Buscar

AV20133AUDITORIA OPERACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0460_AV20133AUDITORIA OPERACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	JULIO CEZAR DE MELLO CIDADE
CRISTOVAO ARARIPE MARINHO
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,4        Nota de Partic.: 2        Data: 16/11/2013 17:22:42
	
	 1a Questão (Ref.: 200501211649)
	DESCARTADA
	Assinale a opção verdadeira a respeito de auditoria, no Setor Público Federal, cuja execução é realizada de forma direta.
		
	 
	São fiscalizações e avaliações realizadas diretamente pelos órgãos envolvidos na execução das políticas públicas.
	 
	É aquela realizada pelos servidores em exercício no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e está subdividida em centralizada, descentralizada e integrada.
	
	São todos os trabalhos de fiscalização executados pelo Sistema de Auditoria Interna, no âmbito da administração federal, que avalia a correta aplicação dos recursos públicos.
	
	São aquelas realizadas na administração direta e indireta integrantes do Orçamento Geral da União visando avaliar o cumprimento das políticas públicas.
	
	São trabalhos executados diretamente pelas auditorias internas das instituições federais diretas e indiretas, para avaliar o cumprimento da lei fiscal.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200501229593)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O Contador, na função de Auditor Interno, classifica seus trabalhos conforme o enfoque que lhes é definido. Assim, podemos ter sua atuação em vários tipos e abrangências de trabalhos, com enfoques diferentes, podendo em algumas áreas ter a colaboração de?
		
	
	Apenas de outros auditores.
	
	Parentes.
	
	Amigos próximos.
	
	Colaboradores da concorrência.
	 
	Outros profissionais especializados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200501208219)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Complete o texto abaixo, de modo a tornar a afirmação correta Nos termos da IN n. 01/2001/SFC/MF, a__________ _____________ consiste em uma atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas dos atos e fatos administrativos, sendo desenvolvida de forma tempestiva no contexto do setor público, atuando sobre a gestão, seus programas governamentais e sistemas informatizados
		
	
	Auditoria de Gestão
	
	Auditoria de Acompanhamento da Gestão
	 
	Auditoria Operacional
	
	Auditoria Contábil
	
	Auditoria Especial
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200501211728)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Acerca da elaboração de especifições técnicas e projetos básicos para contratação de obras e serviços, é correto afiar que:
		
	
	durante a licitação é facultado verificar ou não se o empreendimento necessita de licenciamento ambiental.
	 
	se a referência de marca ou modelo for indispensável para a perfeita caracterização do material ou equipamento, a especificação deve conter obrigatoriamente a expressão ¿ou equivalente¿.
	
	o projeto básico de uma licitação não pode ser elaborado pelo próprio órgão licitante.
	
	as especificações técnicas podem reproduzir catálogos de determinado fornecedor ou fabricante, de modo a permitir alternativas de fornecimento.
	
	o projeto básico deve ser elaborado posteriormente à licitação e receber a aprovação formal da autoridade competente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200501211650)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Considerando as normas de controle interno do Poder Executivo federal, assinale opção correta.
		
	 
	Um dos requisitos do certificado ou de parecer de auditoria é o registro, no parágrafo intermediário, que também contém a especificação do tipo de trabalho realizado bem como das impropriedades que resultaram em prejuízo ao erário.
	
	o órgão não tiver elementos comprobatórios suficientes para formar uma opinião, deverá dar ciência imediata ao TCU, sob pena de responsabilidade solidária, se comprovada irregularidade.
	
	Havendo eventos relevantes subseqüentes ao período examinado, é indispensável que esses fatos sejam considerados em parecer complementar.
	 
	O certificado de regularidade será emitido se forem adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade, mesmo que haja determinadas falhas, que signifiquem simplesmente situações impróprias e que não necessariamente interfiram na regularidade do certificado.
	
	Se o servidor constatar descumprimento de normas governamentais, de imediato poderá emitir certificado de irregularidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200501308060)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	No tocante a habilidades e metodologias em auditoria governamental, a "matriz de planejamento" é uma ferramenta de auditoria que torna o planejamento mais sistemático e dirigido, facilitando a comunicação de decisões sobre metodologia entre a equipe e os superiores hierárquicos e auxiliando na condução dos trabalhos de campo. Em relação a ela, é possível afirmar que:
		
	
	se trata de uma esquematização das informações relevantes do planejamento de uma auditoria. Contudo, não tem como propósito auxiliar na elaboração conceitual do trabalho e na orientação da equipe na fase de execução.
	
	não fazem parte dela elementos como questões de auditoria, informações requeridas, fontes de informação e estratégias metodológicas.
	
	a formulação das questões de auditoria não gerará implicações nas decisões quanto aos tipos de dados que serão coletados e à forma de coleta que será empregada.
	 
	é um instrumento flexível, e o seu conteúdo pode ser atualizado ou modificado pela equipe, à medida que o trabalho de auditoria progride.
	
	seu uso no setor público não é recomendável em ampla escala, sobretudo em função do custo envolvido.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200501229587)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Os relatórios de auditoria podem ser de que tipo?
		
	
	Análiticos e Holísticos.
	 
	Internos e externos.
	
	Direcioanados ao pessoal da operação, apenas.
	
	Financeiros e gestionais.
	
	Entregues à concorrência.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200501211613)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Assinale a opção verdadeira a respeito do objetivo primordial e abrangência da auditoria no Setor Público Federal.
		
	
	Abrange as entidades e unidades da administração indireta e tem como objetivo primordial verificar a regularidade dos atos praticados por ordenadores de despesa quanto à execução orçamentária e financeira.
	 
	O objetivo primordial é o de garantir os resultados operacionais na gerência da coisa pública, abrange todas as unidades e entidades públicas federais e leva em conta os aspectos relevantes relacionados à avaliação dos programas de governo.
	
	A abrangência e o objetivo primordial são o de assegurar que os recursos alocados aos projetos sejam aplicados no cumprimento das políticas públicas.
	
	A abrangência é a definida na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício e o objetivo primordial é verificar o cumprimento da lei orçamentária anual.
	
	O objetivo primordial é o de garantir que os objetivos e metas definidos no orçamento sejam atingidos e abrange as entidades constantes do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200501308111)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A fase da auditoria em que se determina o momento da realização de cada uma das tarefas é chamada de
		
	
	evidenciação
	 
	planejamento.
	
	análise de risco
	
	seleção de programa de trabalho
	
	estudo de caso
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200501229592)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A função básica da auditoria interna, de assegurar o sistema de controle interno eficaz, desobriga os executivos das responsabilidades de verificação e controle nos seus respectivos setores. Esta afirmação está correta ou incorreta? explique sua resposta.
		
	
Resposta: Incorreta. O próprio relatório oferecido pela auditoria interna, deverá ser apreciadopelo presidente ou de referente funcionário mais alto setor, este fato não isenta o acompanhamento e responsabilidade por possiveis falhas/divergencias.
	
Gabarito: Incorreta, porque é obrigação dos executivos da empresa terem responsabilidade sobre as tarefas que lhe são atribuidas, aqui considerando seu grau de importância e representatividade.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 200501228701)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	É uma ferramenta que, se bem utilizada, possibilita às empresas condições para a tomada de decisões estratégicas relevantes, gerando métodos que possibilitem o fortalecimento de seus controles internos trazendo vantagens competitivas em relação ao mercado. De que tipo de auditoria falamos?
		
	
Resposta: Auditoria interna.
	
Gabarito: Preventiva.

Outros materiais