Buscar

Lesões em Fisioterapia Desportiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Algumas Lesões mais em Fisioterapia Desportiva
Descrição e principais cuidados
*
*
Fascite plantar
Fascite plantar – é um processo inflamatório decorrente de microtraumas sobre a fáscia plantar gerando dor.
É comum ocorrer um esporão na região ínfero anterior do osso calcâneo. 
A dor pode ocorrer após atividade física, durante ela, limitar a performance desportiva e, por fim, chega a dificultar o caminhar mesmo nas atividades diárias. 
*
*
Fascite plantar
Calcâneo com esporão é uma consequência das tensões exercidas pela fáscia plantar sobre o periósteo do calcâneo ocasionando deposição de cálcio e um processo de osteófito no local. Causa dor e incapacidade esportiva. 
*
*
Entorse do tornozelo
O Entorse do tornozelo é uma das lesões mais comuns nos esportes coletivos e em corredores que treinam ou competem em terreno irregular. 
O entorse do tornozelo acomete geralmente a articulação do tornozelo, as articulações subtalares e a articulação tíbio-fibular em menor ou maior grau. Pode ocorrer em inversão ou eversão.
Quando o entorse se dá em inversão pode ter como consequência um esgarçamento leve dos ligamentos tibiofibulares (lesão Grau I), ou ruptura de algumas fibras destes ligamentos gerando instabilidade parcial (lesão Grau II) e ruptura total (lesão Grau III). 
*
*
Entorse do tornozelo
Lesão Grau II
Edema e Hematoma
*
*
Entorse do tornozelo em eversão
*
*
Graus do entorse
*
*
Condromalácia patelar
Condromalácia patelar – é caracterizada pelo desgaste e pela deformação da cartilagem articular da superfície posterior da patela em geral em sua face medial pelo maior contato com o côndilo do fêmur nos movimentos de extensão do joelho. 
*
*
Condromalácia patelar
A lesão tem quatro fases que vão se tornando, uma após a outra mais difíceis de serem tratadas, levando a incapacidades na performance esportiva.
*
*
LCA cirúrgico e Osteoartrite
*
*
Lesões meniscais
Lesões meniscais – são pequenas rupturas ou lacerações destas estruturas fibrocartilaginosas que conferem maior superfície de contato entre os côndilos do fêmur e o platô tibial na articulação do joelho. 
*
*
Lesões meniscais
Em geral são causadas por movimentos rotacionais laterais ou mediais do fêmur sobre a tíbia com o membro apoiado em cadeia fechada e o joelho em flexão ou extensão suportando uma sobrecarga resultante do movimento corporal.
*
*
Lesões meniscais
 Tipos de laceração no menisco lateral.
*
*
Osteíte púbica
Osteíte púbica – esta inflamação da sínfise púbica seu periósteo e estruturas adjacentes é causada por movimentos repetitivos e intensos que incidem sobre a região. 
*
*
Sínfise Pubiana (início de osteofitose)
*
*
Osteíte púbica
*
*
Lombociatalgia
Esta algia é muito comum e acomete parte significativa da humanidade em algum momento da vida. Na verdade são sinais e sintomas de problemas músculo-esqueléticos, reumáticos ou inflamações e compressões sobre raízes nervosas e até na medula espinhal.
*
*
Lombociatalgia
A dor se irradia sobre o trajeto do nervo ciático e pode ser causada nas raízes nervosas lombares e sacrais, na cauda equina ou no próprio trajeto do ciático sob o músculo piriforme encurtado e com excesso de volume e tonus muscular.
*
*
Cervicobraquialgia
*
*
Cervicobraquialgia
Na maioria dos casos, há possibilidades de se manter uma prática esportiva regular após cessarem os sintomas com o equilíbrio da musculatura estabilizadora e da dinâmica. 
*
*
Ombro – Síndrome do impacto
 A Síndrome do impacto consiste na dor e na perda de performance do atleta podendo chegar à dificuldades nos movimentos do dia a dia. Vai haver lesão microtraumática e pode haver processo degenerativo dos tendões sendo comum a ruptura parcial ou completa do Manguito Rotador, em especial do músculo supraespinhoso em função de sua localização sob o acrômio. 
*
*
Ombro – Síndrome do impacto
*
*
Epicondilites
*
*
Epicondilites
Epicondilite lateral e medial – estas lesões ocorrem por esforços repetitivos. A epicondilite lateral ou cotovelo do tenista é causada pela supinação brusca e extensão do punho e do cotovelo. A epicondilite medial pela pronação junto com a flexão do cotovelo e do punho. 
 
*
*
Síndrome do túnel do carpo
 Síndrome do túnel do carpo é uma síndrome que causa alterações sensitivas e até a perda da força do polegar pela compressão das estruturas (nervos e tendões) que atravessam o túnel do carpo. O espessamento destas estruturas por inflamações repetidas ou esforços prolongados e contínuos como no caso do trabalho em computador vão ser as causas mais comuns. 
*
*
Processos de reparação das lesões
*
*
Processo de reparação das lesões
*
*
Sinais cardeais de inflamação
*
*
Fase 1 - Combate à inflamação
*
*
Fase 1 - Combate à dor
*
*
Ganho de arco de movimento
Fase 2
*
*
Alongamento passivo
Fase 2
*
*
Ganho de arco de flexibilidade
Fase 3
*
*
Fase 3 - Estabilização (Isometria)
*
*
Respeito às etapas de cicratização
*
*
Artrocinemática e liberdade total no ADM
*
*
Fortalecimento muscular
Transição entre fases 3 e 4
*
*
Fortalecimento muscular
Transição entre fases 3 e 4
Força e propriocepção associadas
Condicionamento sem impacto
*
*
Estabilização e Propriocepção
*
*
Fortalecimento muscular
*
*
Propriocepção
*
*
Retorno ao Treinamento de forma protegida
*
*
Prevenção da coluna lombar - CORE
*
*
Busca de Performance
*
*
Volta plena ao treinamento e competição
*
*
Incorporação de uma rotina de reabilitação da lesão
*
*
Prevenção
*
*
Remodelação avançada 
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais