Buscar

Cicatrização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cicatrização 
Tecido lesado é substituído por tecido conjuntivo vascularizado. A área lesada aqui é grande e atinge o epitélio e o tecido conjuntivo (vasos, Mec, colágeno ..) por isso deve ocorrer uma neoformação. 
Mecanismo
Saneamento da região – restos celulares e sangue extravasado precisa ser reabsorvido, isso acontece por meio de um processo inflamatório, no qual células fagocitárias vão reabsorver esses restos. Essa inflamação é fundamental, mas deve ser passageira.
Em seguida, fibroblastos e células endoteliais começam a se proliferar formando o tecido conjuntivo cicatricial. Logo depois ocorre a fase de maturação e por ultimo a remodelação.
2 tipos de cicatrização – primeira x segunda intenção 
Primeira intenção – bordas próximas, rápida cicatrização. Ocorre a formação de um coagulo pequeno entre as bordas após ocorrer uma hemorragia no local. Depois, esse coagulo juntamente com células endoteliais, fibrina e o tecido conjuntivo vão liberar quimiocinas e fatores vasoativos atraindo neutrófilos e macrófagos e sendo instalada a reação infamatória. 
Essa fibrina se transforma em fibrinopeptideos que continua atraindo células para o local, alem de ocorrer a ação de plaquetas que estimulam a proliferação de células endoteliais e o aparecimento de moléculas de adesão chamando ainda mais células. 
Esses fagócitos vão fagocitar o coagulo e formar tecido conjuntivo cicatricial. Nessa fase ( proliferação ) os fibroblastos e as células endoteliais proliferam e é constituída uma matriz fluida, com colágeno tipo 3, proteoglicanos, acido hialuronico e fibras finas, favorecendo a migração. 
Ocorre nessa fase também uma formação neovascular na qual as células endoteliais proliferadas começam a produzir metaloproteases que destacam brotos dessas células. Os brotos seguem para o centro da matriz, começando a angiogenese. 
O tecido de granulação é formado sendo fluido, com colágeno 3, finas fibra, muitos vasos, edemaciado, frágil e frouxo. (fase da maturação )
Na ultima fase (remodelação), os fagócitos diminuem, a concentração de acido hialuronico cai, o colágeno 3 vira 1, as fibras ficam grossas, compactas, poucos capilares. Tecido de granulação se torna tecido conjuntivo denso e menos vascularizado. 
Os miofibroblastos entram em ação realizando contrações e aproximando as bordas. 
Segunda intenção – Demorada, ferida grande, bordas afastadas.
Forma-se grande coagulo, grande reação inflamatória e uma ação intensa dos miofibroblastos. As células da epiderme se proliferam nas margens gerando uma hiperplasia devido ao aumento dos fatores de crescimento.
Fatores que influenciam a cicatrização 
Locais: Diminuiçao de nutrientes, Ph e oxigênio e o aumento de catabólitos têm ação antiinflamatória.
Corpos estranhos e infecção: aumento da concentração de metaloproteases gerando desequilíbrio entre lise e síntese – Retarda a cicatrização. 
Diabetes: Lesões vasculares e glicosilaçao de proteínas ampliando a resposta inflamatória. 
Alteraçao na síntese de componentes da matriz – hipotireoidismo.
Desnutrição – falta de zinco e cálcio vão alterar síntese de colágeno.
Tabagismo – Vasoconstriçao. 
Quelóide 
Formação excessiva de tecido conjuntivo denso. 
As fibras são grossa, irregulares e distribuídas ao acaso.

Outros materiais