Buscar

2 APOL Antropologia e Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Sociologia
Para Augusto Comte, a humanidade teria evoluído passando por três estágios. Seriam eles:
Nota: 20.0
	
	A
	O estágio teológico, o qual analisa as questões relativas à cultura mítica e religiosa, desconsiderando, assim, as forças sobrenaturais.
	
	B
	O estágio científico, valorizado pelas questões da cultura moderna, momento relacionado à Idade Média.
	
	C
	O estágio metafísico, o qual desconsiderava explicações de caráter ontológico
	
	D
	O estágio teológico diz respeito àquele estágio inaugurado nos primórdios da humanidade.
Você acertou!
De acordo com o conteúdo estudado!
Questão 2/5 - Fundamentos de Antropologia
Um dos métodos de pesquisa estudado nesta disciplina, diz respeito ao Método de Pesquisa intitulado Observação Participante, explicitado pelo pesquisador Malinowski.  Para este pesquisador, é correto afirmar que:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Não há necessidade de o pesquisador ir até a sociedade a qual ele tem interesse em pesquisar, se desejar obter dados “puros”
	
	B
	É fundamental a presença do pesquisador junto do grupo social pesquisado, porém, por curto período a ser determinado
	
	C
	Para obter dados ditos “puros”, apenas a pesquisa bibliográfica (em livros, por exemplo) é suficiente no método da observação participante
	
	D
	Para Malinowski, é importante que o pesquisador se aproxime do grupo a ser pesquisado, vivenciando e observando a cultura grupal, nem que isto provoque o afastamento do pesquisador de sua própria cultura, por um determinado tempo.
Você acertou!
Está correta, pois, como ensinado na aula 03, este autor informa que, no método de pesquisa participante, essa proximidade do pesquisador com o tema pesquisado, faz toda diferença na compreensão do estudo em tela. Ver texto de Observação Participante de Malinowski, disponibilizado na aula 03
Questão 3/5 - Fundamentos de Antropologia
A conquista do Novo Mundo foi acompanhada pela consolidação do termo genérico “índio” para se referir aos nativos do continente. A palavra índio se cristalizou no vocabulário americano, sendo utilizada até hoje. Tomando como base o pensamento antropológico, o termo “Índio” deve ser entendido como:
Nota: 20.0
	
	A
	Etnocêntrica, pois, torna geral povos que são distintos, portadores de múltiplas culturas, historicidades e línguas
Você acertou!
O termo genérico “índio” é etnocêntrico pela sua incapacidade de englobar em seu significado a multiplicidade cultural dos povos originários, no entanto, não se trata de algo deliberado, mas de um processo histórico de construção. Não podemos perder de vista que o europeu também se confrontou com a diferença ao conhecer populações nativas do continente Americano e procurou mecanismos para tornar aquela realidade inteligível. Não houve, de modo geral, uma postura relativista de procurar mecanismos para compreender essas populações em seus próprios termos.
	
	B
	A construção de um conceito para estabelecer um maior entendimento das populações nativas
	
	C
	Relativista, pois, se preocupou em estabelecer uma diferença entre “eu” e o “outro”
	
	D
	Uma expressão para se referir a identidade dos povos originários.
Questão 4/5 - Fundamentos de Antropologia
Na aula 02, vimos que "Historicamente o conceito de raça produziu desigualdades tanto internas à sociedades multiétnicas, quanto em nível global, também serviu como justificativa à processos de colonização". Sendo assim, com base no conteúdo estudado, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	a parir de categorias classificatórias, como por exemplo, superior e inferior promove diferenciações sobre características físicas
	
	B
	permitiu associar elementos culturais à grupos diferenciados, hierarquizando culturalmente os povos com auxílio da teoria evolucionista
	
	C
	a partir de características físicas produz categorias classificatórias hierarquizadas entre superior e inferior
A ideia de raça foi desenvolvida com o aporte da ciência, segundo ela: seria possível comprovar que características físicas imprimiam diferenças significativas quanto: capacidade cognitiva, força física, propensão à criminalidade etc. Em outras palavras: diferenças físicas implicavam em diferenças culturais. Embora o desenvolvimento das teorias raciais tenham tido apoio de governos, tornando-se uma política de estado, não se tratou de um projeto deliberadamente ideológico de dominação. O evolucionismo embora tenha muitas vezes dialogado com a teoria racial, não tratava deste aspecto, pois, sua preocupação era com o desenvolvimento lógico, econômico e moral das sociedades.
	
	D
	é impossível separar o conceito de raça da escola antropológica evolucionista, a qual considerava a população branca e europeia como a mais desenvolvida
Questão 5/5 - Fundamentos de Antropologia
Ainda sobre o Método de Observação Participante, Malinowski relaciona três princípios básicos que orientam o método. De acordo com tais princípios, algumas afirmações podem ser realizadas. São elas:
I - No referido método, não há necessidade de ética no trabalho, pois não se trata de trabalho científico.
II - Boas condições de trabalho são fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa, além do necessário contato íntimo com os nativos.
III - Controle e sistematização, apesar de constituírem fatores importantes no processo de pesquisa, não são fundamentais na observação participante. Afinal, como o método é “participante”, ele permite maior flexibilidade, desconsiderando, assim, métodos especiais de coleta.
 
Está correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	Todas as alternativas estão corretas
	
	B
	Apenas a alternativa II está correta
Como estudado no texto Observação Participante, de Malinowski, disponível na aula 03 desta disciplina, a observação participante pressupõe de alguns princípios. E o correto diz respeito às condições de trabalho e contato íntimo com os nativos
	
	C
	Apenas a alternativa I está correta
	
	D
	Apenas as alternativas II e III estão corretas

Outros materiais