Buscar

Ciência Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: ESA0732_AV_201308318502 » FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201308318502 - JOSE SIDINEY DE SOUZA SILVA
	Professor:
	FRANCISCO GILSON RODRIGUES OLIVEIRA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 30/05/2014 16:05:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201308588917)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	(...) Como já argumentava Michel Foucault, em As Palavras e as Coisas, as ciências do homem só podem apreender seu objeto pelo discurso e, portanto, pela interpretação simbólica. Sendo o homem um ser de linguagem, seu estudo passa necessariamente pela decifração de suas formas de expressão. (COSTA, C.. 2005, p. 18) O texto acima destaca uma particularidade do ser humano, a linguagem simbólica, que possibilita a produção discursiva. Partindo dessa observação, responda: as ciências sociais podem produzir leis científicas como as ciências naturais? Por que?
		
	
Resposta: Não. Pois o comportamento humando é muito subjetivo e dinâmico, mesmo havendo tendencias de comportamentos específicos.
	
Gabarito: O aluno deve destacar as diferenças entre as ciencias sociais e as ciencias naturais, explicando que as caracteristicas do objeto das ciencias sociais, sua complexidade e historicidade, impossibilitam a elaboraçao de leis como nas ciencias naturais, que trabalha com objetos que possuem uma regularidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308397571)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a "possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas" (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado à ideia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.
		
	
	"Ao senhor, mas não a normas positivas estabelecidas. E isto unicamente segundo a tradição."
	 
	"À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições."
	
	"Ao líder carismaticamente qualificado como tal, em virtude de confiança pessoal na sua capacidade de revelação, heroísmo ou exemplaridade."
	
	"Aos mais velhos, pois são eles os melhores conhecedores da tradição sagrada."
	
	"À pessoa do senhor nomeada pela tradição e vinculada a esta, em virtude de devoção aos hábitos costumeiros."
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308579260)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Duas novas tentativas de homicídio - uma contra um pai de santo e a outra contra um membro da religião afro - foram registradas pela Comunidade Tradicional de Terreiro da Cidade de Manaus, como mais dois casos de violência atribuída à intolerância religiosa e homofobia em Manaus. Com esses, sobe para sete o número de ataques a pais de santo e frequentadores de terreiros na cidade nos últimos quatro meses. (Publicado no Jornal A Crítica, de Manaus, em 18/02/2014). As atitudes de violência descritas no texto acima revelam uma clara repulsa e intolerância dos praticantes das agressões, com as práticas religiosas e culturais dos grupos que foram alvo dos ataques. A partir da abordagem antropológica da cultura, estas ações podem ser definidas como:
		
	
	relativistas.
	
	heréticas.
	
	egocêntricas.
	
	bárbaras.
	 
	etnocêntricas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308425390)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de socialização pode ser definido como:
		
	
	Um conjunto de laços afetivos construídos a partir da solidariedade orgânica
	
	Um conjunto de relações de trabalho que definem o formato da divisão da riqueza social produzido pelos homens.
	
	Um conjunto de ações que dão identidade aos grupos sociais no interior da sociedade capitalista
	
	Um conjunto de transformações que permitem aos homens sair do estado de selvageria para o estado de anomia.
	 
	Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308469472)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis. A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se aprofundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente. MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set 1993. (com adaptações) As Ciências Sociais dispõem de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, analise as afirmações que se seguem. I. Os métodos qualitativos e quantitativos não podem ser empregados em uma mesma pesquisa. II. Os métodos quantitativos são mais científicos que os qualitativos. III. Os métodos qualitativos são utilizados em estudos de caso ou contextos delimitados. IV. Métodos quantitativos e qualitativos não são mutuamente excludentes. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II e IV.
	 
	II e III.
	
	I e III.
	 
	III e IV.
	
	I e II.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308591917)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O positivismo foi uma diretriz filosófica criada por Comte em meados do século XIX. Assinale a únca característica abaixo que NÃO PERTENCE ao positivismo comtiano:
		
	 
	A aproximação com o tradicional foi especialmente forte em Comte, que apostava na possibilidade do conhecimento metafísico, considerado por ele uma forma de pesquisa fundamental e necessária;
	
	A classificação e hierarquização das ciências, da mais simples até a mais complexa;
	
	A Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento;
	 
	A defesa da reforma da sociedade, com mudanças intelectuais, morais e políticas destinadas principalmente a restabelecer a ordem na sociedade capitalista industrial;
	
	Defendia uma "sociocracia" dirigida por cientistas para a unificação, conformidade e progresso de toda a humanidade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308531312)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP (Barra), três dos rapazes - o estudante de administração Felippe de Macedo Nery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia Júlio Junqueira, de 21 - confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em 24/06/2007 em O Globo On Line). Identifique o fato social implícito no texto. Fundamente sua resposta segundo a concepção durkheimiana.
		
	
Resposta: O fato social ocorrido é a violência, que é considerada normal pelo fato de ser impossível uma sociedade sem violência.
	
Gabarito: O crime como fato social. Aconduta delituosa dos jovens apresenta as características do fato social preconizadas por Durkheim, a saber: exterioridade, coercitividade e generalidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308591210)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	FUNDAMENTADO EM DURKHEIM, O FATO SOCIAL É UMA REFERÊNCIA PARA TODOS OS INDIVÍDUOS DE UMA SOCIEDADE. DESTA FORMA, O FATO SOCIAL NÃO EXISTE NO TODO PORQUE EXISTE NAS PARTES, MAS EXISTE NAS PARTES PORQUE EXISTE NO TODO. SEGUNDO ESSA CARACTERÍSTICA DO FATO SOCIAL, ASSINALE A OPÇÃO QUE A EXEMPLIFICA:
		
	
	A SOCIEDADE É PRECONCEITUOSA PORQUE SEUS MEMBROS SÃO PRECONCEITUOSOS.
	
	A SOCIEDADE É MATERIALISTA PORQUE SEUS INDIVÍDUOS SÃO MATERIALISTAS.
	
	CADA PESSOA REPRESENTA E É REPRESENTADA POR SEUS INSTINTOS.
	
	A SOCIEDADE É VIOLENTA PORQUE SEUS INDIVÍDUOS SÃO VIOLENTOS.
	 
	OS INDIVÍDUOS PASSAM A DESEJAR UM BELO CARRO PORQUE A SOCIEDADE O DEFINE COMO SINAL DE STATUS.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308591507)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a afirmativa que apresenta uma sequência CORRETA de características gerais do "tipo ideal" da burocracia preconizada por Weber:
		
	
	Nítida separação entre as atividades burocráticas e as atividades pessoais dos empregados /recrutamento para o preenchimento de vagas por meio de relações de parentesco /empregados protegidos por estatutos e remunerados regularmente em dinheiro.
	
	Fixação e definição das atribuições dos empregados /administração baseada em tradições orais /recrutamento para o preenchimento de vagas por meio de provas e diplomas.
	
	Definição dos poderes, em termos de comando, de forma clara e delimitada / mando vertical e descendente/ administração baseada em tradições orais.
	 
	Administração baseada em documentos /definição dos poderes, em termos de comando, de forma clara e delimitada /nítida separação entre as atividades burocráticas e as atividades pessoais dos empregados.
	
	Recrutamento para o preenchimento de vagas por meio de relações de parentesco /nítida separação entre as atividades burocráticas e as atividades pessoais dos empregados / empregados protegidos por estatutos e remunerados regularmente em dinheiro.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308592318)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	PODEMOS DIZER SOBRE A GLOBALIZAÇÃO: I - É UMA INTENSIFICAÇÃO DE RELAÇÕES SOCIAIS MUNDIAIS QUE UNEM LOCALIDADES DISTANTES DE TAL MODO QUE OS ACONTECIMENTOS LOCAIS SÃO CONDICIONADOS POR EVENTOS QUE ACONTECEM A MUITAS MILHAS DE DISTÂNCIA E VICE-VERSA; II - ELA CONTRIBUIU PARA REDUZIR A DESIGUALDADE A NÍVEL MUNDIAL, DIMINUINDO A DISTÂNCIA ENTRE OS PAÍSES MAIS RICOS E AS NAÇÕES MAIS POBRES; III - É UM FENÔMENO ESSENCIALMENTE OCIDENTAL, UM PROCESSO DESIGUAL, COM A SUA PRÓPRIA "GEOMETRIA DO PODER"; IV - ELA É UMA FICÇÃO DA CABEÇA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS BILATERAIS QUE PERCEBERAM NAS ÚLTIMAS DÉCADAS UMA DIMINUIÇÃO SIGNIFICATIVA DAS INFLUÊNCIAS CULTURAIS DO OCIDENTE SOBRE O RESTO DO PLANETA. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
		
	 
	APENAS AS AFIRMAÇÕES III E IV ESTÃO CORRETAS;
	 
	APENAS AS AFIRMAÇÃO III ESTÁ CORRETA.
	 
	APENAS A AFIRMAÇÃO II ESTÁ CORRETA;
	 
	APENAS AS AFIRMAÇÕES I E III ESTÃO CORRETAS;
	 
	APENAS AS AFIRMAÇÕES I E II ESTÃO CORRETAS;

Outros materiais