Buscar

TAREFA 1 - POS GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EMPRESARIAL - UNYLEYA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Auditoria Fiscal e Tributária
Aluno: Jacqueline Pereira
Pontuação: 10 de 40.
SEMANA2
TAREFA 1: Dissertação (10 pontos)
Realize uma pesquisa em seu Material Didático, em Livros, Artigos e na Internet e prepare uma dissertação sobre o tema: "Tipos de Auditoria e Instrumentos de Auditoria". 
Tipos de Auditoria:
Auditoria das Demonstrações Contábeis
Auditoria de Conformidade (Compliance)
Auditoria Operacional (Gestão)
Auditoria das Demonstrações Contábeis - Como se pode inferir pelo próprio nome, envolve a obtenção e a avaliação de evidencias para emissão de uma opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis de uma entidade.
Esse tipo de auditoria é fundamental para o correto funcionamento dos mercados de capitais, pois permite que investidores e credores baseiem suas decisões em informações de qualidade, que expressam com clareza a real situação das empresas em termos de direitos, obrigações e procedimentos contábeis adotados.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é o responsável pela normatização geral que guia a execução desse tipo de auditoria emitindo as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria (NBC TA).
Conforme NBC TA 200, o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, mediante a expressão de uma opinião pelo auditor independente sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
Auditoria de Conformidade ou Compliance - Envolve a obtenção de evidências para avaliar se as atividades de uma entidade, financeiras ou operacionais, obedecem a regras ou a regulamentos previamente estabelecidos. 
O auditor nesse tipo de trabalho objetiva medir a aderência dos fatos encontrados com as normas aplicáveis. Por exemplo, o objetivo de uma auditoria de conformidade poderia ser verificar se os beneficiários de determinado programa social atendem os critérios legais ou avaliar se o processo de fabricação de um produto seguiu as normas de qualidade ISO.
Sua principal característica é a comparação com determinada norma, regra ou regulamento.
O CFC através da NBC TA 17, define trabalhos de asseguração como “ trabalho no qual o auditor expressa uma conclusão com a finalidade de aumentar o grau de confiança dos outros usuários”. Dessa forma, verificamos que a auditoria das Demonstrações Contábeis e um tipo de auditoria de conformidade ou trabalho de asseguração, uma vez que emite uma opinião sobre a aderência das informações contábeis produzidas com as normas contábeis vigentes.
Auditoria Operacional ou de Gestão - Tem como objetivo avaliar a economia, a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades operacionais de uma entidade, ou seja, trata-se de uma avaliação do desempenho da entidade.
Os critérios utilizados nesse tipo específico de auditoria não se restringem a mera constatação do cumprimento de normas ou regulamentos, mas buscam medir o desempenho da entidade avaliando a economia, a eficiência, a eficácia e a efetividade da gestão em todos os seus níveis.
DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA – PAPEL TRABALHO
O auditor, para emitir opinião sobre as demonstrações contábeis, deve colher elementos comprobatórios suficientes e adequados (evidências) a fim de apoiar suas conclusões. A documentação de auditoria (também denominada papéis de trabalho) fornece as evidências para uma conclusão quanto ao cumprimento do seu objetivo global, bem como de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e exigências legais e regulamentares aplicáveis.
Ou seja, papéis de trabalho são os registros mantidos pelo auditor sobre os procedimentos aplicados, os testes realizados, as informações obtidas e as conclusões tiradas durante a auditoria, a fim de apoiar seu parecer sobre as demonstrações financeiras.
Além disso, é possível listar um rol de finalidades adicionais para a documentação de auditoria, que incluem:
* assistir à equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria e aos responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria;
* permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;
* manter registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras; e
* permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade internas e externas em conformidade com as exigências legais e regulamentares aplicáveis.
Portanto, o objetivo do auditor é preparar documentação que forneça registro suficiente e apropriado do embasamento do seu relatório do auditor e evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.
Tipos de papel de trabalho
Os papéis de trabalho, normalmente são divididos nos seguintes tipos:
	• Programa de auditoria -> Normalmente, as firmas de auditoria preparam papéis de trabalho padronizados (ex.: 	formulários e check lists), a serem preenchidos pelos auditores, para todas as áreas das demonstrações financeiras 	e também para outros assuntos relacionados com o exame auditorial. 
	• Papéis elaborados pelo auditor -> Representam os papéis de trabalho que o auditor vai elaborando a medida em 	que analisa as contas contábeis, com o objetivo de ter um registro dos serviços executados.
	• Outros papéis de trabalho -> São documentos diversos coletados pelo auditor como cartas de confirmação de 	terceiros (contas correntes bancárias, aplicações financeiras,contas a receber, fornecedores a pagar, advogados 	etc.) e cópias de documentos importantes (estatuto social, contratos, manuais, atas etc.). 
Os papéis de trabalho podem ser classificados ainda quanto a sua natureza em correntes ou permanentes. Os correntes são utilizados em apenas um exercício social - ex.: extratos bancários — já os permanentes são utilizados em mais de um exercício social — ex.: estatuto social da empresa.

Outros materiais