesses da ciência e da sociedade. 
Valores éticos:
Em geral os valores éticos que os mais diferentes códigos de ética abordam, e apontam como necessários para que uma pesquisa cientifica, seja ética, são os seguintes: 
Honestidade , objetividade, integridade, cuidado, abertura, respeito pela propriedade intelectual, confidencialidade , publicação responsável ,educador exemplar , respeito pelos colegas , responsabilidade social , não discriminação, competência, legalidade ,cuidado com os animais ,proteção de seres humanos.
Órgãos responsáveis: 
•	Órgãos responsáveis: Comissão Nacional de Ética em pesquisa-CONEP
	É uma comissão do Conselho Nacional de Saúde criada com a função de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos 
•	O Comitê de Ética em Pesquisa-CEP
	É responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos
•	A partir da década de 1990, organizações e comitês de ética na pesquisa, resumiram em três palavras os pecados captais da conduta irresponsável no meio científico: a mentira, a falsificação e o plágio
Avaliação ética:
É analisado os seguintes critérios :
Qualificação da equipe de pesquisadores e do projeto 
Risco-beneficio 
Consentimento livre e esclarecido 
Avaliação do Comitê de Ética
Integridade do cientista:
A ética profissional do cientista inclui um conjunto de deveres derivados de valores éticos especificamente científicos, isto é, valores que se impõem ao cientista em virtude de seu compromisso com a própria finalidade de sua profissão: a construção coletiva da ciência como um patrimônio coletivo. 
Conclusão:
As ocorrências de condutas irresponsáveis no mundo cientifico , não é uma falha da ciência em si , e sim ,uma deficiência de natureza psicológica do ser humano , que afeta sua condição moral e ética .
Referência Bibliográfica :
L. M. VallsO- Álvaro- O Que é Ética Ano: 1994.Disponível em:<https://politicaonlineblog.files.wordpress.com/2016/05/o-que-e-etica-c3a1lvaro-l-m-valls-primeiros-passos.pdf>. Acesso em 06 de Dez.2017
Coêlho dos Santos-Joelma- Filosofia, Ética e Sociedade-Ano 2013.Disponível em :< http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/filosofia-etica-e-sociedade/>. Acesso em 06 de Dez.2017
M. Medeiros- Alexsandro- A Ética em Aristóteles-Ano 2015.Disponível em :< http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/a-etica-em-aristoteles/>.Acesso em 06 de Dez.2017
Ali Kanso- Mustafá- Ciência sem consciência? A importância da ética na pesquisa científica. Disponível em :< https://hypescience.com/ciencia-sem-consciencia-a-importancia-da-etica-na-pesquisa-cientifica/.Acesso em : 17 de Nov.2017
Lino - Maria Helena- Introdução a Ética em Pesquisa. Disponível em:< http://www.ghente.org/etica/#>.Acesso em: 17 de Nov.2017.
Referências :
Lopes dos Santos- Luiz Henrique- Sobre a integridade ética da pesquisa - Ano 2011. Disponível em: < ttp://www.fapesp.br/6566>. Acesso em 17 de Nov.2017.
Russo-Marisa-Ética e integridade na ciência: da responsabilidade do cientista à responsabilidade coletiva1 - Ano 2014. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142014000100016>.Acesso em: 17 de Nov.2017.
Código de Nuremberg-UFRGS. Disponível em :< https://www.ufrgs.br/bioetica/nuremcod.htm.Acesso em :04 de Dez.2017.
Declaração de Helsinque-UFPR. Disponível em : http://www.cometica.ufpr.br/Helsinque.htm>.Acesso em 05 de Dez.2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais