Buscar

Teste de Ortolani

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Teste de Ortolani
É um exame que identifica deslocamento congênito do quadril em lactentes. 
Tecnicamente, a manobra de Ortolani deve ser realizada com a criança sem roupa, fora do berço, a partir da posição de adução e flexão de 90º dos quadris. Os joelhos servem para a preensão e ficam flexionados. Em seguida, fazem-se vários movimentos de abdução (abertura) e adução (fechamento) dos dois quadris.
O examinador segura as pernas dos lactentes de modo que seus polegares posicionem-se na parte medial das coxas e dos dedos na parte lateral das coxas do lactente. As coxas são abduzidas delicadamente, e o examinador aplica uma força leve nos trocanteres maiores com os dedos de cada mão. O examinador sentirá resistência a cerca de 30º de abdução e, se houver deslocamento, sentirá um estalido na redução do deslocamento. 
Teste de Barlow ou Manobra de Barlow
É um exame físico realizado em crianças para procurar displasia do quadril.
Manobra é realizada ao se aduzir o quadril (trazendo em direção à linha média) enquanto se aplica uma pequena pressão sobre o joelho, direcionando a força posteriormente. Se o quadril é deslocável - ou seja, se o quadril pode ser deslizado para fora do acetábulo com esta manobra - o teste é considerado positivo. 
A manobra de Ortolani é então usada, para confirmar o achado positivo da manobra de Barlow.

Outros materiais