Buscar

TAREFA 3.2 - POS GRADUAÇÃO DE AUDITORIA EMPRESARIAL - UNYLEYA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TAREFA 3.2 – Justificativa, Revisão de Literatura e Metodologia
Tema: Auditoria nas micro e pequenas empresas.
Problema de pesquisa: Qual a importância da auditoria nas micro e pequenas empresas?
Objetivo Geral: Este estudo vai estar voltado em comentar a importância da auditoria nas micro e pequenas empresas e as dificuldades encontradas por elas para realizar seus trabalhos.
Objetivos Específicos: a) identificar a importância dada a auditoria nas micro e pequenas empresas; b) apresentar os benefícios da auditoria; d) apresentar elementos que devem ser observados ao se constituir uma equipe de auditoria interna. 
Justificativa: Com o aceleramento da tecnologia e as modernizações que aconteceram nos últimos anos obrigaram as organizações a se adaptarem as novas especificações do mercado. Estimulando com que procurem o aprimoramento de seus negócios, otimizando os Controles Internos e desenvolvendo suas rotinas de trabalho tendo em vista o seu desenvolvimento e a sua estabilidade financeira. 
Diante a estes estudos a auditoria interna é um procedimento de suporte à gestão, auxiliando as empresas a atingir seus objetivos, tornando-se uma ferramenta essencial, focada no aperfeiçoamento dos controles e processos, reduzindo riscos e potenciando suas atividades.
Revisão de literatura: Para a construção da habilidade explicativa e argumentativa da pesquisa, vai ser necessário discorrer sobre os assuntos, temas, conceitos e afins que sejam indispensáveis para que, no final, permita-se avaliar e validar a hipótese demonstrada para o problema. Para facilitar o entendimento do que vem a ser Auditoria. Segundo Attie (2000, p.25) “A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”. Auditoria é uma averiguação das operações efetuadas por uma empresa onde são verificados os documentos, registros, demonstrações contábeis, objetivando a clareza desses registros e demonstrações, tendo em vista a apresentação de idéias, críticas, conclusões e conselhos. De forma bastante simples, pode-se definir auditoria como o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade (CREPALDI, 2002, p. 23).
Após toda definição do que vem a ser Auditoria, é indispensável entender o conceito de Micro e Pequena Empresa, quais as características para tal enquadramento, e quais os benefícios legais que auxiliam o fomento deste nicho de empresas. Esclarecido todo este rol, o foco passa a ser o estabelecimento de quais são os benefícios para o Micro e Pequeno Empresário em adotar a Auditoria em seu negócio, e, em contrapartida, quais são os reflexos desta não adoção.
Metodologia: Concluindo as tipologias de pesquisas mais comumente aplicadas à Contabilidade, depara-se com a tipologia de pesquisa quanto à fonte de informação, na qual se ramifica entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Para Richardson (1999, p.80): os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais. Beuren (2003, p.92) complementa que: na pesquisa qualitativa concebem-se análises mais profundas em relação ao fenômeno que está sendo estudado. A abordagem qualitativa visa destacar características não observadas por meio de um estudo quantitativo, haja vista a superficialidade deste último. O tipo de pesquisa qualitativa busca analisar fatos e descobrir as causas de um certo problema, o porquê daquele fato acontecer. O uso do método qualitativo é muito comum em Contabilidade, pois, a Contabilidade é uma ciência social, portanto nem sempre sendo exata, apesar de lidar com números (BEUREN, 2003). Este uso é ocasionado porque a pesquisa qualitativa importa-se com a busca do comportamento dos acontecimentos.
Nesta, pesquisa vai se caracteriza por assumir uma tipologia mais qualitativa do que quantitativa, pois busca entender o porquê do problema, o que ocasiona tal feito, utilizando-se de artifícios como pesquisas bibliográficas e documentais, pesquisas publicadas por órgãos públicos, para assim, obter-se uma prudente gama de informações sobre o tema e objetivo da pesquisa, e assim formular hipóteses e desenvolver o raciocínio sobre o assunto a fim de tentar comprovar suas suposições.

Outros materiais