Buscar

Tarefa 4.AUDITORIA - RESENHA CRITICA SOBRE A UNIDADE 06 E 07 RELATÓRIO DE AUDITORIA O CICLO COMPLETO DE ORGANIZAÇÃO DE AUDITORIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE UNYLEYA
AUDITORIA EM ORGANIZAÇÕES DO SETOR PÚBLICO
TAREFA 4
RESENHA CRITICA SOBRE A UNIDADE 06 E 07
RELATÓRIO DE AUDITORIA
O CICLO COMPLETO DE ORGANIZAÇÃO DE AUDITORIA
Resenha Critica sobre a unidade 6 e 7 apresentado à
Faculdade UnYLeYa como parte integrante
do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina
Teoria Geral de Auditoria.
Robison Gonçalves de castro
Porto Alegre
2017
SUMÁRIO
1- OBRA............................................…………..............................................................................3
2- AUTOR........................................................................................................................................3
3- INTRODUÇÃO.......................................................................…................................................4
4- A IMPORTÂNCIA DO RELATÓRIO DE ..……………….....................................................4
4. 1 O RELATÓRIO DE AUDITORIA 
4.1.1 NATUREZA E FUNÇÕES.
4.1.2 CRITÉRIOS PARA ESTRUTURAÇÃO E REDAÇÃO.
4.2 SUPORTE PARA RELATÓRIO DE AUDITORIA……………………………………….5
4.2.1 OS PAPEIS DE TRABALHO……………………………………………………..5
5- O CICLO ORGANIZACIONAL…………..…….…………….........................................…...5
5.1 O CICLO COMPLETO DA ORGANIZAÇÃO DE AUDITORIA.
5.2 A SELEÇÃO DO OBJETO DE AUDITORIA - ESTABELECENDO 
PRIORIDADES………………………………………………..…………………………..6
5.3 O SEGUIMENTO OU FOLLOW-UP DA AUDITORIA – CONFERINDO O QUE FOI FEITO………..……..……………….………..…………………………………...….6
6- APRECIAÇÃO CRITICA ....................……...............................................................................7
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................................8
8- REFERENCIAS BIBLIOGRAFIA..............................................................................................8
1 - OBRA
BITTENCOURT. Fernando. Apostila ‘Teoria Geral da Auditoria’. Produção: Equipe Técnica de Avaliação, Revisão Linguística e Editoração. Brasília. DF. 2008.
Unidade VI – A importância do relatório, e, Unidade VII – O ciclo organizacional.
2 - AUTOR
Possui graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). É Mestre em Poder Legislativo (Mestrado Profissional em Poder Legislativo do CEFOR da Câmara dos Deputados). Atualmente é professor universitário e consultor legislativo em orçamentos do Senado Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: orçamento, fiscalização, controle, auditoria e assessoramento legislativo. (Informações coletadas do Lattes em 10/05/2017).
3 - INTRODUÇÃO
O trabalho terá como objeto a elaboração de uma resenha critica as unidades VI e VII, da Apostila elaborada pelo professor BITTENCOURT (2008. p.45 a 60), com o intuito de aprofundar-se no tema do curso. 
A unidade VI Capítulo 1, trata da importância do Relatório de Auditoria, quanto a natureza e funções; Critérios para estruturação e redação; Suportes para o relatório de auditoria, papéis de trabalho.
A unidade VII Capítulo 1, trata do Ciclo Organizacional, mais precisamente O Ciclo completo da organização de Auditoria;
A seleção do objeto de auditoria – estabelecendo prioridades; o seguimento ou follow-up da auditoria – conferindo o que foi feito.
4 - UNIDADE VI – A IMPORTÂNCIA DO RELATÓRIO
4. 1 O RELATÓRIO DE AUDITORIA 
4.1.1 NATUREZA E FUNÇÕES.
O relatório é unanimamente considerado o produto principal de qualquer auditoria (p.45), é a representação escrita do trabalho executado pelo auditor. É o veículo de transmissão da sua opinião junto ao destinatário, sendo que cada instituição possui seus próprios modelos de relatórios.
O relatório é de natureza formal e técnico, mas impede o investimento da auditoria em produtos que ampliem o acesso a públicos mais amplos, ou seja, sumários executivos, press releases, briefings e reuniões de apresentação.
Existem relatórios de auditoria pré-formatados, principalmente os elaborados por auditores independentes das demonstrações contábeis, eles agilizam a auditoria, e seguem normas regulamentadoras.
4.1.2 CRITÉRIOS PARA ESTRUTURAÇÃO E REDAÇÃO.
Os relatórios devem apresentar uma conexão lógica, baseado no planejamento da auditoria, nele estará contido os fatos descritos, as opiniões e/ou conclusões, e as recomendações. 
O relatório possui uma estrutura com elementos pré-textuais e elementos pós-textuais (se houver), sendo os elementos pré-textuais: índice e resumo, podendo ser nominado como capa e sumário. O texto deve conter, introdução, visão geral, objetivo e questões de auditoria, metodologia, limitações, achados ou boas práticas, fatores relevantes, conclusões. Já os elementos pós-textuais são as referências, apêndices e glossário.
Dentro do item desenvolvimento dos achados, há o espaço para comentários e discussões adicionais, onde o auditor faz seu desenvolvimento individual. Que seria os comentários feitos pelo auditor ou equipe com a finalidade de ampliar as informações. 
4.2 SUPORTE PARA RELATÓRIO DE AUDITORIA
4.2.1 OS PAPEIS DE TRABALHO.
Para que o auditor possa executar a auditoria, é necessário ter em mãos documentos e arquivos com todas as informações necessárias para o cumprimento do trabalho.
Os papéis de trabalho, compreende todos os documentos preparados ou recebidos pelos auditores, e devem conter: as informações utilizadas, os procedimentos efetuados e as decisões que tiveram que tomar para alcançar a opinião.
A reunião dos papéis de trabalho, faz com que o auditor tenha precisão nas suas avaliações, não tratando de forma subjetiva ou errática, 
Os papéis de trabalho são o nexo concreto de união entre o trabalho de campo e o relatório. É nos papéis de trabalho que se evidencia da auditoria, e o registro dos mesmos, facilita a revisão e controle de qualidade do trabalho de qualquer profissional, e até mesmo do próprio auditor em trabalhos posteriores.
Os papéis de trabalho desempenham funções importantes e são de propriedade do auditor, e devem ficar sob sua custódia. Devem ser guardados pelo tempo necessário para satisfazer as exigências legais e necessárias as futuras auditorias.
5 - UNIDADE VII – O CICLO ORGANIZACIONAL
5.1 O CICLO COMPLETO DA ORGANIZAÇÃO DE AUDITORIA.
Após a auditoria ser concluída e emitido o relatório final, exige-se do auditor que cumpra com algumas etapas de trabalho, de modo a assegurar que as auditorias individuais atendam às necessidades dos demandados, realizando um acompanhamento dos resultados das auditorias. 
Este conjunto de atividades compreende o Processo Organizacional d Auditoria, subdividido em seleção do objeto de auditoria, auditorias individuais realizada pelo auditor ou equipe de auditoria e acompanhamento/monitoramento.
5.2 A SELEÇÃO DO OBJETO DE AUDITORIA - ESTABELECENDO PRIORIDADES
A escolha da auditoria a ser realizada, desde o tipo, cliente, produtos e os recursos utilizados, é uma das mais importantes pessoas do planejamento estratégico de qualquer organização de auditoria.
As prioridades surgem a partir do levantamento inicial, onde levanta-se informação sobre o universo potencial de auditoria, sua legislação, estratégias e demandas. Seguidas do agrupamento e caracterização, onde se agrupa os objetos segundo os parâmetros mais exigentes. 
Por último e bastante relevante a aplicação dos critérios de seleção; cada objeto de auditoria pode ser descrito em três atributos: Relevância, Risco e Materialidade.
Sendo que estes três atributos podem ser atribuídos diferentes variáveis representativas, onde o auditor pondera os dados de cada objeto, chegando a uma lista preliminar ordenada de candidatos à auditoria.
Essa lista preliminar, é necessário então efetuar o estudo de viabilidade. É um levantamento preliminar de informações sobre a ação, com vistas a identificar: a) disponibilidade de informações sobre o objeto e a possibilidade de produzi-las; b) o volume estimado de recursos, materiais e financiamentos necessários à realização da auditoria;
c) quando possível, uma estimativa mais fina dos benefícios e impactos da auditoria sobre os resultados do ponto específico a ser examinado e da organização cliente.
A seleção das auditorias, basicamente requer: lista preliminar de candidatos; estudo de viabilidade; e auditorias selecionadas.
5.3 O SEGUIMENTO OU FOLLOW-UP DA AUDITORIA – CONFERINDO O QUE FOI FEITO
Encerrada a auditoria individual com a emissão da opinião e eventuais recomendações, os serviços do auditor pode estender-se ao acompanhamento posterior da evolução da situação dos achados da auditoria e da aplicação das recomendações.
O auditor não apenas faz recomendações, como também negocia a implementação de suas propostas. Estas recomendações não são obrigatórias a sua realização por parte do auditado, mas na maioria das vezes elas são acolhidas voluntariamente pelos clientes. Para que se possa fazer um monitoramento eficiente da implantação das recomendações do auditor, é necessário que o auditado elabore um plano de ação concreto, sue servirá como roteiro para si próprio, e para o auditor, na verificação de seu seguimento. 
6 - 	APRECIAÇÃO CRITICA
A unidade VI que trata da importância do relatório, nos mostra que a auditoria só estará completa se tiver o relatório final, e este é a parte principal e o objetivo de todo o trabalho executado. 
Mostrou também, que o relatório na maioria das vezes segue um padrão pré estabelecido por tipo de auditoria e/ou tipo empreendimento auditado.
O relatório tem um conteúdo formal e técnico, possui critérios para estruturação e redação. Tem que ser claro e coeso e é um veículo de transmissão entre a opinião do auditor para com o destinatário. 
Que os papéis de trabalho são o conjunto de documentos preparado e os documentos recebidos pelos auditores, e são uma prova do trabalho do auditor, e todo trabalho executado deve ser documentado, e no final registrado, garantindo assim a lisura do auditor ou equipe de auditores.
A Unidade VII, que trata do Ciclo Organizacional, este refere-se a todo processo da auditoria, compreende do início até o final da auditoria. 
Ele nos mostra os critérios de seleção do que vai ser auditado, quais as prioridades e também o que ocorre após a entrega do relatório final da auditoria. 
Neste capítulo também apresenta a possibilidade de acompanhamento dos auditores junto aos auditados, e a implantação de sugestões de melhoramento. 
7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
Encerrando a leitura destes dois capítulos, podemos ver a importância que envolve o processo de auditoria, começando com a escolha do que será auditado. A auditoria basicamente compreende três passos que são: planejamento, execução, relatório, poderíamos incluir um quarto passo o acompanhamento. 
Que a peça mais importante de toda a auditoria é o relatório final, e ele não só compreende só o término do trabalho, ele compreende a comunicação dos resultados do trabalho executado. O Relatório do Auditor é a peça mais importante da Auditoria realizada. Ele representa fase principal do trabalho do Auditor que é a comunicação dos resultados. Que o relatório da auditoria deve ser construído de forma que não possa haver contestação do trabalho executado e nem mesmo do profissional de auditoria.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BITTENCOURT. Fernando. Apostila ‘Teoria Geral da Auditoria’. Produção: Equipe Técnica de Avaliação, Revisão Linguística e Editoração. Brasília. DF. 2008.
https://www.escavador.com/sobre/6165257/fernando-moutinho-ramalho-bittencourt#profissional Acessado em 27.09.2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais