Buscar

Caso Concreto Aula 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão discursiva:
Leia atentamente o caso concreto abaixo.
Um vídeo que mostra um rebelde a cortar, arrancar, e possivelmente a dar uma dentada, no coração de um soldado já morto, está a chocar a Síria e o mundo. Diferentes grupos de direitos humanos defendem que a guerra na Síria tomou contornos de puro ódio e vingança.
A sequência de imagens disponível no "youtube" mostra um homem a dilacerar a carne do cadáver de um soldado, removendo o coração e, embora não seja de forma clara, aparenta chegar mesmo a dar uma dentada.
O sírio vai mais longe e desafia o opositor diretamente, no vídeo que foi publicado no passado domingo: "Aos soldados de Bashar o cão, comeremos os vossos corações e os vossos fígados."
O presidente Bashar al-Assad garante que o crime de guerra não passará impune e que o responsável será devidamente julgado.
Entretanto, a Organização internacional de direitos humanos (Human Rights Watch - HRW) identificou o protagonista da gravação. Abu Sakkar, líder da brigada Independent Omar al-Farouq, que funciona sob a alçada do principal grupo de rebeldes sírios, comanda uma força de 20 mil combatentes.
A HRW remete também que o caso não é totalmente inédito. O líder rebelde protagoniza outros vídeos em que profana os mortos da força opositora.
Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3219004
Qual conceito da teoria durkheimiana se aplica ao texto acima? Justifique sua resposta.
No texto acima temos uma clara demonstração de um fato social patológico. Para Durkheim, fato social é tudo aquilo que acontece em uma sociedade. O fato social patológico é aquele fato que extrapola os limites aceitos pela consciência coletiva vigente em uma sociedade, é o comportamento tido como desviante. No texto, o fato do sírio ter matado o seu “inimigo” e ter, aparentemente, mordido o seu coração, mostrou para todos o quanto os sírios estão bárbaros e doentios. 
Questãode múltipla escolha: 
Leia atentamente o caso concreto abaixo: 
A estudante Geisy Vila Nova Arruda, 20, disse nesta sexta (30) que não desistirá do curso de turismo da faculdade Uniban, no campus de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ela está no primeiro ano. No dia 22, uma quinta, ela foi hostilizada pelos alunos da faculdade por estar usando uma minissaia. Ela admitiu que naquela dia estava com uma roupa inadequada para ir à escola, mas dali ela iria para uma festa. De qualquer forma, disse, nada justifica o que houve. (...) O tumulto começou quando Geisy, já em sala de aula, saiu com uma amiga para ir ao banheiro, chamando a atenção dos estudantes. Formou-se uma aglomeração diante da porta do banheiro, e a moça foi xingada por estudantes. Ela temeu ser agredida, se saísse. A direção da escola teve de chamar policiais militares para tirá-la da escola vestida com um jaleco de professor. Os policiais tiveram que fazer uso de gás de pimenta para abrir caminho, e a estudante teve de passar por estudantes que gritavam: "Puta, puta, puta!" "Eles estavam possuídos, fiquei com muito medo", disse. "Saí de lá escoltada por seis homens, o mais rápido que pude. Mulheres colocavam celulares na minha cara, corriam atrás de mim, para filmar meu rosto chorando. Os policiais tiveram que me levar até a minha casa." (...) 
Fonte: http://gostei.abril.com.br/frame/index/estudante-da-uniban-xingada-por-usar-mini-saia-diz-nao-ser-p 
Segundo Durkheim, as formas de solidariedade social mantêm a coesão entre os indivíduos de um dado grupo social. Relativo ao texto acima, a forma de solidariedade expressa nos fatos é: 
A)     A solidariedade orgânica à qual corresponde o direito cooperativo.
B)      A solidariedade orgânica à qual corresponde o direito repressivo.
C)      A solidariedade mecânica à qual corresponde o direito cooperativo.
D)     A solidariedade mecânica à qual corresponde o direito repressivo.
E)      A solidariedade inorgânica à qual corresponde o direito cooperativo.

Outros materiais