Buscar

Questão 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4) “A circulação de mercadorias é o ponto de partida do capital. Produção de mercadorias e circulação desenvolvida de mercadorias – o comércio – formam os pressupostos históricos a partir dos quais o capital emerge. O comércio e o mercado mundiais inauguram, no século XVI, a história moderna do capital.” “Se abstrairmos do conteúdo material da circulação das mercadorias, isto é, da troca dos diversos valores de uso, e considerarmos apenas as formas econômicas que esse processo engendra, encontraremos, como seu produto final, o dinheiro. Esse produto final da circulação das mercadorias é a primeira forma de manifestação do capital.” (O Capital p.223, Ed. Boitempo) 
Com base na passagem anterior explique porque podemos considerar o Capital como um processo:
O capital pode ser considerado um processo quando analisamos o funcionamento da sociedade capitalista, o sistema que transforma o tempo de trabalho em lucro e o lucro é transformado em capital, ou seja, o valor de troca expresso pelo trabalho é pago em dinheiro e o dinheiro é transforma em capital pelos detentores dos meios de produção. Por isso o capital em si não é uma coisa, mas um processo de caráter social.
Nessa passagem do livro Marx diz que a Mercadoria é o ponto de partida do capital. De fato, a produção de mercadorias antecede o capitalismo porem o capitalista a transforma no principal meio de mobilização social para deter o capital. A mercantilização transformou tudo em valor medido por dinheiro, ate mesmo a força de trabalho torna-se mercadoria. O produto final da produção de mercadorias, o valor de troca, o dinheiro é a primeira forma em que aparece o capital. O detentor do dinheiro se apossa dos meios de produção para controlar a força de trabalho em função dos seus lucros.

Outros materiais