Buscar

Trabalho sobre pescados

Prévia do material em texto

Trabalho sobre pescados, aves e suínos
Nome: Josiane
Turma: tnd17
Professora: Isabel
Pescados 
Pescados é todo animal que vive normalmente em água doce ou salgado e que é utilizado para alimentação. O pescado fresco é aquele que não sofreu qualquer processo, de conservação exceto pelo resfriamento e que mantém, seus caracteres essenciais inalterados. Pescados classificam-se em.
Peixes
Animais aquáticos que possuem esqueletos cartilaginosos ou ósseos exemplos. Tubarão, cação, arraia, corvina, bacalhau, salmão, pescado e pargo.
Crustáceos
Possuem uma carapaça dura e um pigmento esverdeado chamado Asta xantina, que ao sofrer aquecimento fica vermelha exemplos. Camarão, lagosta e caranguejo.
Moluscos 
Apresentam conchas ou não os moluscos sem conchas, apresentam coluna vertebral cartilaginosos como a lula e o polvo, os com conchas são: caracóis, escargot, mexilhões, ostra e o sururu.
Cetáceos 
Mamíferos dos quais são aproveitados o óleo, a pele e os ossos exemplo. Baleia e golfinho.
Quelônios 
Apresentam carne com carapaça muito utilizada na indústria exemplo. Tartaruga.
Composição 
A carne do pescado é composta principalmente, de tecido muscular, tecido conectivo e gordura sua, composição química depende da espécie, idade, estado fisiológico, época e região de captura. Além da proteína o pescado, é fonte de óleos, rações e produtos para a indústria.
Valor nutricional
Em bora o brasil seja um pais com uma variedade, enorme de espécies de peixes marinhos (em torno de 1200) não temos o hábito de consumir peixes, com frequência. O brasileiro consome em média 8kg de peixe por ano por tanto, abaixo dos 12kg anuais recomendados pela OMS. Consumimos metade da média que gira em torno de 16kg por ano. Normalmente muito saboroso e de fácil digestão contém em média 18% de proteína de alto valor biológico são, ricos em iodo, cálcio, ferro, fosforo, cobre e vitaminas a d e do complexo b. pelo conteúdo proteico a sua composição assemelhasse a de outras, carnes. O teor de gordura varia entre, 4% para peixes magros como para pescadas, linguado, namorado e o bacalhau. A 15% para peixes gordo como o salmão, atum e arenque são ricos em ácidos graxos e ômega 3. Os ácidos graxos ômega 3, ácido alfa linolênico, o ácido eicosapentaenoico e o ácido decosahexanoico, são componentes de gorduras poli-insaturadas sem os quais nossos, organismo não funciona adequadamente. O ômega 3 está presente em peixes gordurosos de água-fria como a sardinha, atum e salmão os peixes, de água salgada são ricos em iodo e cálcio a baixa concentração de tecido conjuntivo melhora a digestabilidade.
Preparo
O processo de preparo tem inicio na seleção cuidadosa para a compra algumas, características devem ser observadas para garantir segurança e características sensoriais agradáveis. na cocção dos crustáceos e moluscos é ideal aplicar calor úmido em muita ou pouca água, controlando o tempo e a cocção para evitar que fique borrachudo já os peixes também podem ser submetidos ao calor seco, pois a carne é bastante tenra a garantia, da boa qualidade nutricional do peixe passa pela escolha correta, do produto (boa seleção e procedência) da preparação.
Olhar nos olhos: os olhos dos peixes não podem estar fundos, devem estar claros e brilhantes.
Bela armadura: as escamas devem estar firmes e brilhantes também 
Cheiro bom: o aroma deve ser agradável lembrando algas e maresias.
Vermelhinha: guelras avermelhadas sem presenças de muco.
Sarado: a carne deve estar firme. 
Bonitão: a aparência deve estar livre de sujeiras, perfurações ou manchas. 
Dentro do prazo: atentar-se para a validade e para a temperatura do armazenamento (deve estar por volta dos -18º graus)
Gelado- gelado: o peixe deve estar totalmente imerso no gelo, e não só mente sobre ele.
Filés: firmes e úmidos, sem bordas ressecadas e escuras.
Impactos 
As atividades da aquícultura tem sido considerada como as futuras fontes de proteína de alta qualidade, já que elas são capazes de gerar volumes consideráveis de renda tanto, países desenvolvidos. Apesar de expressivo crescimento do setor aquícola se tornar o grande responsável do consumo dos pescados, “per-capta” não tem apresentado na mesma proporção. Isso pode ser atribuído a fatores como a falta de consumo de pescados no consumidor brasileiro. Assim a busca de desenvolvimento das industrias de processamento de pescados pode levar a popularização e aumento de consumo desses produtos prontos. Além disso, o aproveitamento dos resíduos da industrialização para fazer farinha, selagens e óleos. Nesse sentido o objetivo desse trabalho é revisar os aspectos relacionados ao consumo e processamento do pescado no brasil.
Aves
Aves domesticas ou de caça utilizadas na alimentação, as carnes de frango e galinha são as mais consumidas, porém há outros tipos bastante conhecidos e apreciados, como: peru, pato, faisão, codorna, perdiz, chester, galinha d’angola, frango de leite ou galeto, frango caipira.
Peru 
Maior ave domestica para consumo existem, várias raças resultantes de cruzamento e experiência genética. As diferentes raças têm pesos e textura, sendo que o peso de uma ave pode variar de 3 a 15 kg tem carne. Tem carne nutritiva, porém mais gordurosas que a do frango, e por tanto de digestão mais difíceis, possui menos colesterol que a carne de frango.
Pato
Domesticado pelos chineses há 2 mil anos. O pato laqueado, por exemplo é considerado

Continue navegando