Buscar

RESUMO FILME O BARÃO DE MAUÁ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NOME: ALLAN LOPES DOS REIS
MATRÍCULA: 2011200493
RESUMO: O BARÃO DE MAUÁ
O Filme Relata a história do grande empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Souza o Barão de Mauá.
De origem humilde o menino Irineu chega ao Rio de Janeiro com apenas nove anos de idade para trabalhar, pois tinha ficado órfão de pai, com a rejeição de seu futuro padrasto Irineu não pôde permanecer com sua mãe no Rio Grande do Sul.
Irineu o futuro Barão de Mauá começou trabalhando como caixeiro, mas pensando no futuro ele se empenhou nos estudos e juntava suas economias, graças ao seu perfil empreendedor e sua habilidade para a negociação se destacou e foi contratado por uma empresa inglesa, dedicado e ambicioso Irineu logo virou sócio dos ingleses.
Cheio de iniciativa e idéias para modernizar o Brasil o Barão de Mauá investe na indústria naval brasileira,que se tornou a maior do país ,ele também criou estradas de ferro, bancos e trouxe a iluminação pública para capital deixando sua marca no desenvolvimento da infra-estrutura do país.
A realização pessoal de Irineu não era apenas enriquecer, o objetivo dele sempre foi a concretização de suas idéias
O estilo arrojado e as iniciativas vanguardistas de Mauá desagradavam os Britânicos, que dominavam o mercado na época, e a elite brasileira que era escravista e preguiçosa.Invejado e perseguido pelos ingleses o governo e o imperador Irineu não resiste aos ataques e sabotagens e vai a falência.
Mas Mauá não perde a dignidade paga suas dívidas e como empreendedor persistente, que sabe reconhecer uma boa oportunidade e que não tinha medo de correr risco para buscar seus objetivos ele volta para o Rio Grande do Sul para reconstruir sua vida. É muito interessante ressaltar os seguintes aspectos que se aplicam na vida de todo empreendedor, podendo se dizer como lições que o filme me passou de acordo com o desenrolar dos fatos durante o filme:
1ª Devemos tomar cuidado com sociedades.( a aparente sociedade do que o barão estabeleceu com os ingleses se tornaria um de seus piores inimigos)
2ª Haverá tempos de crise. 
3ª Deve-se estar preparado para esse tempo de crise. ( Reservas de capitais, estrutura para tal momento)
4ª Saber buscar alternativas e soluções para os problemas. ( boas idéias, colocar em prática como no filme o barão fez em relação a moeda da época)
5ª Perseverar sempre. ( foi evidente a visão, ambição e perseverança na vida do barão e que deve ter todo empreendedor de sucesso.)

Outros materiais