Buscar

Historia da Metalurgia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A HISTÓRIA DA METALURGIA 
Brenda Erika Lourenço
Schumaker Pires
Thailaine Andressa Andrade Bacharel
Thiago Ferreira Goes
1
2
Sumário
		1. O que é metalurgia? 
			1.1 Quando surgiu?
			1.2 Como Surgiu?
			1.3 Onde Surgiu?
 1.4 Com qual finalidade?
		2. Que fatos marcaram as evoluções e conquistas na metalurgia?
			
		3. Indústria metalúrgica
			
		4.  Metalurgia no mundo
		5. Metalurgia no Brasil
		6. Conclusão
 7. Referências
 
3
1 O que é metalurgia?
A metalurgia é a ciência que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos.
4
1.1 Quando surgiu ?
Calcula-se hoje, que o primeiro contato com os metais se deu por volta de 6000 a 4000 anos A.C. com o uso de óxidos vermelhos (de ferro) em corantes para rituais e práticas funerárias, em decoração e polimento, assim como os minerais azuis e verdes (de cobre).
Óxidos vermelhos (de ferro)
Minerais azuis e verdes (de cobre)
5
1.1 Quando surgiu ?
Os primeiros metais a serem descobertos foram o ouro, a prata e o cobre.
Provavelmente o ouro foi o primeiro metal a ser descoberto, exatamente por existir quase sempre em forma de pepita, cuja cor é um amarelo bonito e que chama a atenção e pelas suas características como densidade elevada é o fato de ser maleável.
Com o domínio do fogo, surgia a possibilidade da metalurgia. Com exceção do ouro e, eventualmente, da prata, do cobre, da platina e do mercúrio, todos os metais praticamente existem na natureza apenas na forma de minérios, isto é, combinados com outros elementos químicos e na forma oxidada, e para extraí-lo e “purificá-lo” (isso significa separar o metal da sua combinação inicial e transformar este em substância simples, ou seja, reduzir seu nox a zero) podemos ter como auxílio o processo de oxi-redução (eletrólise industrial).
6
1.2 Como surgiu ?
Por volta de 6000 A.C., cobre existia no solo em grande quantidade. Era facilmente martelado com o auxílio de pedras, o que lhe causava certo endurecimento, convertendo-se depois em utensílios.
Provavelmente, a primeira produção de metal foi obtida acidentalmente, ao se colocar certos minérios de estanho ou de chumbo numa fogueira ou ao se fazer uma fogueira por cima de um punhado de algum destes minérios sobre a terra.
O calor de uma fogueira (cerca de 200 °C) e o carvão é o suficiente para derreter e purificar estes minérios, produzindo um pouco de metal. Depois, o estanho e chumbo também podem ser derretidos e moldados numa fogueira comum.
7
1.3 Onde surgiu ?
Estima-se que surgiu na Mesopotâmia e no Egito, com os Egípcios e os Sumérios. Sendo aprimoradas as técnicas através dos tempos. Mas há indícios de outros artefatos encontrados em diferentes locais dos relacionados, mas sem embasamentos mais precisos sobre os achados.
Fundição de cobre em murais funerários egípcios
8
1.3 Com qual finalidade ?
A finalidade primaria foi a de fabricação de utensílios para usos gerais e principalmente para a fabricação de armas e ferramentas.
O aparecimento da metalurgia permitiu a fabricação de instrumentos e armas mais resistentes :
Machado de Bronze
Foice de Bronze
Espada de Cobre
9
 2 Que fatos que marcaram as evoluções e conquistas na metalurgia?
Descoberta da combinação, ou seja, unindo-se diferentes tipos de minerais e/ou óxidos;
A descoberta da importância de se obter maior temperatura;
Por volta de 400 AC os Gregos desenvolveram um tratamento térmico denominado revenido, que consistia em aquecer o metal a uma temperatura conveniente tornando-o menos frágil, produzindo armamentos.
10
2 Que fatos que marcaram as evoluções e conquistas na metalurgia?
Os primeiros fornos para produção de ferro eram de barro, com uma abertura na parte superior para a fumaça sair e outra na parte inferior, para o ar entrar; enche-se o forno com camadas alternadas de lenha e minério de ferro. Se a combustão ocorrer a contento, você tem a probabilidade de obter certa quantidade de ferro. Esse ferro também é chamado de lupa, não chega a fundir-se completamente e se apresenta sob a forma de umas bolas, com porções de minério aderidas, que são separadas depois, aquecendo o material novamente ao rubro e forjando-as.
Forno antigo (1700)
11
2 Que fatos que marcaram as evoluções e conquistas na metalurgia?
No período que se seguiu à queda do Império Romano, o mundo estagnou e deixou de ser produtivo em termos metalúrgicos; apenas se verificou uma crescente produção de ferro. Os alquimistas Árabes, na sua busca da "pedra filosofal" (que curaria todos os males e permitiria a transmutação dos metais) fizeram descobertas que viriam a servir de base à ciência química, bem como para o desenvolvimento de outros ramos da ciência.
Na Alta Idade Média, o processo siderúrgico corrente era o da forja catalã, que consiste num pequeno forno dentro do qual se coloca o minério junto com carvão de madeira, insuflando-se ar por meio de um fole, movido a braço ou mediante força animal. O êxito melhor que no processo da anterior, com fornos de lupa, pois o ar é soprado para dentro do forno e a combustão alcança maiores temperaturas. Mas também na forja catalã o ferro não chega a derreter completamente.
Forno e sistema de sopro da forja catalã
12
2 Que fatos que marcaram as evoluções e conquistas na metalurgia?
A partir do ano 500 observa-se então uma indústria rejuvenescida. A Metalurgia definia-se, assim, como a tecnologia de extração de metais dos minérios e a sua adaptação ao uso através da fundição e da forja.
13
3 Indústria metalúrgica
A indústria metalúrgica básica compreende cinco grupos de atividades: produção de ferro-gusa e de ferros-liga; siderurgia; fabricação de tubos, exceto em siderúrgicas; metalurgia de metais não ferrosos e fundição.
14
4 Metalurgia no mundo
Os séculos XVI e XVII assistem a grandes alterações técnicas e econômicas na metalurgia. O aumento da altura do forno e da relação carvão/minério dá origem ao alto-forno e à possibilidade de se obter ferro fundido, material que virá revolucionar a indústria de canhões da época ao substituir os canhões de bronze, por custo menor.
Assim, na Inglaterra esses novos empreendimentos têm dois tipos de origem econômica: na metalurgia extrativa, que envolvia grandes somas para a instalação de empresa, houve forte participação do Estado e da aristocracia, enquanto na metalurgia de transformação houve tanto investimento de capitais mercantis como evolução de certos artesãos e empresários.
A siderurgia norte europeia do século XVIII, particularmente a inglesa, sofre duas grandes limitações: o crescimento do consumo de ferro e aço utilizava quantidades absurdas de carvão vegetal a ponto de devastar quase todas as florestas do país; por outro lado, a tecnologia de refino do gusa continuava sendo um gargalo produtivo, já que os fornos não atingiam a temperatura necessária e o consumo de combustível era considerável.
15
4 Metalurgia no mundo
Durante os séculos XVII e XVIII, foram patenteados métodos de utilização de carvão mineral, mas somente com a introdução de coqueificação, que eliminava os voláteis e grande parte do enxofre, em 1735, com êxito completo operando um alto-forno, exclusivamente com coque. O desenvolvimento dessa técnica transformou a Inglaterra, ao final do século, em grande exportadora de ferro e aço
16
5 Metalurgia no Brasil
No Brasil, por volta de 1587, foi fundada a primeira fábrica de ferro que se tem notícia e as forjas construídas após este período funcionaram até 1616. Após essa data, a siderurgia brasileira entrou em um período de estagnação que durou até o século seguinte. No século XVII temos referência a forjas em Santana do Parnaíba, em São Paulo.
17
6 Conclusão
No estágio em que se encontravam os que descobriram a arte de fabricar metais, eram escassos os recursos, o conhecimento e a habilidade para condução do processo de fabricação dos metais,
condicionando nossos antepassados a pequenos feitos para melhorar suas necessidades e só. Com o desenvolvimento dos povos e por consequência o conhecimento foi aprimorando os meios, de modo que o produto obtido tivesse uma utilidade muito além do que somente necessidades primárias, alterando o foco da produção de metais e, no atual estágio de desenvolvimento da sociedade, é impossível imaginar o mundo sem o uso do aço. A produção de aço é um forte indicador do estágio de desenvolvimento econômico de um país. Seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos.
Há, porém, que ter em conta a seleção racional dos materiais e o modo de processamento tecnológico que deverá ser econômico, não esquecendo o aspecto ambiental que envolve todo um processo de reciclagem ou de incineração tanto dos resíduos industriais, como dos produtos já usados. Pois é destas precauções, em grande parte, que depende o nosso futuro.
18
7 Referências
Amortrat. História da Metalurgia: Curiosidades. Disponível em:
<http://www.amortrat.com.br/curiosidades.html>. Acesso em: 09 de Janeiro 2018.
Brasil Escola. Metalurgia: Idade dos Metais. Disponível em:
<http://www.brasilescola.com/historiag/idade-metais.htm>. Acesso em: 09 de Janeiro 2018.
Wikipédia. História da Metalurgia: Metalurgia. Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Metalurgia>. Acesso em: 09 de Janeiro 2018.
PMT USP. História da Metalurgia: Notas Sobre a História da Metalurgia no Brasil. Disponível em:<http://www.pmt.usp.br/notas/notas.htm>. Acesso em: 09 de Janeiro 2018.
Demat. História da Metalurgia: Breve História da Metalurgia. Disponível em:
<http://www.demat.ist.utl.pt/departamento/jornal/jornal1/pagina_1_3.html>. Acesso em: 09 de Janeiro 2018.
Aço Brasil. História da Metalurgia: Metalurgia. Disponível em:
<http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/aco/index.asp>. Acesso em: 09 de Janeiro 2018
19
7 Referências

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais