Buscar

Comportamento Organizacional aula 1[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Comportamento Organizacional
Fundamentos do Comportamento Organizacional
Dimensões Individuais do Comportamento Organizacional
Quero propor, nessa primeira etapa de estudo, a contextualização das organizações contemporâneas. Como as empresas se apresentam atualmente? Como elas percebem os seus funcionários?
A sociedade vive um maior individualismo, dentro de redes sociais cada vez mais virtuais, nas quais o individuo desenvolve contatos múltiplos com um número cada vez maior de estranhos íntimos.
A excelência se desloca do " ser" para o "fazer", e são as organizações os espaços em que esses resultados devem ser atingidos.
O econômico assume o papel predominante e subordina todas as demais esferas da vida social.
O local de trabalho é também o lugar do hobby, do lúdico, do poético, da convivência harmoniosa entre escalões hierárquicos democraticamente embaralhados, cuja pretensa proximidade dilui as diferenças e os conflitos.
Em sua opinião, quais os elementos importantes para criar um bom clima organizacional?
O pesquisador francês Philippe Zarifian( Fleury In Davel, 1996) propõe uma distinção interessante para caracterizar os novos modelos organizacionais que estão surgindo atualmente: a organização qualificada e a organização qualificante. Segundo esse autor, as "organizações qualificadas" apresentam as seguintes dimensões:
a) o trabalho em equipe;
b) a autonomia delegada às equipes e sua responsabilização pelos objetivos de desempenho: qualidade, custos, rendimentos, etc;
c) diminuição dos níveis hierárquicos e o desenvolvimento das chefias para as atividades de gestões de recursos humanos;
d) a reaproximação das relações entre as funções da empresa (entre a manutenção e a fabricação, entre produção e o comercial).
A organização qualificante, coloca Zarifian, deve contemplar quatro outras características além daquelas já mencionadas:
1) devem ser centradas sobre a inteligência e domínio das situações de imprevisto que podem ser exploradas como momentos de aprendizagem pelo conjunto dos empregados;
2) a organização deve estar aberta para a explicação da estratégia empresarial, realizada pelos próprios empregados como, por exemplo, a definição do que consiste a estratégia de qualidade  em uma oficina;
3) deve favorecer o desenvolvimento da co-responsabilidade em torno de objetivos comuns, entre as áreas de produção e de serviços; estas co-responsabilidades criam laços de interação e comunicação entre as áreas e competências;
4) deve dar um conteúdo dinâmico à competência profissional, ou seja, permitir que os assalariados invistam em projetos de melhoria permanente, de tal modo que eles pensem o seu Know-How não como um estoque de conhecimento a serem preservados, mas como uma competênciacão, ao mesmo tempo pessoal e engajada em um projeto coletivo.
Quais as características importantes em um líder?
- Ele é um bom observador. Ele sabe analisar o que acontece ao seu redor para encontrar soluções eficazes para cada problema.
- Ele tem empatia, pois reconhece que cada pessoa tem seu limite, suas qualidades e defeitos. Ele usa isso para conhecer detalhadamente o perfil de sua equipe e saber como trabalhar com eles e mantê-los motivados.
-O líder está sempre em busca de conhecimento, pois sabe que quanto mais especializações, melhor ele saberá lidar com situações diversas e resolver problemas internos com mais facilidade. Além disso, ele divide esse conhecimento com seu time, compreendendo que quanto mais conhecimento a equipe tiver, mais forte e eficaz ela será.
- É um bom ouvinte e comunica-se bem. Ele entende que é importante ouvir a todos em sua empresa e sabe que deve haver muito respeito na hora de conversar com seus colegas.
- O líder tem que ser humilde. Ao reconhecer que também tem suas falhas e que não é melhor (no sentido pessoal) do que outras pessoas fazem com que ele tenha empatia e sensibilidade para tratar de problemas em sua equipe.
- Ele sabe distribuir tarefas para que, assim, ninguém fique sobrecarregado com nada. Além disso, ele participa a todo o momento das atividades com seus colegas, pois divide com eles não só os bônus de ter realizado um bom trabalho, como também todas as responsabilidades envolvidas.
- Um líder precisa ser confiante e ter iniciativa. Com essas qualidades, ele conseguirá ter sempre uma direção para qual levar seu time e se sentirá seguro para realizar mudanças e aceitar novos desafios.
1. Ser um líder atuante
Há muito tempo existe uma distinção entre gestor e líder. O que podemos esperar para os próximos anos é que o gestor assuma posições de um líder dentro da empresa. Um gestor não pode ser alguém colocado em uma posição de poder, simplesmente porque ele traz mais dinheiro ou é melhor em delegar, e sim que estimule sua equipe e traga resultados.
2. Assumir as responsabilidades
O gestor deve assumir de frente sua função e procurar resolver os obstáculos que sua equipe possa encontrar pela frente. Quando um gestor assume a liderançaele abre novos caminhos e permite que os membros de sua equipe alcancem o sucesso.
3. Entender sobre as tecnologias
Os gestores não precisam se tornar especialistas em cada nova tecnologia surge. No entanto, agora que a tecnologia tornou-se uma parte tão crucial de como vivemos e trabalhamos, nunca foi tão importante para os gestores compreender quais as tecnologias tem o potencial de beneficiar a organização.
4. Liderar pelo exemplo
O gestor deve ser a primeira pessoa a demonstrar um bom comportamento para apoiar novas metodologias ou abraçar um novo conceito. Nunca agir pelo impulso e servir sempre de exemplo para sua equipe.
5. Pedir ajuda se necessário
Um bom gestor deve também, reconhecer o momento de pedir ajuda, admitir quando estiver errado ou mesmo quando não sabe de algo. Reconhecer suas vulnerabilidades é o que leva à inovação e desenvolvimento profissional.
6. Acreditar na inteligência coletiva
O gestor deve entender e abraçar o fato de que ele pode não ter todas as respostas ou tomar as melhores decisões. É muito mais eficaz contar com a inteligência coletiva de uma equipe em vez de tomar decisões ruins.
7. Ser um tomador de decisões
Os gestores são muitas vezes creditados com a necessidade de “apagar incêndios”, porém o seu papel deveria ser exatamente o oposto. Os gestores devem ser tomadores de decisões e geradores de novas ideias que possam desafiar os negócios.
8. Saber reconhecer os méritos
Reconhecer o bom trabalho de um funcionário faz parte da tarefa do gestor. Essa é uma ferramenta de gestão que garante a satisfação do profissional deixando-o motivado a gerar maiores resultados.
9. Oferecer feedback
Se reunir com sua equipe periodicamente e oferecer feedback das atividades desempenhadas e do desenvolvimento do profissional dentro da empresa é uma ótima maneira de garantir que os trabalhos continuem alinhados no ritmo de produção.
10. Reconhecer os limites pessoais
Um gestor reconhece que os membros da equipe têm o seu próprio espaço. Isso significa respeitar os limites pessoais de cada um e não ser invasivo quanto a sua privacidade. Um líder deve trabalhar no sentido de suprir as expectativas dos seus colaboradores e respeitar os limites que existem entre chefia e subordinado.
 Juliane Yamaoka, gerente geral da Efix
Vocês sabem definir o que é comportamento organizacional?
Então, podemos concluir, até o momento, que o comportamento organizacional é um campo de pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos nas organizações. As três áreas do comportamento organizacional são: o comportamento a nível individual, o comportamento a nível grupal e o comportamento ao nível da organização
Know-How 
Know-how é um termo em inglês que significa literalmente "saber como". Know-how é o conjunto de conhecimentos práticos (fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) adquiridos por uma empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas.
Um exemplo de know-how: são os conhecimentos detidos por uma empresa no contexto de franchising (franquia). O franqueador (dono da franquia) detém determinados conhecimentos práticos (know-how) - relacionados com a venda dos produtos ou prestação de serviços ao cliente final - que serão transmitidos ao franqueado.
O Comportamento a nível do individuo
Administrando diversidades e diferenças individuais
Gerentes que não conseguem administrar com êxito a diversidade, inevitavelmente caem em armadilhas. Um delas é a tendência constante de supor que todas as pessoas são, basicamente, semelhantes.
Gerentes que não conseguem atentar para diferenças entre pessoas dentro desses grupos inevitavelmente prejudicam seus colaboradores, suas empresas e suas próprias carreiras.
Capitalizando as diferenças Individuais
Uma vez que não é possível que as diferenças individuais desapareçam, as empresas que desejam ter êxito devem tentar capitalizar as diferenças individuais de modo a aumentar sua competitividade sustentável sistematicamente.
as três dimensões da aptidão física
A aptidão física ou capacidade física é composta de três dimensões principais: 1) força muscular; 2) resistência cardiovascular;  e 3) qualidade do movimento. A força muscular entra em três variedades ligeiramente diferentes (tensão, energia e resistência), e o mesmo vale para a qualidade do movimento (flexibilidade, equilíbrio e coordenação).
As quatro dimensões da aptidão cognitiva
1) Compreensão verbal: a capacidade de compreender e utilizar efetivamente a linguagem escrita e falada;
2) Habilidade quantitativa: A capacidade de resolver todos os tipos de problemas com rapidez e precisão, inclusive adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como aplicar regras matemáticas;
3) Capacidade de raciocínio: a capacidade de pensar indutiva e dedutivamente, criando soluções para problemas novos;
4) Visualização espacial: a capacidade de detectar com precisão a disposição espacial dos objetos com relação ao próprio corpo.
A diversidade na personalidade
Enquanto as aptidões são coisas que um indivíduo pode fazer, personalidade é o que uma pessoa é. No momento em que as empresas estão competindo cada vez mais no terreno da qualidade do serviço, a personalidade de quem fornece o serviço jamais teve tamanha importância.
As cinco dimensões da personalidade
1) Extroversão (sociável, gregário (vive em bando) decidido, falante, expressivo);
2) Ajustamento emocional ( emocionalmente estável, não deprimido, tranquilo, satisfeito);
3) Afabilidade - Simpatia (cordial, confiante, de boa índole, tolerante, colaborador, complacente);
4) Senso de responsabilidade (digno de confiança, organizado, perseverante, íntegro, empreendedor);
5) Interesse (curioso, imaginativo, sensível, aberto, brincalhão).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes