Buscar

Sistema tegumentar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Equipe:
Elania Mª Carvalho
Elenice Cardoso
Jética Paiva
Josefa Viviane 
Maria Renilde
Rosicleide Muniz 
Thayná Melo
Sob orientação da Profº Marcelo Castro
Unhas 
e Pêlos
Anatomia e Fisiologia
Das unhas
As unhas são lâminas queratinizadas que recobrem a última falange dos dedos, protegendo-os. A unha é uma placa retangular dura, formada por quatro camadas: matriz ungueal, lâmina ungueal (corpo da unha), dobras laterais e borda livre. O maior eixo é longitudinal nas unhas das mãos e transversal nas unhas dos pés. Duas pregas laterais demarcam as bordas da unha, e parte visível termina em borda livre, tornando-se branca neste local devido ao contato com o ar.
A espessura das unhas varia de 0,5 a 0,75 mm. As unhas das mãos crescem cerca de 0,1mm por dia, enquanto as dos pés crescem em ritmo mais lento. O crescimento das unhas é maior durante o dia e nas pessoas do sexo masculino, sendo também influenciado por doenças sistêmicas e fatores locais. 
Fatores que aceleram o crescimento das unhas :
 obesidade, 
infância, 
sexo masculino, 
mão direita, 
dedos anular, 
médio e indicador, 
verão, 
hipertireoidismo. 
 Os fatores que desaceleram esse processo são:
 
* Noite, * febre, 
* idade avançada, * neonatos, 
* sexo feminino, * mão esquerda, 
* polegar, * dedo mínimo, 
* hálux, * inverno,
* hipotireoidismo, * síndrome das unhas amarelas, 
* dano à matriz * doenças infecciosas.
A função principal das unhas é a de aumentar a resistência das pontas de nossos dedos ao mesmo tempo garante alguma proteção à zona de nosso corpo que tem mais chance de receber traumatismos. 
Outras funções são:
facilitar a manipulação fina; 
contribuir com a sensibilidade tátil; 
permitir o ato de arranhar. 
Pode relacionar-se a outras funções, como: preensão, pegar pequenos objetos, agredir, arranhar, lascar, cortar, marcar, defender e auxiliar na sensibilidade da polpa digital.
Doenças das unhas
Existem várias doenças que podem acometer as unhas, exemplo:
Traumatismo na base das unhas, são quando pontos esbranquiçados aparecem na ponta e são bem comuns.
Linhas de Beau são depressões nas unhas das mãos. Essas linhas podem ocorrer depois de uma doença, ferimento na unha e quando você está mal nutrido.
Leuconiquia são listras ou manchas brancas nas unhas.
As causas podem ser: falta de nutrientes no organismo (ex: ferro, zinco,vitamina A e B6), produtos químicos como detergente, e qualquer outro tipo de trauma ou estresse para as unhas, como esmaltes que enfraquecem, tirar cutícula, acetona, lesões, entre outros.
Unhas encravadas, são também relativamente comuns, as causas normalmente são por causa dos sapatos apertados, traumatismos e dedos grandes (hálux) do pé. 
A coiloníquia é a unha da mão em formato anormal. A unha forma sulcos e é fina e curvada para fora. Essa doença está associada a anemia por deficiência de ferro.
Hemorragias subungueais, são rupturas dos vasos sanguíneos nas unhas que podem causar linhas verticais ou manchas arroxeadas.
Infecções por fungos(micoses) ou por bactérias, as causadas por fungos causam deformidades nas unhas
Já a por bactérias causa vermelhidão e inchaço em volta delas.
Verrugas vulgares: usualmente crescem em volta das unhas, nos dedos e no dorso das mãos. Elas são mais comuns nas regiões de pele submetidas a traumas frequentes (por exemplo onde as unhas são aparadas/roídas ou as cutículas retiradas).
Paroníquia (unheiro) é a inflamação da dobra ungueal (pele ao redor da unha) e pode ser provocada por diversos agentes como bactérias, fungos e vírus. Pode ser, também, uma manifestação de alergia.
Ocorre o descolamento da lâmina ungueal do leito, a partir da borda livre, podendo ocasionar a queda da lâmina. E também, infecções secundárias por bactérias e fungos.
Onicólise
Qualquer alteração patológica nas unhas deve ser observada com rigor, pois sinalizam desde falta de nutrientes, estresse e micoses até problemas mais sérios, como cirrose hepática, insuficiência renal e endocardite (a inflamação do revestimento interior do coração, geralmente provocada por bactérias).
Prevenção
Mãos e Unhas: As mãos devem estar sempre limpas e cortar as unhas e mantê-las limpas são medidas muito importantes para prevenir determinadas doenças.
Além do kit pessoal que pode andar consigo e usá-lo nas idas à manicure e pedicuro, alguns médicos dermatologistas aconselham a prevenção das onicomicoses, sobretudo dos pés, através da utilização de pó de talco com antifúngico em particular para quem tem tendência a desenvolver este problema após a utilização de espaços públicos, como balneários. 
Medidas para prevenir doenças das unhas
 
1) Mantenha suas unhas limpas e secas, porque debaixo delas podem se manter bactérias e outros organismos infecciosos;
2) Seque bem a região após o banho;
3)Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava-pés, vestiários, saunas);
4) Observe a pele e o pelo de seus animais de estimação. Qualquer alteração como descamação ou falhas no pelo; procure o veterinário ;
5) Evite mexer com a terra sem usar luvas: o contato com a terra e as plantas, pelos de animais e utensílios contaminados na cozinha ou em manicures podem favorecer infecções por fungos, vírus e ou bactérias; 
6) Evite o uso de calçados fechados. Opte pelos mais largos e ventilados;
7) Evite meias de tecido sintético. 
Prefira as de algodão; 
8) Use somente o seu material de manicure;
9)A retirada excessiva da cutícula pode ser prejudicial à saúde da unha, afinal as cutículas são uma barreira protetora, que impede a entrada de microrganismos;
10) As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo
11) Evite lixar a parte de cima da unha porque isso destrói a queratina (a proteção natural); 
12) Evite mexer em unhas encravadas, 
especialmente se já estiverem infectadas;
13 ) Não as roa. Esse hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode também fazer com o seu crescimento seja irregular;
14 ) O cigarro e certos produtos químicos, até mesmo os esmaltes e os removedores, podem ser prejudiciais às suas unhas e torná-las amareladas
15) Mudanças, inchaços e dor nas unhas podem sinalizar um problema sério. Relate qualquer alteração ao seu dermatologista. Ele é o médico que melhor pode determinar qual a conduta terapêutica para o seu caso. 
 
Plano de Cuidados de Enfermagem para unha Infectada
Um plano de enfermagem de cuidados para uma unha infectada é geralmente limitada a um conjunto de ordens de medicação e tratamento estabelecidos por um médico ou outro profissional de cuidados de saúde primários .
Um plano de enfermagem de cuidados para quase qualquer infecção deve incluir precauções padrão , que ajudam a reduzir o risco de infecções e infecções secundárias, em pacientes e pessoal .
Ao cuidar de uma unha infectada , luvas não estéreis devem ser usadas e mudar de luvas entre tarefas diferentes no mesmo paciente . 
Estabelecimento das metas ou objetivos do cuidado
Identificação e preparo do material disponível;
Preparo do ambiente;
Preparo do paciente;
inspecionar as unhas dos pés e tomar nota de qualquer aparência anormal na cor ou espessura ;
Lavar as mãos antes e depois de manusear a unha infectada .
Anatomia e Fisiologia
Dos Pelos
Os pelos são estruturas filiformes, constituídas por células queratinizadas produzidas por folículos pilosos. Os cabelos se formam na derme. Pelos são encontrados em quase toda superfície do corpo com exceção da palma das mãos e das planta dos pés. Variam muito em comprimento, espessura e cor nas diferentes partes do corpo e etnias. Um pelo consiste em raiz e haste. Raiz é a parte interna que se insere até a derme, a raiz do pelo termina no bulbo que é mais esbranquiçado e de textura mais
mole. Haste é a parte externa do pelo que surge da epiderme, ou seja, a parte do pelo que fica para fora da pele.
Os  pelos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactadas. Na base do pelo há células que se multiplicam constantemente, empurrando as células mais velhas para cima. Estas, ao acumular queratina, morrem e se compactam, originando o pelo. Cada pelo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma 
ou mais glândulas sebáceas, que se 
encarregam de sua lubrificação. 
Os melanócitos produzem a pigmentação 
do pelo.
Existem dois tipos de pelos:
• Lanugem ou Velo
É o pelo fino que se encontra na face, nariz, orelhas e cobre quase todo o corpo, normalmente falta pigmentação e cresce superficialmente desde uma glândula sebácea.
• Pelos Terminais
São pelos grossos, pigmentados e profundos que se encontra nas axilas, regiões pubianas e outras partes do corpo, possuem a raiz e o bulbo muito desenvolvidos e são originados de um folículo subcutâneo.
Os pelos apresentam basicamente as seguintes funções: proteção nas áreas de orifícios como nariz, orelhas e olhos; proteção contra os raios ultravioletas (UV) no couro cabeludo; redução do atrito nas regiões de intertrigo (pele com pele) e das axilas; e função de percepção sensitiva cutânea.
Funções dos pelos
Doenças dos pelos
A perda de cabelos, ou alopecia
É consequência de alterações no folículo piloso. Se as alterações forem transitórias e não destrutivas da matriz capilar, ocorre um novo crescimento. Se as alterações provocam destruição da matriz capilar, resultam na formação de escaras (feridas), ou atrofia, produzindo alopecia permanente.
Tinea do couro cabeludo
 É causada por um fungo e transmite-se pelo contacto com alguém infectado. é uma infecção mais frequente nas crianças em idade escolar (entre os seis e os dez anos). pode apresentar-se de diversas formas, nomeadamente zonas de peladas (que podem aumentar e confluir entre si; podem ainda ter áreas com cotos pilosos) e zonas descamativas, que podem ser dolorosas e ter crostas amareladas. Pode haver comichão no couro cabeludo.
Hirsutismo
É o excesso de pelos grossos e escuros, embora
 mais inconveniente para as mulheres, o hirsutismo 
pode ocorrer tanto nos homens, mulheres 
e crianças. É caracterizado por a presença de pelos em áreas da pele que normalmente não deveriam ser muito peludas. Nestes casos é indicado realizar uma consulta com médicos
endocrinologista ou ginecologista.
Foliculite (Pelo encravado)
É uma inflamação causada por o crescimento de bactérias no folículo piloso canal por onde sai o pelo. Quando o folículo inflama, há uma proliferação de células e acúmulo de líquido, formando uma bolinha vermelha na pele, às vezes com pus e pode aparecer em qualquer parte do corpo.
Doenças do couro cabeludo:
Dermatite seborréica: Popularmente conhecida como caspa, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação;
Dermatite esfoliativa: Tipo de dermatite que produz perda dos pêlos e escamação por todo o corpo. Toda a superfície da pele fica vermelha, escamosa e mais grossa.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir a doenças de pelos e cabelos é tomando alguns cuidados básicos:
Higiene adequada;
Não compartilhar toalhas ou roupas de banho;
Não usar roupas justas;
Evitar o uso de lâminas no sentido contrário do crescimento dos pelos;
Uso de esfoliantes corporais;
Depilação a laser.
. Procure lavar o cabelo com água de morna para fria, com temperatura por volta de 22ºC;
. Não durma com os cabelos molhados e nem úmidos;
. Use xampus para seu tipo de cabelo e condicionador apenas nas pontas;
Para prevenir as doenças do couro cabeludo
. Não utilize produtos ou tome comprimidos sem orientação médica;
. Alimente-se de forma saudável, beba água e tente evitar o estresse;
. Procure um dermatologista na primeira suspeita de qualquer tipo de doença do couro cabeludo.
Por ser uma doença mais propícia aos homens, a caspa deve ser tratada de maneira adequada ao couro cabeludo masculino. Os dias de baixas temperaturas são um convite para os banhos quentes e demorados. Entretanto, o couro cabeludo acaba sendo o mais prejudicado, pois aumenta-se a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, acarretando em dermatite seborreica, conhecida como caspa, ou seborreias, em casos mais graves. 
Por isso, é necessário tratar e prevenir 
os flocos brancos para que eles não 
causem momentos de desconforto. 
Plano de Cuidados de Enfermagem para pelos e cabelos
01 - Explicar ao paciente o que ser feito; 
02 - Reunir o material no carro de banho e leva-lo próximo a cama do paciente; 
03 - Lavar as maos; 
04 - Fechar portas e janelas; 
05 - Abaixar a cabeceira do leito do paciente; 
06 - Retirar o travesseiro; 
07 - Colocar toalha de banho na cabeceira da cama, sob o forro com o plastico; 
08 - Colocar sobre o forro com plastico, a bacia com agua morna; 
Técnica de enfermagem para higiene dos cabelos no leito
09 - Colocar o paciente em posição diagonal, com a cabeça próxima ao funcionário; 
10 - Proteger os ouvidos do paciente com algodão; 
11 - Colocar outra toalha ao redor do pescoço do paciente, afrouxando a camisola, no caso de mulher, ou retirando a camisa 11 - Colocar outra toalha ao redor do pescoço do paciente, afrouxando a camisola, no caso de mulher, ou retirando a camisa no caso de homem, cobrindo-o com o lençol; 
12 - Sustentar a cabeça do paciente com uma das mãos, sobre a bacia com água; 
13 - Pentear os cabelos, inspecionando o couro cabeludo, cabelos e observando condições de anormalidade; 
14 - Umedecer os cabelos com um pouco de água, aplicando o shampoo evitando que o liquido escorra 
nos olhos; 
15 - Massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos; 
16 - Lavar os cabelos; 
17 - Enxaguar os cabelos do paciente ate sair toda espuma, com o auxilio de uma jarra; 
18 - Despejar a água da bacia, quantas vezes forem necessario; 
19 - Elevar a cabeça do paciente e espremer os cabelos com cuidado, fazendo escorrer água; 
20 - Retirar a bacia que esta sob a cabeça do paciente; 
21 - Descansar e envolver a cabeça do paciente na toalha; 
22 - Secar os cabelos com toalha de banho ou forro; 
23 - Pentear os cabelos do paciente; 
24 - Recolocar o travesseiro e voltar o paciente a posicao inicial; 
25 - Retirar a toalha, recompor o material no carro de banho, deixando paciente em posição confortável; 
26 - Lavar as mãos; 
27 - Anotar na prescrição do paciente. 
 As unhas da mão crescem 1 centímetro a cada 28 dias, 4 vezes mais rápido do que as unhas do pé.
As unhas da mão direita crescem com mais velocidade que as da mão esquerda.
 Considerando-se mãos e pés, cada pessoa corta, no decorrer da vida, em torno de 58 metros de unha. Se uma pessoa tivesse cortado as unhas dos pés e das mãos 2 vezes por mês, aos 30 anos teria acumulado 7 quilos de unhas.
 "Onicófago" é quem tem o hábito de roer unhas.
A Americana Lee Redmond é a Recordista do Guinness Book no que diz respeito ás maiores unhas do mundo. Lee Redmond diz não cortar as unhas desde 1979.
A pele e as cutículas encolhem, por isso dão a impressão de que as unhas e cabelos estão maiores. Imagine se isso fosse verdade, que coisa bizarra!
Cleópatra, que não era tãããão bela assim, criou uma lei determinando que ela seria a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história, uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse sua ordem, a infratora podia até ser executada.
Vocês sabiam que a ideia de pintar as unhas vem desde 3.500 a 3.100 a.C.? Pois é, no Egito as egípcias tingiam as unhas de preto (henna). Naquela época os "esmaltes" eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas. De secagem lenta, a película que se formava sobre a unha absorvia a poeira e saía com facilidade. As cores do esmalte
passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza.
OBRIGADAS !!!!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais