Buscar

APOL 02 NOTA 100 Thalia Antonia Questão 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL 02 NOTA 100 Thalia Antonia Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Conforme Dias et. Al., 2005, p. 81, a cadeia generalista de Porter é composta pelos conjuntos de atividades primárias e de atividades de apoio desempenhadas por uma organização, pela margem de valor acrescentado em cada uma das atividades e pelas relações estabelecidas entre si. Baseado nesta afirmação, a empresa Ramos S/A solicitou o mapeamento dos processos da empresa para uma consultoria que optou pela utilização da cadeia de valor de Porter. Assinale a alternativa correta que a consultoria deve utilizar para definição das atividades da empresa conforme afirmações abaixo:
 
I- As atividades de operação, logística de entrada e desenvolvimento tecnológico são atividades primárias
II- As atividades de marketing & vendas e operação são atividades primárias, enquanto as atividades de gestão de recursos humanos e aquisição são atividades de apoio.
III- As atividades de marketing & vendas e infraestrutura são atividades primárias, enquanto as atividades de gestão de recursos humanos e aquisição são atividades de apoio.
IV- As atividades de operação, logística de entrada e logística de saída são atividades primárias.
	
	A
	( )  As alternativas I e III estão corretas
	
	B
	( ) As alternativas I e II estão corretas
	
	C
	(  ) As alternativas I, III e IV estão corretas
	
	D
	(  ) As alternativas II e IV estão corretas
Questão 2/5 - Gestão e Mapeamento de Processos Para combater os desperdícios, utiliza-se de uma filosofia denominada “pensamento enxuto”. Alguns princípios, definidos por Womack e Jones dão sustentação a esta filosofia. Entre os princípios desta filosofia, destaca-se o termo valor, que possui o seguinte significado:
	
	A
	( )  Algo mensurável que pode ser utilizado no relacionamento entre empresa, fornecedor e cliente, proporcionando a cadeia de valores.
	
	B
	(  ) É o ponto de partida do pensamento enxuto e só pode ser definido pelo cliente, caso contrário corre-se o risco de fornecer eficientemente para o cliente algo que ele efetivamente não deseja.
	
	C
	( ) Trata-se de um processo que será acionado somente quando o processo seguinte solicitar. O objetivo é construir um processo para fazer somente o que o próximo processo necessita e quando necessita, ou seja, o cliente é quem deve puxar o produto.
	
	D
	( ) Significa aquilo que o cliente pode pagar em termos financeiros, devendo o mesmo se adaptar a filosofia de pensamento enxuto.
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica. São elas a camada de interface de usuário, a camada de código e a camada de banco de dados, conforme ilustra a figura abaixo.
Figura 3 As camadas do software.
De acordo com nossos estudos, relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita:
	
	A
	3 -1 – 2 – 3
	
	B
	1 -1 – 2 – 3
	
	C
	2 -3 – 1 – 2
	
	D
	3 -2 – 1 – 1
	
	E
	3 -2 – 1 – 3
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Os sistemas de informação estão em toda a parte. Eles estão presentes em nossa vida pessoal e profissional, desde as redes sociais, o comércio eletrônico até os sistemas corporativos. Com a popularização da internet, os sistemas de informação ganharam força e se estenderam para além das fronteiras corporativas. Atento a esse cenário, leia os seguintes textos e classifique de acordo com a aplicação de sistemas de informação:
1- ERP é um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e logística. Criando uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos. Os principais resultados depois da implementação do ERP são melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras para a tomada de decisão, agregando benefícios estratégicos para toda organização. (Extraído de: http://www.cigam.com.br/erp-cigam).
2- O LinkedIn começou na sala de estar do cofundador Reid Hoffman em 2002 e teve seu lançamento oficial em 5 de maio de 2003. O LinkedIn é uma empresa de capital aberto e tem um modelo de negócios bem diversificado, onde a receita provém de assinaturas de usuários, vendas de publicidade e Soluções de Talentos. A missão do LinkedIn é conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. Ao se cadastrar no LinkedIn, o usuário tem acesso a pessoas, vagas, notícias, atualizações e insights que ajudam você a brilhar na sua profissão. (Extraído de https://www.linkedin.com/about-us?trk=hb_ft_about).
3- A visão do Estado brasileiro é que as soluções de Governo Eletrônico (e-gov) são estratégias para aproximar a sociedade dos governos, buscando superar os obstáculos de comunicação entre as duas esferas. O Serpro em sua atividade finalística busca exatamente isso, facilitar a relação entre os cidadãos e empresas com o governo federal, por meio de sistemas tecnológicos que viabilizem a otimização dos serviços prestados à população. (Extraído de: http://www.serpro.gov.br/inovacao/governo-eletronico).
(     ) Sistemas de informação no cotidiano das pessoas
(     ) Sistemas de informação na esfera pública
(     ) Sistemas de informação nas empresas
	
	A
	3-2-1
	
	B
	2-1-3
	
	C
	3-1-2
	
	D
	2-3-1
	
	E
	1-2-3
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Qualquer dispositivo físico ou processo que realiza uma dada função pode ser representado como um sistema.  A figura a seguir é a representação genérica de um sistema:
Com base em nossos estudos e na figura disponibilizada, relacione as partes de um sistema de informação com os exemplos de uso e depois marque a alternativa correta:
 1.Entrada
 2.Processamento
 3. Saída
 4. Ambiente
(     ) Depois de saber a produtividade de uma máquina em 80%, o gerente busca identificar as principais paradas
(     ) Cálculo do giro de estoque
(     ) Digitação em uma tela de cadastro de clientes
(     ) Demonstração em tela dos produtos adquiridos por um cliente
 
	
	A
	4-2-3-1
	
	B
	4-2-1-3
	
	C
	1-4-2-3
	
	D
	2-4-1-3
	
	E
	3-2-1-4

Outros materiais