Buscar

av analise organizacional

Prévia do material em texto

Analise organizacional av
		1a Questão (Ref.: 201307268896)
	Pontos: 0,5  / 0,5
Em relação aos cuidados que o administrador precisa tomar para lidar com equipes podemos destacar o seguinte ponto:
		
	
	O objetivo de cada membro da equipe deve ser individualizado e intrínseco ao indivíduo.
	 
	Os membros da equipe devem ser designados para suas posições de acordo com suas propensões, habilidades, competências e tipo de personalidade.
	
	A função de liderança deve ser exercida por alguém determinado pela organização.
	
	É imprescindível que o líder determine o que cada membro realizará. A formalidade e a burocracia contribuirão para a boa organização do grupo.
	
	A equipe não pode ser considerada como a base fundamental de trabalho do administrador e sim a sua atuação em relação a ela.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307251715)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A diferenciação refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou em camadas de níveis hierárquicos. A diferenciação deverá ser feita em dois sentidos, quais são eles ?
		
	 
	No sentido horizontal e vertical
	
	No sentido da esquerda para direita
	
	No sentido da direita para esquerda
	
	Da esquerda para cima
	
	Da direita para baixo
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307474759)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A reengenharia de processos visa substituir a departamentalização funcional ou por produtos pela departamentalização por processos. Em função disso, a reengenharia de processos consiste em:
		
	
	Aumentar a probabilidade dos fornecedores de recursos garantirem para si o retorno sobre seu investimento, por meio de um conjunto de mecanismos que envolvem processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma melhora nos resultados dos negócios da organização.
	 
	Reprojetar os processos empresariais e a sua redefinição radical.
	
	Um processo de reestruturação organizacional baseado na redução dos níveis hierárquicos de uma empresa.
	 
	Uma adequação dos processos empresariais para alcançar melhorias no desempenho, na qualidade, nos custos, na velocidade e no atendimento.
	
	Dotar a estrutura organizacional de flexibilidade, de capacidade de adaptar-se às necessidades de cada processo a ser realizado, tendo alta coordenação entre os departamentos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307474768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A estrutura por força-tarefa é uma variante do agrupamento por projeto de dimensões bem mais reduzidas e de duração mais limitada do que o projeto em si. Entre suas características NÃO está:
		
	
	Tem por característica ser provisória e de curta duração. Ao atingir os objetivos propostos, os membros retornam às suas unidades e atividades de origem.
	
	É adotada para solucionar e controlar os problemas gerados pela alta mudança ambiental e tecnológica atual.
	
	É uma estrutura em que para cada membro são dados responsabilidade e poder igualmente, cada qual dentro de sua especialidade em relação ao problema a ser resolvido.
	 
	A estrutura é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente.
	
	Agrupamento de pessoas pertencente a várias unidades da organização, num dado momento, para resolver dado problema ou contingência.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307454918)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A função da organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado denominado:
		
	
	ESTRUTURA FUNCIONAL
	 
	DESENHO ORGANIZACIONAL
	
	FLUXOGRAMA
	
	ESTRUTURA LINEAR
	
	FUNCIONOGRAMA
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307261184)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Organização Linear é a estrutura mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. As vantagens dessa estrutura são: I delimitação clara das responsabilidades; II comunicação direta sem intermediários ou necessidade de seguir canais formais; III é bastante estável graças a centralização do poder e do controle. Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
		
	 
	A) Somente as afirmações I e II são verdadeiras
	
	E) Todas as afirmativas são falsas
	
	C) Todas as afirmativas são verdadeiras
	 
	B) Somente as afirmações I e III são verdadeiras
	
	D) Somente as afirmações II e III são verdadeiras
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307251842)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Delegação é um conceito aparentemente claro, mas que, na prática, poucas pessoas aplicam. O desejo manifesto de delegar normalmente não corresponde a uma efetiva ocorrência de delegação. Dentro dessa linha, vamos examinar algumas das definições e marcar a que realmente define delegação.
		
	
	Processo que funciona como elemento facilitador ou obstáculo ao processo de divisão das tarefas
	
	Processo de autoridade que o gestor exerce para dividir suas responsabilidades
	 
	Processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada
	
	Processo de parceria entre os companheiros de equipe na ausência de liderança
	
	Processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para outro par da mesma hierarquia
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307464514)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A departamentalização por funções é considerada o método mais antigo e mais comum de agrupar funções relacionadas, através de funções especializadas. Nesse caso, as atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa. Entre as vantagens desse tipo de estrutura estão:
		
	
	Esta estrutura é indicada para empresas que tenham muitas linhas de produtos ou serviços, os quais mudem rapidamente.
	 
	A comunicação entre diferentes departamentos é reduzida em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades.
	
	Orienta pessoas para várias atividades, necessitando de variados tipos de competências dos membros da estrutura.
	
	É indicada para circunstâncias instáveis e de muita mudança que requeiram desempenho continuado de tarefas novas.
	 
	Reúne especialistas sob uma única chefia comum, quando há uma tarefa especializada.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307464582)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Entre os tipos de estrutura matricial estão a matriz funcional, a matriz por projeto e a matriz balanceada. Diferencie os tipos de estrutura com base em suas características.
		
	
Resposta: Na Matriz Funcional seria onde os funcionários te uma função específica e possui apenas um comando. Sendo assim, a matriz de projeto ela possui uma visão voltada para o cliente para satisfazer o mesmo, com isso ele perder massa na produtividade
	
Gabarito:
A matriz funcional o nível hierárquico do gerente de projetos é inferior ao do gerente funcional. Ele está subordinado a um dos gerentes funcionais. Este tipo de matriz é muito usado em organizações com poucos projetos interdisciplinares e com baixo grau de prioridade. Além disso, é mais apropriado quando os recursos são limitados.
A matriz por projetos gerentes têm nível hierárquico superior aos gerentes funcionais. Geralmente, é utilizada quando os projetos interdisciplinares têm prioridade para o sucesso da organização. Nestas situações, muitas vezes os especialistas são transferidos fisicamente para o local próprio do projeto que se caracteriza por elevada dimensão de recursos e prazos relativamente longos.
A matriz balanceada Os gerentes de projeto e gerentes funcionais têm o mesmo nível hierárquico e graus de autoridade semelhantes, embora em áreas diferentes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307266573)Pontos: 0,0  / 1,5
	O Na abordagem contingencial o desenho de cargos tem um enfoque sistêmico. Diferente dos modelos anteriores que pregam um modelo determinado, o modelo contingencial observa que os cargos devem se enquadrar em variantes como: as tarefas a serem executadas, a necessidade organizacional, mudanças tecnológicas e de contexto externo, etc. Baseado nesse contexto, cite quais as suas dimensões?
		
	
Resposta: Força tarefa de enquadra nessas funções pois ela, faz com o que suas funções sejam excutadas da melhor forma possível atendendo o cliente nos seus devidos produtos.
	
Gabarito: Variedade; Autonomia; Identidade com a tarefa; Retroação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes