Buscar

Transtorno bipolar e outros

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Transtorno Bipolar
Transtornos Relacionados
+
Episódio Maníaco
Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade dirigida a objetivos ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias 
Durante o período de perturbação do humor e aumento da energia ou atividade, três (ou mais) dos seguintes sintomas (quatro se o humor é apenas irritável) estão presentes em grau significativo e representam uma mudança notável do comportamento habitual: 
Autoestima inflada ou grandiosidade.
Redução da necessidade de sono.
 Mais loquaz que o habitual ou pressão para continuar falando.
Fuga de ideias ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão acelerados.
Distraibilidade 
Aumento da atividade dirigida a objetivos ou agitação psicomotora
 Envolvimento excessivo em atividades com elevado potencial para conseqüências dolorosas
+
(ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária). 
(p. ex., sente-se descansado com apenas três horas de sono)
(i.e., a atenção é desviada muito facilmente por estímulos externos insignificantes ou 
irrelevantes), conforme relatado ou observado.
(seja socialmente, no trabalho ou escola, seja se- 
xualmente) 
(i.e., atividade sem propósito não dirigida a objetivos).
 (p. ex., envolvimento em surtos desenfreados de compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros 
insensatos).
2
Episódio Maníaco
C. A perturbação do humor é suficientemente grave a ponto de causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou profissional ou para necessitar de hospitalização a fim de prevenir dano a si mesmo ou a outras pessoas, ou existem características psicóticas. 
D. O episódio não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a outra condição médica.
+
Nota: Um episódio maníaco completo que surge durante tratamento antidepressivo (p. ex., me- dicamento, eletroconvulsoterapia), mas que persiste em um nível de sinais e sintomas além do efeito fisiológico desse tratamento, é evidência suficiente para um episódio maníaco e, portanto, para um diagnóstico de transtorno bipolar tipo I. 
Nota: Os Critérios A-D representam um episódio maníaco. Pelo menos um episódio maníaco na vida é necessário para o diagnóstico de transtorno bipolar tipo I. 
3
Episódio Hipomaníaco
A. Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade ou energia, com duração mínima de quatro dias consecutivos e presente na maior parte do dia, quase todos os dias. 
B. Durante o período de perturbação do humor e aumento da energia ou atividade, três (ou mais) dos seguintes sintomas (quatro se o humor é apenas irritável) estão presentes em grau significativo e representam uma mudança notável do comportamento habitual: 
Autoestima inflada ou grandiosidade.
Redução da necessidade de sono.
 Mais loquaz que o habitual ou pressão para continuar falando.
Fuga de ideias ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão acelerados.
Distraibilidade 
Aumento da atividade dirigida a objetivos ou agitação psicomotora
 Envolvimento excessivo em atividades com elevado potencial para conseqüências dolorosas
+
Episódio Hipomaníaco
C. O episódio está associado a uma mudança clara no funcionamento que não é característica do indivíduo quando assintomático. 
D. A perturbação do humor e a mudança no funcionamento são observáveis por outras pessoas. 
E. O episódio não é suficientemente grave a ponto de causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou profissional ou para necessitar de hospitalização. Existindo características psicóticas, por definição, o episódio é maníaco.
F. O episódio não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento, outro tratamento).
+
Nota: Um episódio hipomaníaco completo que surge durante tratamento antidepressivo (p. ex., medicamento, eletroconvulsoterapia), mas que persiste em um nível de sinais e sintomas além do efeito fisiológico desse tratamento, é evidência suficiente para um diagnóstico de episódio hipomaníaco. Recomenda-se, porém, cautela para que 1 ou 2 sintomas (principalmente aumento da irritabilidade, nervosismo ou agitação após uso de antidepressivo) não sejam considerados suficientes para o diagnóstico de episódio hipomaníaco nem necessariamente indicativos de uma diátese bipolar. 
Nota: Os Critérios A-F representam um episódio hipomaníaco. Esses episódios são comuns no trànstorno bipolar tipo I, embora não necessários para o diagnóstico desse transtorno. 
5
Episódio Depressivo Maior
A.Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior; pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer. 
Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias
Acentuada diminuição de interesse ou prazer em todas, ou quase todas, as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias 
Perda ou gapho significativo de peso sem estar fazendo dieta ou redução ou aumento no apetite quase todos os dias. 
Insônia ou hipersonia quase diária. 
+
, conforme indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste, vazio ou sem esperança) ou por observação feita por outra pessoa (p. ex., parece choroso). (Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável.) 
(p. ex., mudança de mais de 5% do peso^corporal em um mês)
(Nota: Em crianças, considerar o insucesso em obter o ganho de peso esperado.) 
6
Episódio Depressivo Maior
Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias 
 Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente).
Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão quase todos os dias 
Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio. 
+
Episódio Depressivo Maior
B. Os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. O episódio não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a outra condição médica geral.
+
Transtorno Bipolar Tipo I
A. Foram atendidos os critérios para pelo menos um episódio maníaco 
B. A ocorrência do(s) episódio(s) maníaco(s) e depressivo(s) maior(es) não é mais bem explicada por transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme, transtorno delirante ou transtorno do espectro da esquizofrenia e outro transtorno psicótico com outras especificações ou não especificado. 
+
Transtorno Bipolar Tipo II
A. Foram atendidos os critérios para pelo menos um episódio hipomaníaco 
B. Jamais houve um episódio maníaco.
C. A ocorrência do(s) episódio(s) hipomaníaco(s) e depressivo(s) maior(es) não é mais bem explicada por transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme, transtorno delirante, outro transtorno do espectro da esquizofrenia e outro transtorno psicótico especificado ou transtorno do espectro da esquizofrenia e outro transtorno psicótico não especificado. 
D. Os sintomas de depressão ou a imprevisibilidade causada por alternância freqüente entre períodos de depressão e hipomania causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outra área importante da vida do indivíduo. 
+
Transtorno Ciclotímico
A. Por pelo menos dois anos (um ano em crianças
e adolescentes), presença de vários períodos com sintomas hipomaníacos que não satisfazem os critérios para episódio hipomaníaco e vários períodos com sintomas depressivos que não satisfazem os critérios para episódio depressivo maior. 
B. Durante o período antes citado de dois anos (um ano em crianças e adolescentes), os períodos hipomaníaco e depressivo estiveram presentes por pelo menos metade do tempo, e o indivíduo não permaneceu sem os sintomas por mais que dois meses consecutivos. 
C. Os critérios para um episódio depressivo maior, maníaco ou hipomaníaco nunca foram satisfeitos. 
+
Transtorno Ciclotímico
D. Os sintomas do Critério A não são mais bem explicados por transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme, transtorno delirante, outro transtorno do espectro da esquizofrenia e outro transtorno psicótico especificado 
E. Os sintomas não são atribuíveis aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a outra condição médica
F. Os sintomas causam sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. 
+
médica (p. ex., hipertireoidismo). 
12
Outro Transtorno Bipolar e Transtorno Relacionado 
Transtorno Bipolar e Transtorno Relacionado Induzido por Substância/Medicamento 
Transtorno Bipolar e Transtorno Relacionado Devido a Outra Condição Médica
Transtorno Bipolar e Transtorno Relacionado Não Especificado 
 
+

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais