Buscar

Escabiose trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escabiose
Causas
A escabiose é causada por um ácaro visível apenas através de microscópio, e este ectoparasito ele recebe o nome de Sarcoptes Scobei. Este ectoparasito se alimenta da queratina que compõe a camada mais superficial da pele. Depois do acasalamento, a fêmea deposita seus ovos e em média seis, que eclodem cerca de duas semanas depois. A partir daí, as lesões podem se espalhar para outras partes do corpo a partir do contato.
A escabiose, também conhecida como sarna é uma doença de pele causada por um ectoparasito. Esta doença é bastante contagiosa e é caracterizada principalmente pelo prurido intenso. É de fácil tratamento, porém, os sintomas podem demorar a desaparecer completamente.
Ciclo de vida
O Sarcoptes Scobei possui um ciclo de vida autoxênico, ou seja, seu ciclo todo ocorre em apenas um hospedeiro. A fêmea bota seus ovos que eclodem após 3 dias. O Sarcoptes Scobei desenvolve-se entre 15 e 17 dias após a infecção. Quando adultos, estes ectoparasitos perfuram túneis na epiderme, principalmente na região dos cotovelos, mãos, axilas e nuca. A deposição de ovos é feita nesses locais pela fêmea após a cópula. Os sintomas ocorrem devido a perfuração da epiderme, dos produtos resultantes do metabolismo do ectoparasito e da presença de ovos, levando à reação inflamatória, escoriações, vesículas, urticária e prurido intenso.
Contágio
A escabiose é uma infecção transmitida através de contato próximo. Os casos mais habituais são entre familiares que vivem na mesma casa, asilos, exército, creches e presídios, que são locais onde frequentemente há surtos de sarna. O ácaro consegue sobreviver no ambiente por até 48 horas, o que torna possível a transmissão através de roupas, sapatos e lençóis.
Sintomas
Tem como principal sintoma o prurido com agravamento noturno devido o hospedeiro estar coberto e consequentemente mais aquecido, o que facilita a movimentação do ectoparasito na superfície cutânea. Pápulas, nódulos e vesículas que resultam da ação perfurante do parasito e da reação cutânea chamada de dermatose em sujeitos adultos, localizada principalmente nas axilas, região umbilical, glúteos, face interna da coxa, punhos,espaço interdigital dos dedos das mãos e cotovelos. Já o desenvolvimento da escabiose em crianças é generalizado.
Diante dos primeiros sinais de escabiose, o paciente deve procurar ajuda médica. Com base em um sintoma de prurido noturno, o profissional da saúde já deve suspeitar da condição. Exames de corpo raspado auxiliam na determinação do diagnostico.
Após o diagnóstico, todas as pessoas que habitam o mesmo lar do portador da doença devem se submeter à avaliação médica por esta ser uma doença altamente contagiosa.
Tratamento e prevenção
Atualmente existe uma série de medicamentos antiparasitários e esteróides (como o Tiabiose e o Benzoato de Benzila) que podem ser utilizados no combate à escabiose. As opções de tratamento vão desde medicamentos tópicos a orais, a quantidade a ser aplicada irá variar de acordo com o avanço da doença e a idade do paciente.
Para evitar a escabiose algumas medidas devem ser tomadas. Aconselha-se por exemplo, a troca diária de roupas de cama do paciente mesmo que o ácaro sobreviva durante algumas horas longe do corpo humano. Também é importante lavar muito bem as roupas do paciente de modo a evitar uma nova contaminação.

Outros materiais

Outros materiais