Buscar

Questão 1.docx prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1: O pensamento de Augusto Comte se baseava no: 
E) Positivismo. 
Questão 2: O motor da história para Marx é : 
E) A luta de cl asses 
Questão 3: No campo da Filosofia, o período do Renascimento é conhecido como: 
D) Idade da Razão 
Questão 4: A alegoria da caverna, também chamada Mito da Caverna, foi escrita por Platão no século IV a.C e est á contida no livro VII da ___________ d e Platão. Assinale a alternativa que completa a frase: 
C) República. 
Questão 5: D e acor do com a doutrina d e Sartre, o homem é total mente responsável por a quilo que é, uma vez que não é válido para as pessoas atribuir seus erros a circunstâncias externas. Essa concepção autônomada liberdade, como determinação radical do ser, faz da doutrina existencialista uma filosofia que : 
C) Refuta a ideia de Deus. 
Questão 6: Assinale a alternativa que contém caraterísticas da filosofia considerada pré-socrática: 
A) Preocupavam-se a penas com o mundo exterior. 
Questão 7: A Filosofia moderna surgida por volta do sé culo XV com o Movimento Renascentista teve como característica o rompimento c om a Filosofia Clássica. Nesse contexto, a Filosofia Moderna refleti a sobre diversos temas, EXCETO: 
D) Questões da Mitologia Grega 
Questão 8: Como os pontos centrai s do pensamento de Michel Foucault podem ser resumidos? 
A) Em saber, poder e sujeito. 
Questão 9: Suas teorias sobre o saber , o poder e o sujeito abalaram profundamente o significado moderno desses termos, razão pela qual é considera do um pós-moderno. Os primeiros trabalhos ( “História da loucura”, “O nascimento da clínica” , “ As palavras e as coisas” e “ A arqueologia do saber ”) seguem uma linha pós-estruturalista, mas não impedem que ele seja classificado como um estruturalista, em virtude de obras posteriores, como “Vigiar e punir” e “ A história da sexualidade”. Essas características descrevem o filósofo: 
B) Michel Foucault. 
Questão 10: Qual o n ome da Escola q ue seguiu a evolução lógica do objeto central do pensamento socrático - que é o conceito - e o aspecto fundamental do pensamento antecessor, tendo seu auge em Aristóteles, discípulo de Platão? 
E) Platônica 
 
Questão 11: Tomás de Aquino utiliza o mundo sensível, cuja existência é dada pelos senti dos como ponto de parti da, bem com o a metafísica de Aristóteles, para demonstrar a existência de Deus em vários modos, mais conhecidos com o: 
B) Cinco vias 
Questão 12: Para Nietzsche, o mundo é uma es péci e de caos e apenas _________ pode transformar a des ordem em beleza e tornar aceitável aquilo que há de mais aterrador na condição humana. Assinale a alternativa q ue completa a frase. 
E) A manifestação artística. 
 
Questão 13: Como al uno de Platão, Aristóteles discordava de uma parte fundamental da filosofia do seu m estre. Dentre os aspecto s discordantes, destacam-se: 
B) A concepção da existência do mundo em que vivemos. 
Questão 14: N o Renascimento o corrido nos séculos XIV e XV, a sabedoria não é mais vista com o ____________ __, uma vez que por meio d o raciocínio o homem tem o poder de traçar se u próprio destino e caminhar rumo ao conhecimento. 
Assinale a alternativa que preenche a lacuna. 
E) Algo que traga paz à humanidade mística 
 
Questão 15: A frase “ Penso, logo existo” definiu o pensamento iluminista do filósofo: 
A) René Descartes 
Questão 16: Aurélio Agostinho é um padre que merece destaque entre os representante s d o clero, da mesma forma que Tomás de Aquino s e diferenciou entre os escolásticos. Esses dois filósofos buscaram diferentes inspirações par a elaborar a metafísica cristã, dentre elas
C) Enquanto Agostinho buscou inspiração na filosofia platônica, Tomás de Aquino preferiu os pensamentos de Aristóteles.
Questão 17: De acordo com a História da Filosofia, a origem do pensamento filosófico é atribuída ao filósofo: 
C) Tales de Mileto 
Questão 18: O método cartesiano consiste basicamente no ceticismo metodológico, que duvida de tudo que pode ser duvidado. Esse pensamento vai de encontro ao dos gregos antigos e d os escolásticos, que a creditavam que as coisas existem simplesmente por que precisam existir, ou porque assim deve ser. 
Descartes concebeu o método na realização de quatro tarefa s básicas, que são: 
B) Verificar, analisar, sintetizar e enumerar . 
Questão 19: De acordo com a concepção do Materialismo Dial ético de Karl Marx: 
A) As leis do pensamento correspondem às leis da realidade e a dialética consiste em pensamento e realidade a o mesmo tempo. 
Questão 20: O Iluminismo surgido na modernidade desenvolveu algumas características específicas, que podem ser definidas como: 
A) A valorização d o conhecimento como instrumento d e libertação e progresso da humanidade, levando o homem a sua autonomia e sua sociedade à democracia, ou seja, ao fim da opressão. 
Questão 21: O _____________ constitui, originalmente, uma reação a favor da individualidade, colocando em primeiro plano a categoria de singularidade, preferida pelo sistema dialético de Hegel . Assinale a alternativa que completa a frase: 
A) Existencialismo 
Questão 22: O Cristianismo se expandiu por meio da filosofia dos Padre s da Igreja que se esforçaram em converter pagãos, combater heresias e justificar a fé. Durante os sete primeiros séculos d o Cristianismo, os Padres da Igreja desenvolveram a apologética, discurso racional religioso em defesa da doutrina. Essa real idade caracteriza a primeira fase da Filosofia no período medieval, também conhecida como: 
A) Patríst ica 
Questão 23: O empi rismo l ógico ou positivismo lógico do sécul o XX consiste num dos movimentos integrantes da corrente analítica dos nossos dias, cuja original idade está em ter conseguido transformar o próprio conceito de filosofia. Para essa corrente analítica, a filosofia tem por objeto: 
D) A análi se da linguagem que envol ve a realidade. 
Questão 24: Considerado pelos homens do tempo como o mais sábio e inteligente, ________ _ de monstrava em sua forma de pensar a necessidade de levar o conhecimento para os cidadãos gregos da época pelo diálogo como forma de transmissão de sabedoria. Assinale a alternativa que completa a frase. 
D) Sócrates 
Questão 25: Coube a Tomás de Aquino a tarefa de mostrar a solução definitiva para o conflito existente nas r elações entre a razão e a fé. Estamos falando de duas ciências: 
D) A filosofia e a teologia. 
Questão 26: “ A ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo com o a matem ática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e uni versal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida. ” (CH AUÍ, M. Convite à Filosofia, p. 221) 
O trecho acima resume qual concepção de ciência e Filosofia? 
E) Racionalista 
Questão 27: O filósofo ____ __________ __ é considerado o primeiro pensador moderno. 
C) René Descartes 
Questão 28: “ Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VER NANT, J ean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia da s Letras, 2000. p.56.) 
O textoa cima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta. 
D) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas. 
Questão 29: O pensamento de Nietzsche se desenvol ve a partir : 
A) Da critica da tradição filosófica e d e seus valores, revelando, desta forma, seus preconceitos, e dando um novo 
Questão 30: O método adotado ______ _____________ ______se deu por meio do ensino, fundamentado no mestre com o domínio d a palavra, e também no debate livre entre o professor e seu discípulo. 
Complete a frase escolhendo a alternativa correta: 
D) Pela Escolástica. 
Questão 31: Como Aristó teles considera a ética? 
A) Como a ciência das condutas que estuda assuntos que podem sofrer alteração. 
Questão 32: O conceito de mais-valia, empregado p or Marx, explica: 
E) A obtenção de lucros contínuos a partir da exploração da mão d e obra. 
 
Questão 33: O ___ _____________ _______ é um termo usa do par a demarcar o período histórico e cultural durante o qual a civilização grega se difundiu no mundo mediterrânico, no euroasiático e n o Oriente, misturando-se c om a cultura local. 
Assinale a palavra que completa essa afirmativa e lhe dá sentido: 
B) Helenismo. 
Questão 34: Leia com atenção as afirmativas: 
I - De acordo c om a dialética marxista , as leis do pensamento correspondem às leis da realidade. 
II - A dialética consiste em pensamento e realidade ao mesmo t empo. 
III - A c ontradição dialética não é soment e uma cont radição externa, mas sim unidade das contra dições e també m identidade. 
IV - Na teoria marxist a, o materialismo hist órico pret ende expl icar a história da s sociedad es human as de t odas as épocas p or meio dos f atos mater iais essencialmente econômicos e técnicos. 
V - O aspecto centra l da crítica marxist a está na questão de como compreen der o que é o homem. 
Assinale a alternati va correta: 
C) As afirm ativas I, II, II I, IV e V estão cor retas. 
Questão 35: Desde que o ser humano t ornou-se pensante e consciente da sua própria condição no mundo, muitos estudiosos buscaram explicar as perspectivas e os princípios éticos, morais e religiosos que regem a trajetória do homem na face da Terra. Para tentar entender seu papel, primeiramente surgiu a begônia. O que essa palavra significa? 
Escolha a alternativa correta: 
B) A palavra que vem d o grego theos, “deus”, mais genea, “ origem”. 
Questão 36: Inserido no contexto do pensamento alemã o que de u origem ao racionalismo (idealismo lógico) e ao romantismo (ideal ismo sensível), resultando no “material ismo contemplativo”, Marx defendia a prática de um materialismo __________ ___________. Escolha a alternativa que completa corretamente a frase: 
C) Ativo. 
Questão 3 7: A fundamentação da metafísica d os costumes é considerada por muitos filósofos a mais importante obra já escrita sobre a moral . Nela, Kant definiu: 
B) As funções da ação fundamentada pela moral, introduzindo conceitos como o “imperativo categórico” e a “boa 
vontade”. 
Questão 38: Qual é o filósofo que afirma que na da está na inteligência que não tenha estado antes n os sentidos, motivo pelo qual não podemos ter de Deus uma noção i mediata? 
B) Tomás de Aquino. 
Questão 39: O Renascimento trouxe uma renovação da ciência e a necessidade de uma nova definição do ser humano e de seu lugar no mundo. Por isso, é chamado também de: 
A) Idade da razão. 
Questão 40: Quais os filósofos que formaram a tríade grega? 
C) Sócrates, Platão e Aristóteles. 
Questão 41: Quais foram as correntes que influenciaram Marx a construir a teoria que ficou conheci da como “materialismo dialético histórico”? 
A) A economia política inglesa, o socialismo francês e a filosofia alemã. 
Questão 42: Pode ser considerada contemporânea a filosofia que compreende que período da História? 
E) Da segunda metade do século XI X até o início do século XXI. 
 
Questão 43: N a vanguarda da sociedade que preconizava, Nietzsche colocava o e spírito de altivez, afirmando que a consciência de si próprio precede qualquer cri ação. Em razão da sua consciência, que papel Nietzsche assumiu? 
B) “P ensador entre os sé culos”. 
Questão 44: Logo após o idealismo que predominou na primeira metade do século XIX, surge o _____________, que ocupa a segunda metade do mesmo século, espalhado em todo o mundo civilizado. Trata-se de um pensamento que representa uma reação contrária ao apriorismo, ao formalismo, ao idealismo. Complete a frase com a alternativa correta: 
B) Positivismo. 
Questão 45: __ ________ ____ como movimento dentro da modernidade e mantendo a ênfase na racionalidade, possui características próprias, como a liberdade e o fim da opressão. 
Complete a frase com a alternativa correta:
D) O Il uminismo. 
Questão 46: Quais foram as principais influências que a filosofia escolástica recebeu? 
B) D a Bíblia Sagrada, dos filósofos da Antiguidade e também d os padres da I greja. 
Questão 47: Leia com atenç ão as afirmati vas: 
I - As t ransformações que ocorreram nos séculos XII e XIV mudaram a concepção de mundo do homem ocide ntal. 
II - Os pensadores no século X VI encontravam antigas doutrinas de cunho filosófico e científ ico formuladas pela civilização greco-roman a. 
III - N o século XVI, praticamente tu do foi contestado, desde a unidade política e religiosa da Europa. 
IV - Com os navegadores cruzando os m ares e des cobrindo novos povos e culturas, houve questionament o das verdades até então es tabelecidas p ela Idade Média. 
Assinale a alternativa correta: 
E) As afir mati vas II, II I e IV estão corretas. 
 
Questão 48: Em que período da história a sabedoria não é mais vista como al go sagrado e místico? 
C) Renascimento. 
Questão 49: Para Freu d, quais são os instintos que comandam o comportamento humano? 
E) Instinto sexual e instinto de sobre vivência. 
 
Questão 50: Os pensadores da Escola Jônica N ova levantaram o problema das causas que surgem das transformações no elemento primitivo. Para Empédocles, pensa dor dessa escola, quais foram os elementos que ele denominou? 
Escolha a alternativa correta: 
E) Fogo, ar, água e terra. 
 
Questão 51: Leia com atenç ão as afirmati vas: 
I - A filosofia grega começou nas colônias, onde havia intenso contato com outros povos. II - Há um questionamento se a filosofia grega não seria um produto das filosofias orientais e de outras civilizações. III - É possível afirmar que se instaurou na Grécia uma grande confusão pelo surgimento da filosofia. 
IV - Os gregos não res tringiram sua visão de mundo a uma atividade prática ou mesmo a uma crença. 
Assinale a única alternativa correta: 
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
Questão 52: Conhecido como o primeiro filósofo g rego, pois deixou o legado d o seu pensamento, que de u início à filosofia oci dental. Aristóteles deu a ele o mérito de ter sido o fundador da filosofia. Quem foi esse filósofo ? 
C) Tales. 
Questão 53: Leia com atenç ão as afirmati vas: 
I - A filosof ia cristã dos p rimeiros set e séculos f oi denominada de patrística. 
II - A filosof ia escolást ica consiste no conjunto de doutrina das verda des da f é cristã e na sua defesa contr a os “pagãos” e os hereges. 
III - A f ilosofia patrís tica se ocupou da eluc idação progr essiva dos dogmas cr istãos e daquilo que c hamamos d e Tradição Católica. 
IV - A filosofia patríst ica possui um significado mais limitado quando co mparada às disciplinas min istradasnas escolas medievais. 
V- Para a f ilosofia agost iniana, a moral é cr istã e transcendente. 
Assinale a única alt ernativa correta: 
D) As al ternativas I, III e V estão corretas. 
Questão 54: Como aluno de Platão, ________________ _________ discordava de uma parte fundamental da filosofia do seu mestre. Enquanto Pl tão conce bia dois mund os existentes, um apre ndido pelos sentidos human os, em c onstante mutação, e o outro conc ebido como sendo das ideias, acessí vel somente pelo pensamento i ntelectual, imutá vel e atemporal , seu aluno co ntemplava a penas a exi stência do mu ndo em que vivemos, al egando que aquil o que estava além da experiência humana não poderi a signifi car nada para o homem. 
Assinale a alternati va que preenche corr etamente a f rase acim a: 
E) Aristótele
Questão 2: Como podemos definir a Filosofia Contemporânea? 
Caracteriza-se por uma visão crítica frente a moral, a religião e a ciência. Assim, os filósofos pós-modernos procuram criticar as bases morais da sociedade ocidental, questionar o cristianismo e os abusos da Ciência. Há, também, uma crítica especialmente forte quanto à Política, que sofreu tantas reviravoltas nesse período no Ocidente. 
 
Questão 8: O que o f ilósofo Jean-Paul Sartre quer dize r quando afirma que o s er human o está c ondenado a ser livre? Você co ncorda com ess a ideia? Justifique
Acho que em tudo que fizermos, aonde formos, temos que tomar decisões, e somos livres para escolher a decisão que quisermos, nao importa se estamos sendo pressionados ou não!!

Outros materiais