Buscar

Resumo das aulas 1 a 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comunicação e expressão da escrita
Aula 1 – signos linguísticos
 A soma língua + fala resulta na linguagem. Nasce, então, outro aspecto da doutrina saussuriana o signo linguístico. O signo é o resultado de significado mais significante. Signo = significado + significante Significado: conceito Significante: forma gráfica + som Todo termo que possui um sentido é considerado um signo linguístico. 
A denotação se refere ao uso real, dicionarizado das palavras  A conotação refere-se ao uso de figuras , do sentido figurado, conotativo das palavras.
Conotação - Significado que uma palavra ou expressão adquire em contato com outras expressões no texto (oral ou escrito) e que é diferente do seu sentido literal.
Ruído é a má interação entre os elementos da comunicação.
Aula 2 – coesão textual, referenciação e coerência textual.
A Coesão é a ligação, a união entre partes de um texto; coerência é o sentido lógico, o nexo.
 Para um texto ser coerente, deve: I. Respeitar a ideia de continuidade. II. Respeitar a sequência lógica dos fatos. III. Seguir uma ordem de enunciação. IV. Conectar os conceitos presentes no texto e estruturar o seu sentido.
A referenciação consiste nas formas de introdução de novos elementos ou referentes no texto. Estes elementos podem ser pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos; outros substantivos sinônimos, adjetivos.
O processo de referenciação é uma das formas de estabelecimento de coesão textual, pois está pautado no resgate anafórico (para trás) ou na projeção catafórica (para frente), bem como no processo interativo com o texto.
A coesão textual pode conseguir-se mediante quatro procedimentos gramaticais elementares: substituição, reiteração, conjunção e concordância.
Aula 3- produção e análise de textos
Os gêneros textuais fazem parte das intenções comunicativas do cotidiano e são passíveis de serem modificados, de acordo com as mudanças que ocorrem na sociedade.
Texto dissertativo - É o tipo de composição na qual se expõem ideias gerais, seguidas de argumentos que as comprovem.
Texto descritivo - É o tipo de redação na qual se apontam as características de um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem.
O texto é narrativo, pois se caracteriza como um relato organizado de acontecimentos reais ou possíveis. Em primeiro lugar, torna-se imperioso dar movimento aos fatos, manter aceso o interesse do leitor, expor os acontecimentos com rapidez, relatando-se apenas o que é significativo. A narração envolve personagens, fatos, época, lugar da ocorrência dos fatos, como se desenvolveram os acontecimentos e a causa destes.
Aula 4 – ata de reunião
São partes imprescindíveis de uma ata: cabeçalho, corpo e finalização.
 Sua finalidade é registrar as ocorrências de uma reunião de pessoas, que se encontram para um determinado fim.
Aula 5 – regras gramaticais básicas e vícios de linguagem
O pleonasmo é a repetição de termos ou de uma ideia para fins de clareza ou ênfase.
A ambiguidade acontece quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
Aula 6 – diário de campo, encaminhamento.
Registro, Relato, Avaliação, Análise e Atitude - São passos para elaborar o diário de campo.
O diário de campo é um documento utilizado pelo assistente social na sua ação profissional diária. Para obter dados confiáveis, algumas ações devem ser realizadas, em sequência. São elas: observar - descrever - registrar - elaborar o diário
O diário de campo, mais do que apenas guardar informações, pode conter reflexões diárias que, quando relidas ,teoricamente, são portadoras de avanços tanto no âmbito da intervenção quanto da teoria. Portanto, devem ser colocados (as) no diário anotações fundamentadas que propiciem um estudo apurado das ações observadas.
O relatório de encaminhamento é um instrumento da prática do assistente social; procedimento que visa a articular a necessidade do usuário com a oferta de serviços oferecidos. Sendo assim, é de conhecimento geral que os encaminhamentos devem ser sempre formais, seja para a rede socioassistencial seja para outras políticas. O encaminhamento externo e/ou interno tem como parâmetro o bom andamento da rotina institucional.
Aula 7 – relatório e laudo
Laudo – fundamenta-se em uma análise de peritos que expõem suas observações e estudos, com sugestões a serem seguidas, devendo ser conclusivo. A mensagem emitida nos laudos deve ser clara, precisa, coerente e identificadora da área de competência do serviço social. Pressupõe a utilização de linguagem padrão, da norma culta, pois se trata de texto elaborado por profissional graduado numa área do conhecimento. Seu saber estará implicitamente reconhecido, a partir do momento em que seu nome constará do documento.
Relatório social - apresenta a descrição e a análise dos fatos, dados e resultados de atividades diversas.
Após a interpretação e análise dos dados coletados pelo assistente social para estudar a situação-problema que se apresenta, o que deve ser levado em consideração em relação aos resultados obtidos é a separação daqueles que devem ser utilizados e os que devem ser reavaliados.
Dos relatórios não devem, apenas, constar resultados obtidos, mas a descoberta do que estes significam e como foram obtidos. Desse modo, temos duas situações interdependentes em relação aos dados coletados, interpretação e análise.
O Relatório de encaminhamento têm características semelhantes ao Diário de Campo, lembrando-se de que deve haver espaço para resposta do parecer em caso de retorno do paciente, após a consulta, ao local de origem.
Aula 8 – Livro de registro, parecer social
No diário de campo, o registro é elaborado por um processo descritivo que não pode prescindir da análise e da interpretação de dados disponíveis. Entretanto, antes da análise propriamente dita, o aluno ou profissional descreverá o que deve constar no documento como resultado de sua prática.
Livro de registro - É usado em locais de grande circulação de profissionais, no qual são anotadas atividades, questões pendentes, atendimentos realizados. Pode ser considerado como uma agenda feita a posteriori.
Encaminhamento - Este documento integra os procedimentos que visam a articular a necessidade do usuário com a oferta de serviços oferecidos. Sendo assim, devem ser sempre formais, seja para a rede socioassistencial, seja para outras políticas.
Tendo em vista o modelo de diário de campo, as informações como ¿Local, data, hora, participantes e duração¿ fazem parte do Processo descritivo.
Aula 9 – Redação científica
Resenha - tipo de resumo que é redigido por especialistas com a análise crítica de um documento.
Relatório Circunstanciado - Tipo de documento mais apropriado para ser utilizado em situações de emergência
Glossário - Visa a explicar ou definir palavras difíceis ou incomuns e expressões utilizadas no texto.
Aula 10 – formatação da bibliografia
As normas da ABNT ¿ Associação Brasileira de Normas Técnicas garantem aos autores de pesquisas, de obras literárias , ou de outros trabalhos, a autoria de suas obras, a proteção de direitos autorais, devido aos detalhes nelas contidos. Assim, uma das mais importantes garantias dadas pelas normas da ABNT,em relação à autoria de obras , refere-se à descoberta de erros caso existam obras com autores homônimos.
O uso das normas técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - faz com que a circulação de dados de diversas fontes seja facilitada; os direitos autorais sejam protegidos; a consulta a fontes seja dispensada.
Textos técnicos são textos escritos por especialistas da área. Somente textos técnicos devem seguir as Normas da ABNT.

Outros materiais