Buscar

ECONOMIA EMPRESARIAL trabalho

Prévia do material em texto

ECONOMIA EMPRESARIAL
MBA – GESTAO EMPRESARIAL
EQUILIBRIO DO CONSUMIDOR
Teoria do Mercado
Teoria do Mercado
	Mercado é um mecanismo das relações dinheiro-mercadoria que opera de acordo com leis relevantes, conecta compradores (representando a demanda) e vendedores (representando a oferta) e a formação dos preços de compra/venda. O preço atua como um ponto de referência principal para as relações com o mercado. Ele detém o valor monetário dos bens como um produto do trabalho,
	É possível destacar três tipos de mercados distintos:
	A concorrência monopolística;
	A concorrência ;
	O mercado monopolista.
Oferta e Demanda
	Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.
	Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.
Equilíbrio de Mercado
	O equilíbrio de mercado é aquele ponto no qual a quantidade demandada coincide com a quantidade ofertada, ou seja, é aquele patamar onde ambos os lados aceitam o preço alcançado.
	Quando o preço está acima de seu equilíbrio o lado da oferta estará disposto a produzir mais bens e ofertar no mercado, já a demanda se contrairá, pois a um preço maior as pessoas passarão a demandar menos desse determinado bem devido a perda do poder de compra. Com isso essa pressão de ambos os lados levará o preço a um novo ponto de equilíbrio. 
	Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.
Comportamento do Consumidor
	O comportamento do consumidor é um estudo do quando, do porquê, de como e de onde as pessoas decidem comprar ou não um determinado produto. 
	Tenta compreender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupo, combinando elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social.
	Estuda as características dos consumidores individuais, através de variáveis demográficas e comportamentais, com o objetivo de tentar compreender os desejos das pessoas. Também tenta avaliar a influência de grupos sobre o consumidor, como por exemplo, o segmento de moda. Isso nos leva a algumas variáveis que compõem o consumo.
Conclusão
	Os conceitos econômicos não mudarão, mas é possível perceber que o mercado se adequa as dificuldades e as palavras: criativade e inovação são variáveis predominantes de um consumo mais inteligente e consciente, fazendo com que a roda da economia continue girando mesmo em momentos de crise.
	Vídeo:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes