Buscar

Criatividade - Material 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUANDO FALAMOS DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE É NATURAL QUE EM DETERMINADO MOMENTO A CONVERSA CHEGUE AO NOME LEV VIGOTSKY (1895 – 1934). 
Foi pioneiro na área da educação por defender a teoria de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Vigotsky introduz dois termos: “Nível de desenvolvimento REAL” e “Nível de desenvolvimento POTENCIAL”.
	Nível de desenvolvimento real
NDR
	Determinado pela capacidade que uma pessoa tem de resolver um problema sem a ajuda de ninguém.
O desenvolvimento real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma.
O nível de desenvolvimento real é dinâmico, aumenta conforme o indivíduo segue em seu processo de aprendizagem.
Mas, as pessoas não reproduzem passivamente o conhecimento que lhes é transmitido. Elas na verdade constroem o conhecimento. Mas de que forma essa construção acontece? Aprender é muito mais do que espelhar conhecimento (ou seja, muito mais que repetição) e sempre passa pelo seguinte fato: quem está aprendendo deve criar suas próprias representações. Entretanto, existem certos pré-requisitos para o aprendizado, isto é, o indivíduo não pode transpor um expediente de aprendizagem sem algum um conhecimento anterior cognitivamente relacionado, a fim de conectar e suportar a nova informação.
Para Vigotsky o conhecimento não é necessariamente construído, mas co-construído, pois o aprendizado sempre envolve mais de uma pessoa. 
	Nível de desenvolvimento potencial
NDP
	Designa a resolução de um problema sob a orientação de outra pessoa ou em colaboração com um companheiro. 
Relaciona-se às informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender, mas ainda não aprendeu pois não completou o processo de aprendizagem.
Tem a ver com os conhecimentos que estão fora do alcance atual, mas potencialmente atingíveis.
O desenvolvimento potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém se encontram em processo de sedimentação. O desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir.
�
ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP)
Definição:
Define a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
NDP – NDR = ZDP
ZDP Tem a ver com...
a diferença entre o que a pessoa consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente. A Zona de Desenvolvimento Proximal é, portanto, tudo o que a pessoa pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido.
Porque devemos considerar Vigotsky ao discutirmos as questões relacionadas a criatividade e inovação dentro da sociedade contemporânea?
É que Criatividade e Inovação promovem a transformação das sociedades via técnicas – as mais diversas.
Mas, como ser capaz de dominar essas técnicas para seguir junto com a sociedade? Lidar com tecnologias requer prévio aprendizado e retenção da informação. E, de que forma o aprendizado é absorvido, apreendido e processado por crianças (e também por adultos)? A teoria da ZDP proposta por Vigotsky nos ajuda a compreender melhor esse processo.
Dizer que a internet é um ambiente de aprendizado colaborativo é dizer que a internet é um ambiente que permite a construção da idéia coletiva (ou a co-construção). A troca de informações entre indivíduos nesse ambiente interfere na ZDP destes indivíduos. Lá ocorre interação e iteração, ou seja, ocorre colaboração entre pessoas, numa espiral evolutiva, pois a pessoa retoma do local onde parou.
CONCLUINDO:
Um país que compreende os processos para absorção da informação procura investir de forma estratégica e competente na educação.
Um país que investe na educação de forma estratégica e competente, investe na inovação e na criatividade. 
Um país que investe na educação, investe nos seus cidadãos, para que estes sigam juntos.
Um país que compreende o valor das conexões sociais para inovação e criatividade, investe em técnicas que permitam conectar cada vez mais as pessoas.

Outros materiais