Buscar

CONCEITOS DE ELETROTÉCNICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

. Tensão Elétrica
 Força que impulsiona os elétrons em um circuito fechado e também chamado de DDP (diferença de potencial), pois é conseqüência de um desequilíbrio entre partículas atômicas de cargas negativas ou positivas. A tensão elétrica é CC (corrente contínua) quando permanece constante sem variar no tempo. Sua unidade é o Volt (V) e a grandeza é representada pela letra U ou E. A tensão elétrica é CA (corrente alternada) quando varia em intensidade ou polaridade no tempo.
Corrente
 É o fluxo orientado dos elétrons num circuito fechado. A corrente é chamada contínua (CC) quando gerada por uma tensão contínua (pilhas, baterias) e é alternada quando gerada por uma tensão alternada (gerador, rede comercial). Sua unidade é o ampère (A) a grandeza é representada pela letra I. O valor eficaz de uma corrente ou tensão alternada é equivalente a uma tensão ou corrente contínua positiva que produz a mesma perda de potência média em uma carga resistiva.
Resistência 
É a propriedade dos materiais de se oporem à circulação de corrente elétrica. Sua unidade é o Ohm (Ω) e a grandeza é representada pela letra R.
Potência 
Unidade de medida de conversão da eletricidade em trabalho. 
Exemplo: 
• Chuveiro – conversão de corrente elétrica em calor, através da troca de calor entre a resistência e a água.
 • Motor – conversão de eletricidade em energia motriz através da ação de campo magnético girante do estador sobre o rotor do motor. 
• Lâmpada – conversão de eletricidade em luz através da incandescência do filamento. Sua unidade é Watt (W) e a grandeza representada pela letra P.

Outros materiais