Buscar

PLANO DE AULA PROJETO HANDEBOL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA TEREZINHA HUEB DE MENEZES
EDUCAÇÃO FÍSICA
Ensino Fundamental - 3º ciclo.
Professora: Juliana Paula da Silva Benfica – Matrícula 45782-5
PROJETO: Hand’Queimada
Este projeto tem por objetivo demonstrar, diferentemente do tradicional, o esporte handebol nas aulas de Educação Física desenvolvidas no segundo semestre de 2016. Seguindo o nosso cronograma, buscaremos vivenciar a modalidade esportiva proposta em seu planejamento disciplinar, da qual se trata do Handebol. Participarão do projeto alunos do 5º e 6º anos, da Escola Municipal Terezinha Hueb de Menezes, localizada na cidade de Uberaba/MG. Abordaremos a modalidade handebol introduzindo o jogo da queimada como inserção dos conteúdos presentes na cultura corporal de movimento. Conclui-se que estimular o aprendizado dos alunos de forma prazerosa, seja ela na teoria e na prática, é buscar entender as diferenças e semelhanças entre comunidades, definidas por afinidades linguísticas e culturais.
Objetivos da Aula: Proporcionar atividades recreativas e divertidas que desenvolva o conhecimento das habilidades básicas da modalidade Handebol, através de brincadeiras diversificadas, sem cobrar regras próprias do jogo e fundamentos visando uma breve adaptação dos alunos ao esporte.
Conteúdos: Jogos, atividades recreativas voltadas ao handebol, que trabalhem nos alunos: a lateralidade e orientação espacial, coordenação motora, a coletividade, a autonomia, o respeito às regras e assim a socialização reconhecendo os movimentos básicos do esporte.
Objetivos Específicos:
Atitudinais: Ajudar uns aos outros (colaboração) e autonomia.
Procedimentais: Realizar movimentos diferenciados, adequando-se as diferentes situações do jogo do handebol.
Conceituais: Conhecer as habilidades do handebol através de atividades recreativas, conhecimentos e interesse dos alunos pelo esporte.
ATIVIDADES
1ª) Queimada Maluca / Chinesa ou quatro cantos
A professora divide a turma em duas equipes, delimita uma área da quadra onde uma das equipes ficará dentro da mesma, e os alunos da outra equipe, ficarão espalhados ao redor da mesma área tendo a posse de uma ou mais bolas. 
Desenvolvimento: A equipe que tem a posse da bola deverá tentar acertar nas penas dos alunos da equipe adversária. As mãos serão neutras. Se o jogador conseguir agarrar a bola o mesmo deverá deixá-la no chão no exato momento para que os adversários a peguem e vá para o seu campo de queimada tentar queimar novamente. O jogador atingido sairá da quadra e passará a atirar a bola também em seus companheiros de equipe, o tempo de jogo será de cinco minutos para cada equipe, e ao seu término as equipes trocarão de posição, os que estavam jogando a bola passarão a fugir da mesma, os alunos que estão sendo perseguidos podem se defender agarrando a bola, e os que estão tentando acertar nos colegas podem passar a bola entre os componentes da sua equipe. Vencerá a equipe que ficar com um maior número de componentes no jogo.
OBS.: os alunos que recuperarem a bola (de fora) não poderão correr com a bola, deverão dar o passe com uma mão e após três passes deverão queimar ou tentar administrar o melhor momento para queimar. O professor deverá auxiliá-los quanto à disposição do espaço para que não fiquem somente em um local, já que a delimitação será um círculo.
Após o reconhecimento do jogo, a professora fará em outra aula um campo de batalha menor, impondo regras que permitem dificultar a queimada do oponente. Exemplo: o aluno deverá queimar somente após três passes, não pode ultrapassar o limite imposto do campo de queimada, não poderá queimar acima da cintura pélvica, deverá fazer o passe e queimar somente com uma mão, se a área estiver delimitada por cones a professora poderá falar para os alunos que se a bola encostar em um dos cones a equipe oponente ganhará vida, e caso a equipe que está defendendo encostar nos cones automaticamente perderá a vida, etc. Caso o aluno não obedeça às regras, a equipe oponente ganhará vidas, assim pontuará no final.
Após socializar e compreender as regras impostas, e dificuldades do jogo durante o espaço menor.
Avaliação: Como critérios serão considerados os índices de envolvimento dos alunos nessas duas atividades, bem como a socialização dos mesmos, verificar o conhecimento da importância das aulas no contexto social e educacional com eles.
Data: ________/________/________.
Assinatura do(a) Professor(a)__________________________________________
Assinatura do(a) Pedagogo(a):_________________________________________
2

Outros materiais

Outros materiais