Buscar

Pediculose trabalho

Prévia do material em texto

Pediculose
Causas
O causador da pediculose é o Pediculus humanus capitis, conhecido como piolho que acomete a cabeça.
Ciclo de vida
O piolho possui ciclo de vida autoxênico (todas as formas de vida do inseto são encontradas em apenas um hospedeiro). Seu ciclo de vida se inicia com a ovipostura (conjunto de ovos que a fêmea coloca de uma só vez) no couro cabeludo. Normalmente o piolho passa por três etapas de desenvolvimento natural. A primeira etapa consiste na encubação que perdura cerca de 6-7 dias para esta etapa ser finalizada. Durante este período os piolhos são chamados de lêndeas. A segunda etapa se dá após a eclosão dos ovos, quando surgem as ninfas, que são piolhos que saíram recentemente dos ovos. Até as ninfas se tornarem piolhos adultos podem se passar entre 9-10 dias. A terceira etapa já são encontrados piolhos adultos e, para atingirem sua maturidade sexual são necessárias apenas 4 horas e os piolhos podem fertilizar uma quantidade considerável de fêmeas. A fase adulta do piolho dura cerca de 15 dias.
Considerando todas as três etapas temos que a vida de um piolho pode durar cerca de 35 dias.
Contágio
A transmissão da pediculose se dá por meio de contato direto e é bem comum de ser transmitido em situações de aglomeração infantil em lugares como a própria escola. Também pode ser transmitido através com compartilhamento de pentes e chapéus.
Sintomas
O efeito direto do ataque dos piolhos se dá pelo prurido (coceira) que ocorre devido a reação do corpo à alimentação do piolho. E para que o piolho possa se alimentar do sangue, ele utiliza duas substâncias presentes em sua saliva. A primeira é um anestésico que evita que a pessoa sinta dor no couro cabeludo no momento da penetração do aparelho bucal do piolho. A segunda substância possui função anticoagulante que evita que o sangue sugado do couro cabeludo coagule no intestino do piolho. A soma da utilização dessas duas substâncias resulta na reação de coceira. Existem alterações causadas pela resposta imunológica devido a infecção pelo parasito, tais alterações podem ser percebidas pelo aumento da IgG. IgM, IgE.
Os sinais e sintomas clínicos em função das alterações causadas pela resposta imunológica e/ou pelo parasito se dá através de coceira, pequenas saliências vermelhas no couro cabeludo podendo ser encontrados também no pescoço e ombros e também pode ser notada anemia.
Tratamento e prevenção
O diagnóstico e tratamento dessa doença se dão pelo uso de xampus específicos como é o exemplo do xampu Scabin. Mas se mesmo com o uso de produtos específicos, ainda houver persistência do piolho se torna necessária a consulta com um médico que irá procurar a presença de piolho no cabelo e couro cabeludo com o auxílio de uma lente de aumento e se necessário, prescreverá remédios de uso oral como o Clordox.
O controle e a profilaxia da doença se dão através do uso correto do pente fino e da lavagem regular dos cabelos. O odontólogo pode trabalhar em camapnhas de conscientização do tratamento da pediculose alertando seus pacientes dos problemas causados pelos piolhos. Deve-se aconselhar em consultório a utilização de pentes finos, cuidado ao compartilhar bonés e pentes.
O papel do Odontólogo:
O papel do odontólogo nestes casos se dá pela percepção pela proximidade com o paciente e orientação a seus pacientes e pais acerca do tratamento correto. Vale ressaltar que o diagnóstico da pediculose se torna importante até para o própria saúde do profissional da odontologia, pois, muitas vezes este não utiliza corretamente o EPI corretamente e se torna suscetível ao contágio do piolho.
Deve-se orientar os pais a checarem com freqüência a cabeça de crianças a fim de se evitar ou diminuir o risco de contágio escolar. E, orientar em caso de contágio, o tratamento correto e a suspensão escolar da criança enquanto estiver em tratamento.

Outros materiais