Buscar

Estudo Dirigido 2 Imunologia 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

IMUNOLOGIA 
Professora Dra. Rubia Regina Gonçalves Sivieri 
Estudo Dirigido – 2 
1. Quais são os tipos de linfócitos diferentes que podemos encontrar no sistema imunológicos caracterizados atualmente?
Os diferentes tipos de linfócitos que podemos encontrar no sistema imunológicos são:
Linfócitos T , linfócitos B e as células “natural killer” células NK.
2. Resumidamente que funções os diferentes linfócitos podem realizar na resposta imune?
Linfócitos T - São responsáveis pela imunidade celular,formam clones de linfócitos específicos para combater os agentes portadores dos antígenos detectados a cada ataque. Quando ativados, se diferem em suas classes diferentes,células citotóxicas e células auxiliares.
Linfócitos B - são responsáveis pela imunidade humoral,ao contrário dos linfócitos T,esses não formam clones ,quando detectam a presença de agentes com antígenos estranhos,transformam-se inicialmente em células maiores chamadas plasmoblastos, em seguida formam centenas de células chamadas plasmócitos,unidade capaz de produzir hormônios.
Linfócitos NK- essas células não apresentam em sua superfície marcadores que são encontrados nas células B,nem os que caracterizam as células T.Essas células destroem as células infectadas ,induzindo à apoptose( morte programada).
3. Como a célula B desempenha suas diferentes funções na resposta imunológica?
As células B desempenham um papel importante na resposta imune, os plasmócitos quando ativadas são as únicas células capazes de produzir hormônios, secretam anticorpos, são capazes de exercer uma resposta imune contra qualquer tipo de antígeno.os anticorpos produzidos são agrupados em classes de substâncias denominadas imunoglobulinas são especificamente formadas com a capacidade de detectarem e aderirem-se a cada estrutura portadora daqueles mesmos antígenos detectados por suas células produtoras.
4. Como atuam as diferentes classes de anticorpos na resposta imune?
IgA: O principal papel da IgA é proteger o organismo de invasão viral ou bacteriana através das mucosas (neutralização):
IgD: é co-expressa com a IgM na superfície de quase todas as células B maduras e inativas (fase de reconhecimento), sendo que a IgD é expressa mais tardiamente, indicando uma célula B mais madura.Funciona principalmente como um receptor de antígeno nas células B.
IgE: A IgE pode ter ainda importante papel na imunidade contra helmintos, embora nos países desenvolvidos esteja mais comumente associada a reações alérgicas como asma e rinite. Metade dos pacientes com doenças alérgicas tem altos níveis de IgE. A interação entre o antígeno e a IgE ligada no mastócito resulta em liberação de histamina, importante mediador inflamatório, causando vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular, contração de músculo liso e quimioatração de outras células inflamatórias.
IgG: É o anticorpo mais importante da resposta imune secundária. Em humanos, as moléculas de IgG de todas as subclasses atravessam a barreira placentária e conferem um alto grau de imunidade passiva ao feto e ao recém-nascido. É o anticorpo principal nas respostas imunes secundárias e a única classe antitoxinas. A região Fc ativa o complemento (quando unida ao antígeno) e auxilia a fagocitose por se ligar a macrófagos (opsonização). Com a ativação do complemento, há uma amplificação da resposta inflamatória (com geração de quimiotaxia de neutrófilos, aumento da permeabilidade vascular), opsonização e montagem do MAC (complexo de ataque à membrana). Facilita a fagocitose, confere proteção contra bactérias, vírus e toxinas. Protege o feto as atravessas da placenta caso único nas Ig.
IgM – É o primeiro anticorpo a surgir após a exposição a um antígeno.
5. Descreva a importância do processo de maturação para os linfócitos em geral.
O processo de maturação é de extrema importância para os linfócitos, pois após esse processo, é onde vai ocorrer as suas diferenciações e expressões na corrente sanguínea, os linfócitos T vão se maturar no timo,já que os linfócitos B permanecem na medula onde vão maturar e em seguida migrar para os órgãos linfóides secundários.
6. O que é tolerância imunológica e qual o seu papel no sistema imune?
Tolerância imunológica é o mecanismo que permite que o sistema imune seja capaz de distinguir os antígenos nocivos de suas próprias células e moléculas , impedindo que elas sejam atacadas pelas células T- glóbulos brancos especializados em coordenar a resposta imune contra os tumores e agentes infecciosos .Quando a tolerâcia imunológica é suprimida,as doenças autoimunes aparecem.A importância fisiológica da tolerância imunológica consiste em evitar respostas aos antígenos alimentares e às bactérias comensais do lúmen intestinal.
7. O que é apoptose? Como ela ocorre?
Apoptose: É um processo de morte celular caracterizado pela clivagem de DNA, condensação e fragmentação nuclear e vesiculação da membrana plasmática levando a fagocitose de fragmentos de células sem induzir uma resposta inflamatória. Esse tipo de morte celular é importante no desenvolvimento de linfócitos, regulamentação das respostas dos linfócitos aos antígenos estranhos e manutenção da tolerância aos próprios antígenos Durante o processo de apoptose a célula sofre uma série de alterações morfológicas como a diminuição do seu tamanho e volume e perda do contato com a matriz extracelular e células vizinhas. O núcleo celular sofre uma série de alterações, a cromatina começa a condensar-se formando grumos grosseiros de heterocromatina depois migra para a periferia concentrando-se próximo ao envoltório nuclear deixando o núcleo com forma irregular; durante o processo de condensação da cromatina o DNA sofre fragmentação internucleossônica através da ação de endonucleases formando fragmentos com padrão característico, estes fragmentos de DNA possuem tamanho variável, mas sempre são encontrados em múltiplos de 200 pares de bases. Após a condensação e marginalização da cromatina o núcleo fragmenta-se formando esferas chamadas de corpúsculos heterocromáticos. As organelas presentes no citoplasma são empacotadas pelo retículo endoplasmático e podem surgir vacuolizações. Devido a degradação do núcleo, o citoesqueleto sofre desestruturação e a célula perde sua forma original. O transporte intracelular também sofre prejuízo e a célula retrai-se. Há a formação de prolongamentos citoplasmáticos chamados blebs que se desprendem da célula apoptótica sendo posteriormente fagocitados por das células vizinhas, macrófagos teciduais ou macrófagos das cavidades associadas aos epitélios.
8. O que é anafilaxia? Como ela ocorre?
Anafilaxia: É uma forma sistêmica grave de hipersensibilidade imediata onde os mediadores de mastócitos ou basófilos causam constrição dos brônquios, edema do tecido e colapso cardiovascular. O sistema imune liberta anticorpos, os tecidos liberam a histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares e a constrição das vias respiratórias que como resultado causam roncos ou sibilos, dificuldade respiratória; bem como sintomas gastrointestinais como a dor abdominal, cãibras, vômitos e diarréia. A histamina causa a dilatação dos vasos sanguíneos (que abaixa a pressão sanguínea), e causa o vazamento de líquidos da corrente sanguínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Os líquidos podem vazar para dentro dos alvéolos (sacos de ar) dos pulmões produzindo um edema pulmonar.
9. O que doença auto imune? Como ela ocorre?
Doença autoimune: É uma doença causada por um colapso de autotolerância tal que o sistema imune adquirido responde aos próprios antígenos e medeia danos celular e tecidual. Elas podem ser em órgãos específicos ( tireoidite ou diabetes) ou sistêmicas (Lúpus eritematoso sistêmico).
10. Explique o que é ativação das células B por um antígeno T-dependente e T-independente.
11. Explique as funções realizadas pelos linfócitos Th1 e Th2.
12. Quais são as principais interleucinas secretadasna Inflamação e quais suas funções?
13. Explique o que é e qual o papel da Histamina e Bradicinina.
14. Fazer a leitura do capítulo 11 do livro de Imunobiologia de Janeway: Dinâmica da Imunidade Adaptativa.

Outros materiais

Outros materiais