Buscar

Apol 05 NOTA 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

estão 1/5
A Social Accountability 8000 (SA 8000) é a primeira certificação internacional com alcance global que trata da questão da responsabilidade social. É mantida pela organização não governamental norte-americana Social Accountability International (SAI), uma instituição que se dedica ao desenvolvimento, à implementação e à supervisão de normas de responsabilidade social comprováveis e voluntárias. Tem como base a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, a “Convenção sobre os Direitos da Criança” da ONU e as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além desses documentos de referência, a SA 8000 também verifica se as legislações locais, no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores e das crianças, estão sendo cumpridas. Ela possui, basicamente, nove itens de verificação, dos quais um é descrito em sequência.   Não é permitido. Considera-se __________ aquele executado por pessoa menor do que 15 anos ou a idade mínima determinada pelas leis locais.  Assinale a alternativa que indica corretamente o item que completa corretamente a sentença acima.
	
	A
	Saúde e segurança.
	
	B
	Liberdade de associação e negociação coletiva.
	
	C
	Trabalho infantil.
	
	D
	Trabalho forçado.
estão 2/5
ENGENHARIA ECONÔMICA
São títulos de empresas que tem um valor monetário. Esses títulos são comprados por bancos ou diretamente pelo público e serão resgatados, ou seja, a empresa deve devolver o dinheiro acrescido de juros, em médio e longo prazo. A captação de recursos deve gerar um lançamento contábil em seu ativo (caixa) e outro em seu passivo (circulante e/ou exigível a longo prazo). Assinale a alternativa CORRETA sobre qual é o tipo de captação de recursos do público em geral citado acima:
	
	A
	Certificado de VPL.
	
	B
	Certificado de TIR.
	
	C
	Leasing.
	
	D
	Debêntures.
estão 3/5
Alguns conceitos de responsabilidade social são remetidos a escolas econômicas, outros a organizações internacionais e institutos regionais. Analise o comentário abaixo.   “A responsabilidade social seria toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida na sociedade, ou seja, o compromisso que a empresa tem para com um desenvolvimento econômico sustentável, trabalhando, entre outras ações, para o bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e comunidade local em geral.”   Assinale a alterativa que indica corretamente a origem da descrição supramencionada.
	
	A
	ESCOLA DA ECONOMIA CLÁSSICA.
	
	B
	ESCOLA SOCIOECONÔMICA.
	
	C
	INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
	
	D
	THE WORLD BUSINESS COUNCIL FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT.
uestão 4/5
ENGENHARIA ECONÔMICA
Com relação às fontes de investimentos estudadas, analise as proposições a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas e assinale a alternativa correta.   
(  v ) CDB tem liquidação razoável, pois pode ser negociado a qualquer momento. 
(  v ) Operações de swap envolvem riscos. 
( f  ) Caderneta de poupança é uma aplicação de elevadíssimo risco. 
( v  ) Moedas estrangeiras representam uma alternativa de proteção às possíveis alterações no cenário local, por exemplo, o envolvimento em guerras.
	
	A
	a)V – V – V – V
	
	B
	b)F – V – V – F
	
	C
	c)F – F – F – V
	
	D
	d)V – V – F – V
estão 5/5
Se até meados da década de 1970 uma empresa era considerada sustentável se fosse economicamente saudável, ou seja, tivesse um bom patrimônio e um lucro sempre crescente, hoje essa visão está sendo modificada. O modelo utilizado é o Triple Bottom Line, ou tripé da sustentabilidade, expressão apresentada pelo economista John Elkington. O Triple Bottom Line ficou conhecido como os 3Ps (people, planet, profit), pois se manifesta em três dimensões (gente ou capital humano, planeta ou capital natural e benefício econômico) que devem interagir para que se atinja um desenvolvimento sustentável. Os Ps mencionados acima são descritos aleatoriamente em sequência.    I.               Tem a ver com as pessoas que compõem uma sociedade e, consequentemente, suas organizações. No que diz respeito às práticas empresariais, está ligado ao conceito de responsabilidade social. Contempla aspectos como salários justos, respeito à legislação trabalhista vigente, desenvolvimento de ambientes de trabalhos saudáveis e, sobretudo, um envolvimento positivo com a sociedade em geral.   II.              É o resultado econômico positivo, sem o qual nenhuma organização sobrevive.   III.             Representa os objetivos ambientais a serem perseguidos. No caso das empresas, estas devem buscar formas de diminuir e compensar seus impactos ambientais negativos e buscar a eficiência no uso dos recursos naturais.  Assinale a alternativa que indica a ordem correta de apresentação e descrição dos 3Ps.
	
	A
	People, Planet, Profit.
	
	B
	Planet, Profit, People.
	
	C
	People, Profit, Planet.
	
	D
	Profit, Planet, People.

Outros materiais