Buscar

Exercícios da aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202000450)
	
	Segundo José Murilo de Carvalho, em Os Bestializados, a proclamação da República no Brasil (1889) não teve o mesmo significado para todos. Entre os republicanos, podemos apontar, pelo menos, a disputa entre três projetos de República:
	
	
	O modelo liberal e federalista norte-americano, defendido principalmente por proprietários rurais, especialmente de São Paulo; o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; e o modelo clientelista, defendido pela burguesia cafeeira.
	
	O jacobinismo francês defendido pela população urbana, pequenos proprietários rurais e, profissionais liberais; o modelo revolucionário defendido pelos setores operários urbanos e pequenos camponeses; e o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos.
	 
	O modelo liberal e federalista norte-americano, defendido principalmente por proprietários rurais, especialmente de São Paulo; o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; e o jacobinismo francês, defendido pela população urbana, pequenos proprietários rurais, e profissionais liberais.
	
	O modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; o modelo clientelista, defendido pela burguesia cafeeira; e o modelo revolucionário defendido pelos setores operários urbanos e pequenos camponeses.
	
	O modelo revolucionário defendido pelos setores operários urbanos e pequenos camponeses; o modelo positivista, defendido principalmente por militares e republicanos gaúchos; e o modelo liberal e federalista norte-americano, defendido principalmente por proprietários rurais, especialmente de São Paulo.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202027997)
	
	A crise da dominação oligárquica que culminou com a Revolução de 1930, resultou de um processo crescente de transformações vividas pelo país, dentre as quais se destaca:
	
	 
	A emergência de uma classe operária ligada à industrialização, que assumiu na década de 1920, formas políticas mais organizadas
	
	A crescentge insatisfação dos estados mais pobres contra o domínio do eixo ¿café com leite¿ expressa em rebeliões como as de Canudos e Juazeiro
	
	A lenta politização dos trabalhadores rurais após a abolição, contestando o domínio dos coronéis
	
	O caráter modernizador dos setores oligárquicos, cada vez mais ligados aos empreendimentos urbanos-industriais
	 
	O movimento tenentista, disputa política no interior do Estado, sem ligação com as classes da sociedade
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202126872)
	
	Leia a seguinte análise sobre o coronelismo na Brasil: "A pergunta: "Quem é você?" recebia invariavelmente a resposta: "Sou gente do Coronel Fulano". Esta maneira de redarguir dava, imediatamente a quem ouvia, as coordenadas necessárias para conhecer o lugar socioeconômico do interlocutor, além de sua posição política. O termo "gente" indicava primeiramente que não se tratava de alguém do mesmo nível que o coronel e sua família (...). Em segundo lugar, a ligação com o coronel Fulano também dava imediatamente a conhecer se o indivíduo estava integrado na facção que governava local ou regionalmente (...). "Gente do Coronel fulano" significava então especificamente a clientela deste". (QUEIROZ, Maria Isaura de. O Mandonismo local na vida política brasileira e outros ensaios. São Paulo: Alfa-Omega, 1976, pp.164) Analise as afirmativas sobre o coronelismo no Brasil da primeira república:
I- O coronelismo pode ser compreendido como um fenômeno político da primeira República.
II- O "coronel" geralmente era um grande proprietário de terras.
III- Através do "voto de cabresto" os coronéis manipulavam o eleitorado rural e garantiam a vitória da política do "café-com-leite".
Assinale a alternativa correta:
	
	
	apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	apenas a afirmativa III está correta.
	
	apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	 
	todas as afirmativas estão corretas.
	
	apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Outros materiais