Buscar

Eixo 3

Prévia do material em texto

Assinale a alternativa que melhor descreve o caráter jurídico da medida socioeducativa:
Escolha uma:
a. Uma reação do estado, aplicada pelo juiz à  pessoa que praticou ato infracional com idade entre 12 e 18 anos 
b. Uma reação do estado, aplicada pelo Conselho Tutelar a pessoa que praticou ato infracional com idade entre 0 e 18 anos.
c. Uma reação do estado, aplicada pelo juiz ou pelo Conselho Tutelar, a criança ou adolescente em situação de risco.
d. Uma reação do estado, aplicada pelo juiz, a pessoa que praticou crime, contravenção ou outro ato antissocial com idade entre 14 e 21 anos.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta a respeito dos princípios e conceitos que regem as medidas socioeducativas, em especial, as medidas privativas de liberdade:
Escolha uma:
a. Princípio da excepcionalidade entende que a internação não pode ser aplicada havendo outra medida adequada. 
b. Princípio da brevidade enfatiza o processo de construção identitária e de projeto de vida dos adolescentes.
c. Princípio do respeito a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento reconhece que a institucionalização longa não colabora para a reinserção social.
d. O conceito de  incompletude institucional é aplicado exclusivamente nas medidas socioeducativas de privação de liberdade.
Questão 3
Parcialmente correto
Atingiu 0,21 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação as seis medidas socioeducativas assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo:
	A internação provisória é uma medida socioeducativa que diferencia-se da medida de internação pelo seu caráter provisório, não podendo ultrapassar 45 dias , destina-se para os casos de adolescentes que cometem atos infracionais graves.
	Resposta 1
	A liberdade assistida é uma medida em meio aberto em que haverá um processo de execução para cada adolescente no qual será revisto e reavaliado pelo juiz no mínimo a cada 6 meses, cujo o objetivo primordialmente é favorecer a inclusão social do adolescente.
	Resposta 2
	A medida de reparação ao dano é uma medida  aplicada quando a infração envolve    danos materiais, podendo a autoridade judicial determinar, por meio de um programa de atendimento, que o adolescente restitua a coisa, ressarça do dano ou compense o prejuízo da vítima.
	Resposta 3
	O programa de atendimento de semiliberdade deve oferecer obrigatoriamente escolarização e profissionalização ao adolescente, buscando os recursos na comunidade, além de oportunizar a participação do adolescente em atividade externas junto à família e à comunidade.
	Resposta 4
	A prestação de serviço à comunidade é uma medida que caracteriza-se pela realização de tarefas gratuitas, de interesse geral e de relevância comunitária para o adolescente, que não excedam o período de 6 meses, com jornada máxima de 8 horas semanais.
	Resposta 5
	A medida socioeducativa de internação corresponde ao adolescente ser mantido, pelo Estado, em confinamento, para cumprimento do Plano Individual de Atendimento (PIA), com fins de reeducar-se socialmente, devendo a equipe do programa de atendimento adequar todas as ações socioeducativas ao local que o adolescente está recluso.
	Resposta 6
	Um das medidas de execução imediata é a advertência que poderá ser aplicada quando houver prova da materialidade bem como indícios suficientes de autoria.
	Resposta 7
Informação
Marcar questão
Texto informativo
TEMA B - A Função Pedagógica da Socioeducação
Questão 4
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Apesar dos avanços legais com o ECA e o SINASE (Lei 12.594/12), atualmente não verificamos a expressão essencialmente garantista de tais regramentos na execução da ação socioedcuativa. Em busca de oferecer maior pressão para mudanças no campo o SINASE, ao regulamentar o ECA, traz em seu escopo o forte caráter ético-pedagógico que deve orientar a execução das medidas socioeducativas. Das alternativas listadas abaixo, qual não expressa a finalidade dos programas de execução das medidas socioeducativas:
Escolha uma:
a. Os programas de internação provisória, e de execução de medidas socioeducativas em meio aberto e em meio fechado tem como finalidade auxiliar o adolescente a romper definitivamente com a prática delitiva, ao ensinar os limites claros da convivência em sociedade. 
b. Os programas de internação provisória, e de execução de medidas socioeducativas em meio aberto e em meio fechado devem oferecer aos adolescentes acesso ao sistema de garantia de direitos.
c. Os programas de internação provisória, e de execução de medidas socioeducativas em meio aberto e em meio fechado devem favorecer a ampliação das possibilidades de vida do adolescente, bem como experiências significativas que fortaleçam sua autonomia responsável, a consideração de si mesmo e dos demais em suas tomadas de decisões.
d. Os programas de internação provisória, e de execução de medidas socioeducativas em meio aberto e em meio fechado devem oferecer projetos que desenvolvam e aprimorem as potencialidades globais dos adolescentes e invistam em seu processo de responsabilização individual, considerando também a responsabilização coletiva.
Questão 5
Parcialmente correto
Atingiu 0,38 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Os Parâmetros da Ação Socioeducativa propostos pelo SINASE é composto por três conjuntos de orientadores: Diretrizes Pedagógicas, Dimensões Básicas e Ações por Eixos Estratégicos, os quais funcionam como referência para a construção e avaliação das práticas socioeducativas. Quanto a estes conjuntos de orientadores, assinale como verdadeiro ou falso?
	Dentre as Diretrizes Pedagógicas está a instituição de espaços periódicos de diálogo entre os socioeducadores. Este proceder favorece a construção coletiva do trabalho a partir dos diferentes olhares e saberes dos profissionais e, portanto, de visão mais integral dos adolescentes e das práticas desenvolvidas.
	Resposta 1
	A Dimensão Básica aborda a importância das alianças estratégicas dos programas com órgãos e serviços públicos e privados que possibilitem o desenvolvimento das ações socioeducativas que atendam as diferentes necessidades e interesses dos adolescentes, exceto na medida de internação, uma vez que o adolescente está privado de liberdade.
	Resposta 2
	Compõe um dos Eixos Estratégicos o “Suporte institucional e pedagógico”, o qual contempla desde um lugar adequado e recurso financeiro para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica garantista, até critérios definidos quanto ao perfil e habilidades específicas dos diferentes profissionais responsáveis pela efetivação do atendimento socioeducativo, assim como na produção de instrumentais de registro do acompanhamento e abordagem com cada adolescente.
	Resposta 3
	Abordagem familiar e comunitária é um eixo que aponta a necessidade do desenvolvimento de metodologias específicas dos programas para o trabalho familiar e comunitário, que invistam no fortalecimento dos vínculos do adolescente com seus pais biológicos, quando possível, e irmãos.
	Resposta 4
Informação
Marcar questão
Texto informativo
TEMA C - Organização Técnica e Operacional para Efetivação das Medidas Socioeducativas.
Questão 6
Parcialmente correto
Atingiu 0,40 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Considerando os conteúdos abordados no Tema C, sobre a organização téncnica e operacional das medidas socioeducativas, assinale verdadeiro ou falso nas afirmações abaixo:
	Os princípios norteadores do projeto político-pedagógico do programa inspiram-se nos valores pessoais de cada um dos trabalhadores e, portanto, não é possível um consenso quanto aos objetivos do programa.
	Resposta 1
	Os dados da realidade local não têm relevância para a elaboração do projeto do programa considerando que as prioridades no atendimento do adolescente têm pouca variabilidade.
	Resposta 2
	A qualidade dos programas de execução das medidas socioeducativas é um fator importante que interferenos índices de reincidência e favorece a diminuição do número de internação de adolescentes.
	Resposta 3
	O perfil do grupo de adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa é um dado relevante para a elaboração do projeto de atendimento.
	Resposta 4
	As instituições, e as entidades sociais que executam as medidas socioeducativas têm autonomia para construir metodologias e os fluxos desse atendimento, escolhendo e avaliando, inclusive, a necessidade da elaboração ou não das normatizações das práticas institucionais, como a elaboração de regimento interno, guia do educador, manual do adolescente e regras disciplinares.
	Resposta 5
Questão 7
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o trabalho de mapeamento da realidade é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. O mapeamento da realidade é condição básica do processo de organização, planejamento e funcionamento dos programas de execução de medida socioeducativa.
b. O mapeamento da realidade consiste exclusivamente no levantamento da rede de serviços públicos e/ou comunitários disponíveis no município, com a finalidade de encaminhamento dos adolescentes a esses diferentes serviços ao longo do cumprimento de sua medida socioeducativa e considerando que o perfil dos adolescentes atendidos não varia. 
c. O mapeamento da rede social no município, sua articulação e pactuação para utilização dos equipamentos, programas e serviços públicos e/ou comunitários, contribui para o fortalecimento da interface com as diferentes políticas públicas e sociais.
d. O mapeamento da realidade abrange três dimensões, que devem ser consideradas como um pré-requisito para a elaboração do projeto político-pedagógico e o planejamento das ações socioeducativas do programas, são elas: caracterização do território ou comunidade; caracterização da rede social de serviços, programas, projetos públicos e privados, que atendam a demanda dos adolescentes e do respectivo programa socioeducativo; caracterização do perfil psicossocial dos adolescentes atendidos pelo programa.
Informação
Marcar questão
Texto informativo
TEMA D - Adolescência, Ato Infracional e Metodologia do Atendimentos Socioeducativo
Questão 8
Parcialmente correto
Atingiu 0,25 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Quanto a metodologia do atendimento socioeducativo, avalie como verdadeira ou falsa as afirmações abaixo:
	Os socioeducadores precisam compreender que o cometimento do ato infracional resulta da exposição destes adolescentes a processos de vulnerabilidade e não garantia de direitos. Por esta razão, o ato infracional e as atitudes de indisciplina cometidas durante o cumprimento da medida socioeducativa devem ser abordados com muito cuidado pelo socioeducador, afim de não prejudicar o estabelecimento de vínculo com o adolescente.
	Resposta 1
	A ação socioeducativa direciona-se a reprovar o ato infracional, não o seu autor; em investir na desconfiguração do campo de vulnerabilidade à pratica do delito, através da garantia de direitos; e no apoio emocional no exercício da alteridade.
	Resposta 2
	Os adolescentes que oferecem maiores resistências ao processo socioeducativo, num posicionamento desafiador na relação com o socioeducador deve ser sensibilizado para a importância dos limites, já que este adolescente poderá tornar-se uma liderança negativa junto aos demais adolescentes do Programa.
	Resposta 3
	Diante da prática de ato infracional e/ou de ato indisciplinar durante o cumprimento da medida socioeducativa é preciso equilíbrio entre a desaprovação do ato e o oferecimento de condições para que o adolescente não precise utilizar da agressão para ter suas necessidades básicas atendidas.
	Resposta 4
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Quanto ao processo responsabilizatório junto ao adolescente em conflitualidade com a lei, qual das alternativas abaixo é incorreta:
Escolha uma:
a. A responsabilização não é um estado definitivo a ser alcançado durante a execução da medida socioeducativa, já que o processo de responsabilização nem sempre acompanha o tempo do processo judicial. 
b. A responsabilização não deve ser um objetivo da medida socioeducativa, mas um processo a ser disparado durante sua execução. O trabalho da equipe do programa, portanto, não pode prescindir em favorecer formatos conversacionais reflexivos para que o adolescente possa, por ele mesmo, reconhecer sua decisão pessoal em infracionar, compreender as possíveis razões desta sua decisão, identificar as consequências de sua ação para si mesmo, para sua família, vítima e comunidade.
c. A responsabilização envolve o reconhecimento por parte do adolescente acerca dos danos causados pela transgressão a ele mesmo, sua família e comunidade. Este reconhecimento é importante para prevenir a reincidência.
d. A responsabilização do adolescente não se sustenta sem a responsabilização coletiva, caso o adolescente não participe da construção das normas coletivas e não confirme que o Estado e os adultos respeitam seus direitos e cumprem suas obrigações, dificilmente compreenderá e respeitará o código de referências que rege as relações sociais.
Questão 10
Parcialmente correto
Atingiu 0,25 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A dimensão relacional da ação socioeducativa envolve três pilares: a Relação Dialógica, Formatos Participativos e Resultados Restaurativos. Assinale a alternativa correta quanto às afirmações verdadeiras ou falsas listadas abaixo acerca destes três pilares:
	A vítima precisa ser considerada ainda que não seja possível sua participação direta ou indireta. O adolescente deve reparar o dano e demonstrar arrependimento pelo ato cometido pedindo perdão.
	Resposta 1
	Os diretamente e indiretamente envolvidos no processo socioeducativo tem formas diferentes de participarem e se inter-relacionarem. A equipe do Programa, o Poder Judiciário e a Rede de Atendimento devem viabilizar o atendimento das necessidades manifestadas pelos familiares, adolescentes e vítimas e fazer chegar à Defensoria Pública e/ou Ministério Público informações e denúncias sobre violação de direitos ou falhas na rede de proteção.
	Resposta 2
	O resultado mais restaurativo ou menos restaurativo está ligado aos níveis de satisfação dos participantes (adolescente, vítima e respectivos familiares, equipe do programa, rede de atendimento e comunidade) quanto ao atendimento das necessidades desencadeantes e decorrentes do delito.
	Resposta 3
	Os acordos estabelecidos dispõem da liberdade necessária ao alcance das necessidades envolvidas na mesma medida em que não podem ultrapassar os garantismos legais conquistados socialmente.
	Resposta 4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes