A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
ARQUITETURA HOSPITALAR

Pré-visualização | Página 7 de 9

pois não há necessidade de se fazer manutenção periódica de instalações de grande porte.
	 
	A criação de shafts (armários visitáveis), disponibilizados estrategicamente pelo edifício, de modo a permitir a passagem das principais prumadas verticais das instalações prediais, facilitando a visitação e manutenção regular do sistema.
	
	A criação de forros fixos de gesso, para as instalações horizontais provenientes dos principais ramais, permitindo a manutenção por meio de aberturas pontuais no forro que funcionarão como visitas provisórias.
	
Ref.: 201507506063
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O mais recomendável para áreas críticas em relação a piso e rodapé é:
		
	 
	Piso em placas, tipo vinílico, com rodapé arredondado no mesmo material, alinhado com a parede, evitando-se o tradicional ressalto do rodapé.
	
	Piso e rodapés de porcelanato rústico para evitar escorregões. Deverão ser aplicados com rejunte de índice de absorção de água superior a 4%.
	
	Piso e rodapés em granito com cantos boleados para permitirem a limpeza local. Por ser material altamente resistente e de longa duração exige o uso de rejuntes com índice de absorção de água superiores a 6%.
	
	Piso vinílico e rodapés em cedro levemente arredondado para permitirem a limpeza local.
	 
	Piso e rodapés cerâmicos com índice de absorção de água igual a 4%.
	
	Ref.: 201507924872
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre os tipos de internações, existem alguns conceitos importantes que são provenientes do ramo hoteleiro. Quando as enfermarias e apartamentos localizam-se nos dois lados da circulação e os ambientes de apoio e circulação vertical são dispostos nas extremidades do setor de internação, temos o(a):
		
	
	corredor duplamente carregado (aberto ou fechado).
	
	corredor simplesmente carregado (aberto ou fechado).
	 
	corredor duplamente carregado.
	
	corredor duplamente carregado com pátio.
	
	corredor simplesmente carregado.
	
	Ref.: 201507506060
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O índice Yale é um fator que deve ser considerado para:
		
	 
	determinar um padrão de atendimento fazendo uma relação entre o número de assistências ao dia para o paciente internado, com foco a partir do posto de enfermagem.
	
	determinar se o setor de internação será mais eficiente com a adoção do corredor simplesmente carregado.
	
	determinar o custo da tipologia de internação adotada.
	
	determinar administrativamente a disposição dos leitos em relação ao posto de enfermagem, de tal maneira que se coloque os pacientes em estado menos grave de frente ou mais próximo a ele.
	
	determinar a eficácia do atendimento do serviço de enfermagem usando como fator predominante o dimensionamento adequado dos percursos internos.
	Exercício: SDE0629_EX_A8__V1 
	31/01/2018 20:40:28 (Finalizada)
	Aluno(a
	2017.4 EAD
	Disciplina: SDE0629 - ARQUITETURA HOSPITALAR 
	201507231016
	Ref.: 201507506066
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A existência de normas, procedimentos e rotinas, o desenvolvimento de uma lógica estruturada em busca da melhoria constante dos processos nas ações de assistência e procedimentos médicos e o foco no cliente/paciente são princípios estabelecidos pelo Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar no(s) seguinte(s) nível(eis):
		
	
	Um e dois
	
	Três
	
	Um
	
	Dois e três
	 
	Dois
	
	Ref.: 201507506031
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Euzébio é responsável pelo gerenciamento de uma equipe que irá formular um Programa de Saúde, identificando as necessidades de saúde de uma determinada região e definindo o porte e a complexidade do edifício a ser construído. Cícero, que faz parte da equipe, pergunta se é a hora de contratar um escritório para iniciar o Projeto de Arquitetura. Nesse contexto, Euzébio responderá:
		
	
	Sim, o Projeto de Arquitetura é iniciado com o Programa de Saúde e os estudos do Partido Arquitetônico, da topografia, das vias de acesso e dos revestimentos da fachada devem ser iniciados o quanto antes.
	
	Sim, o Projeto de Arquitetura é iniciado em conjunto com o Programa Arquitetônico e o Programa de Saúde e os estudos topográficos, dos lençóis freáticos, dos revestimentos externos e da composição dos planos da fachada devem ser iniciados o quanto antes.
	
	Não, o Projeto de Arquitetura será depois do Programa de Saúde, que acontece depois do Programa Arquitetônico. Nesse momento, contrataremos um Escritório de Arquitetura para nos fornecer apenas informações sobre o Código de Obras.
	 
	Não, o Projeto de Arquitetura será depois do Programa Arquitetônico, que acontece depois do Programa de Saúde. Nesse momento, contrataremos um Escritório de Arquitetura para nos fornecer apenas um suporte para implantação do edifício.
	
	Não, o Programa Arquitetônico será depois do Projeto de Arquitetura, que acontece depois do Programa de Saúde. Nesse momento, contrataremos um Escritório de Arquitetura para nos fornecer apenas as plantas topográficas da região.
	
	Ref.: 201507503667
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o artigo 4o da Lei 8080/90, o Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído:
		
	
	pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas nacionais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
	
	pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e distritais da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
	
	pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais e estaduais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
	 
	pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
	
	pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
	
	Ref.: 201507924887
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A disciplina que tem por objetivo estudar a relação do homem e seu ambiente de trabalho, considerando a necessidade de utilização confortável do mobiliário, equipamentos, postos de trabalho e demais elementos que interagem com ele, de maneira a preservar sua saúde é a:
		
	
	Psicologia.
	 
	Ergonomia.
	
	Arqueologia.
	
	Antropologia.
	
	Sociologia.
	
	Ref.: 201508387228
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que preenche o espaço entre parênteses: Em meio às orientações do Manual brasileiro de acreditação hospitalar estão também os aspectos ligados à estrutura física. Além das orientações dos espaços físicos ao longo de todo o documento, há um item específico que fala sobre serviços de apoio administrativo e infraestrutura. Neste item estão, por exemplo, documentação da planta física, que em nível ( ) considera que a organização possui um plano diretor ou um sistema de planejamento de obras e melhorias integrado ao programa institucional.
		
	
	0
	 
	3
	
	4
	
	2
	
	1
	
	Ref.: 201507506069
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	São elementos que contribuem para a humanização dentro dos hospitais:
		
	
	Uso da psicologia ambiental e iluminação indireta.
	
	Lojas e equipamentos médicos de última geração.
	
	Vegetação e serviços bancários para os visitantes.
	
	Uso de altares e ar condicionado.
	 
	Uso de cores e ergonomia.
	
	Ref.: 201508391510

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.