Buscar

Resumo Estrategias dos Estados Nacionais.docx

Prévia do material em texto

ESTRATÉGIAS DOS ESTADOS NACIONAIS DIANTE DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
PIMENTEL, A. P. Bruna.
SANTOS, E.S.N. Jacirene.
A globalização caracteriza o atual período de evolução do sistema capitalista e representa a continuação da expansão mundializante originariamente inerente ao capitalismo. Essa continuação é vista como acentuação a aceleração com manifestação na economia, na política, nas atividades culturais e no comportamento social. A globalização tem sua base material na terceira revolução tecnológica. Ambas projetam para o futuro a possibilidade de uma sociedade planetária unificada. Ainda que a tecnologia compareça como explicação para a motivação subjetiva das ações humanas, os resultados objetivos desta extrapolam o âmbito da teologia. Assim, a globolização deve ser vista como um processo submetido a determinações, e não a fatalismo. 
 	 A aceleração da globalização e da revolução tecnológica referem-se a aos fatores depressivos em curso no sistema econômico capitalista, a partir de 1973. Durante cerca de 30 anos depois da segunda guerra mundial, a economia capitalista mundial, desenvolveu-se a taxas historicamente altas. Foi nesse período que surgiu a intervenção e regulação estatais nas questões socioeconômicas. Na Europa ocidental e nos EUA, tornou-se possível e praticável o jogo da soma positiva , que incrementou-se os lucros das empresas, elevou as taxas de acúmulo de capital, e, ao mesmo tempo, trouxe melhoras sensíveis ao padrão de vida dos assalariados e do estratos sociais médios. 
 
 Em 1973, com o choque do petróleo, os países capitalistas mergulham numa resseção da qual saem mediante difícil adaptção às novas condições referentes à matriz energética. Atuaram como destruídores de de crises cíclicas, mas estas tiveram suas causas na expansão inflacionária da economia norte-americana decorrentes de gastos com a guerra contra o Vietnã, e na crise fiscal dos Estados do Bem- Estar social. 
 Os países capitalistas enfretaram a inflexão cíclica com uma vigorosa revolução tecnológica. Não conseguiram retornar aos índices de produtividade das três primeiras décadas do pós-guerra, mas lograram aplicar reajustes críticos , que permitem manter certo equilibrio instável nos regimes sociais interno e nas relações internacionais. Os processos da globalização e da revolução tecnológica concretizam-se neste quadro histórico delineado. No período atual, tais processos não se anulam, nem tão pouco diminue a importância dos Estados Nacionais. A globalização, uma vez que ocorre como processo capitalista, encerra em sua essência a tendência à acentuação das desigualdades entre os Estados Nacionais, no sentido do aumento de influência dos Estados dos países capitalistas desenvolvidos, ao passe que enfraquece os meios de resitência dos países em desenvolvimento. 
 A concorrência entre os países industrializados e suas empresas multinacionais conduziu, na fase atual, à formação dos blocos econômicos regionais. Os três principais são o Tratado de livre comércio da América do Norte (NAFTA), a União Européia (UE) e o bloco informal do extremo oriente, tendo os Estados Unidos, Alemanha e Japão à frente dos respectivos blocos. Os três países constituem a Tríade dominate da economia mundial. A política dos blocos causa uma certa crítica, apresenta uma contradição no que se refere ao comércio mundial. Por um lado, contribui para incentivá-lo, na medida em que intensifica o intercâmbio entre os membros do bloco, e destes com parceiros externos. Por outro lado, porém, permite a protecionista do bloco em conjunto diante dos outros blocos, e em geral, de países de fora, deste modo conduzindo a um desvio do comércio. 
 O governo do Estados Unidos implementa uma política intervencionista de defesa dos interesses de suas empresas multinacionais, bem como o nível de emprego de sua população. A estratégia Norte americana tem falhado no objetivo de reduzir significamente o déficit da balança comercial, principalmente com o Japão. Pois é carente de apoio financeiro dos demais países desenvolvidos, assim os EUA não pode recorrer as retaliações radicais no âmbito comercial.
	 A União Européia constitui o único caso de associação de livre mercado que evolui para a união aduaneira bem sucedida. Tendo começado em 1958 com oito países associados , hoje congrega 15 países. Dotada da economia mais poderosa, a hegemonia da Alemanha constitui um problema para os parceiros da União Europeia. Enquanto a Alemanha procura firmar sua posição e atender as cautelas dos demais participantes do bloco, a Estratégia da França, segunda nação mais forte, tem sido a de garantir uma posição de preeminência mediante aliança especial com a Alemanha, servindo de contrapeso a esta e oferecendo as ressalvas requeridas pelos países associados em favor do projeto de avanço da UE no sentido de degraus mais altos da unificação. 
	 O Japão tornou-se potência industrial no segundo pós- guerra e atualmente é a segunda maior potência ecômica mundial, em volume de produção. O Japão aplica como política tais características : Forte dirigismo estatal, reserva do mercado interno para o capital nacional, forte concentração do capital, fomento vogoroso de exportações de produtos pertecentes a setores de máximo dinamismo. Com a superioridade de produção em setores de ponta, o Japão tornou-se o segundo maior exportador ( depois dos EUA e emparelhado com a Alemanha), acumulando seguidos superávits comerciais. Com a valorização do Iene, que lhe retira a vantagem cambial usufruída até pouco tempo, o capital japonês aumentou consideravelmente os investimentos internos. 
	 A revolução tecnológica substituiu matérias-primas e insumos elaborados por novos materiais artificiais, muito mais eficazes, versáteis e baratos. O processo da globalização tem trazido a desigualdade entre os países desenvolvidos e os países atrasados. Dimininuir essa desigualdade ou paralisar o seu agravemento tornou-se tarefa extremamente árdua. Para os Estados Nacioanais de Países de Terceiro Mundo, a melhor estratégia possível, parece ser a de garantir a sobrevivência. Projetos de desenvolvimento são postergados para o futuro indefinido

Outros materiais