Buscar

Livros Comerciais

Prévia do material em texto

Livros Comerciais
1 • Q248654 ��HYPERLINK "http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/livros-comerciais" \o "  "  
Prova: CESPE - 2012 - AGU - Advogado
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Livros comerciais; 
Parte superior do formulário
No que diz respeito aos livros empresariais e aos contratos empresariais, julgue os itens seguintes.
No curso do processo judicial, a eficácia probatória dos livros empresariais contra a sociedade empresária opera-se independentemente de eles estarem corretamente escriturados.
 Certo       ErradoParte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Os livros e fichas dos empresários e sociedades 
 a) somente fazem prova contra as pessoas a que pertencerem.
 b) nada provam contra as pessoas a que pertencem, mas provam em seu favor, quando, escriturados sem vícios extrínsecos ou intrínsecos, forem confirmados por outros subsídios.
 c) provam contra as pessoas a que pertencem, e, em seu favor, quando, escriturados sem vício extrínseco ou intrínseco, forem confirmados por outros subsídios.
 d) constituem meio de prova bastante, quando escriturados sem vício extrínseco ou intrínseco, mesmo nos casos em que a lei exige escritura pública.
 e) só constituem meio de prova nos litígios entre empresários.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
O empresário individual e as sociedades empresárias são obrigados, por lei, a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. A respeito dos livros comerciais, é INCORRETO afirmar que
 a) salvo disposição especial de lei, os livros obrigatórios e, se for o caso, as fichas, antes de postos em uso, devem ser autenticados no Registro Público de Empresas Mercantis.
 b) o empresário que adotar o sistema de fichas de lançamentos poderá substituir o livro Diário pelo livro Balancetes Diários e Balanços, observadas, contudo, as mesmas formalidades extrínsecas exigidas para aquele.
 c) o juiz só poderá autorizar a exibição integral dos livros e papéis de escrituração quando necessária para resolver questões relativas a sucessão, comunhão ou sociedade, administração ou gestão à conta de outrem, ou em caso de falência.
 d) a filial localizada no Brasil, de sociedade empresária com sede em país estrangeiro, fica subordinada às mesmas disposições relativas à escrituração dos livros comerciais, previstas no Código Civil brasileiro.
 e) além dos demais livros exigidos por lei, é indispensável o Razão, que pode ser substituído por fichas no caso de escrituração mecanizada ou eletrônica.
Parte superior do formulário
Com relação aos livros comerciais, desconsiderando a categoria dos micro-empresários e empresários de pequeno porte, analise as afirmativas a seguir.
I. O livro "Diário", ou os instrumentos contábeis que legalmente o substituem (as fichas de lançamentos e o livro "Balancetes Diários e Balanços"), é o único livro de escrituração obrigatória para todos os empresários. 
II. Em demanda entre empresário contra não-empresário, o livro comercial faz prova irrefutável a favor do seu titular, desde que atendidos todos os requisitos intrínsecos e extrínsecos de regularidade do livro. 
III. As sociedades limitadas, regidas supletivamente pelas normas da sociedade simples, estão dispensadas da escrituração do livro "Registro de Duplicatas".
Assinale:
 a) se somente a afirmativa I estiver correta.
 b) se somente a afirmativa II estiver correta.
 c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
 d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
 e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/livros-comerciais
Estabelecimento empresarial
1 • Q235194 ��HYPERLINK "http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/estabelecimento-empresarial" \o "  " 
Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Juiz
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Estabelecimento Empresarial; 
Parte superior do formulário
Com base nos fundamentos do direito empresarial, assinale a opção correta.
 a) O local em que o empresário se estabelece denomina-se propriedade comercial ou ponto, e a proteção jurídica do ponto decorre da sua importância para o sucesso da empresa.
 b) A expressão inglesa goodwill of a trade refere-se à escrituração da microempresa e da empresa de pequeno porte.
 c) Veda-se, com o objetivo de evitar a configuração de confusão patrimonial, que uma sociedade empresária seja titular de mais de um estabelecimento.
 d) O estabelecimento empresarial é sujeito de direito, dada a personalização desse complexo de bens.
 e) O direito considera a clientela elemento do estabelecimento empresarial, pois deriva da tutela jurídica a necessária natureza do bem tutelado.
Parte inferior do formulário
2 • Q235128 ��HYPERLINK "http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/estabelecimento-empresarial" \o "  "  
Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Juiz
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Estabelecimento Empresarial; 
Parte superior do formulário
A respeito do estabelecimento empresarial, assinale a opção correta.
 a) Caso o empresário individual se separe de seu cônjuge, o estabelecimento será considerado pelo valor do somatório do preço dos bens que o compõem, para fins de divisão do patrimônio do casal.
 b) Ainda que o empresário tenha, em seu patrimônio, bens suficientes para solver o passivo, a anuência dos credores é pressuposto de eficácia da alienação do estabelecimento.
 c) Será garantido o direito de inerência no ponto se o locatário for empresário, e o contrato, superior a cinco anos.
 d) Não havendo pactuação de cláusula de não restabelecimento, o alienante do estabelecimento poderá, três anos após a transferência, restabelecer-se em idêntico ramo de atividade empresarial.
 e) As mercadorias que se encontrem estocadas constituem um dos elementos materiais do estabelecimento.
Parte inferior do formulário
3 • Q237002 ��HYPERLINK "http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/estabelecimento-empresarial" \o "  "  
Prova: TRT 21R (RN) - 2012 - TRT - 21ª Região (RN) - Juiz - 1ª Parte
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Estabelecimento Empresarial; 
Parte superior do formulário
A respeito do estabelecimento empresarial, assinale a afirmação incorreta: 
 a) o adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir da publicação, quanto aos créditos vencidos, e da data do vencimento, quanto aos outros;
 b) a inscrição do empresário, ou dos atos constitutivos das pessoas jurídicas, ou as respectivas averbações, no registro próprio, asseguram o uso exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado;
 c) as publicações das sociedades estrangeiras serão feitas nos órgãos oficiais da União e do Estado onde tiverem sucursais, filiais ou agências;
 d) o preposto, salvo autorização expressa, não pode negociar por conta própria ou de terceiro, nem participar, embora indiretamente, de operação do mesmo gênero da que lhe foi cometida, sob pena de responder por perdas e danos e de serem retidos pelo preponente os lucros da operação;
 e) o empresário e a sociedade empresária, salvo aquela com sede em país estrangeiro, são obrigados a conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondência e papeis concernentes à sua atividade, enquanto não ocorrer prescriçãoou decadência no tocante aos atos neles consignados.
Parte inferior do formulário
4 • Q216475 ��HYPERLINK "http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/estabelecimento-empresarial" \o "  "  
Prova: CESPE - 2011 - TRF - 2ª REGIÃO - Juiz
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Estabelecimento Empresarial; 
Parte superior do formulário
Se a atividade empresarial é exercida pelo empresário, sua representação patrimonial denomina-se estabelecimento, que é a reunião de todos os bens necessários para a realização da atividade empresarial, também chamada, sob a influência dos franceses, fundo de comércio, ou, sob a dos italianos, azienda. Com relação ao estabelecimento empresarial, assinale a opção correta.
 a) Com a edição do atual Código Civil, consagrou-se o entendimento de que o estabelecimento é uma universalidade de bens que passa a ser uma universalidade de fato, e não, de direito, como era considerado anteriormente.
 b) O aviamento, por ser considerado bem, está sujeito a proteção direta, assim como o patrimônio material ou imaterial da empresa.
 c) Tratando-se de ação renovatória, para que o empresário possa pleitear a renovação compulsória da locação, independentemente da vontade do locador, exige-se que o contrato a renovar seja celebrado por escrito e por prazo indeterminado.
 d) Com o trespasse, presume-se sub-rogado o adquirente nos contratos que, até então firmados pelo alienante, sejam de tratos sucessivos estipulados para a exploração do estabelecimento e tenham caráter pessoal, não se transferindo automaticamente nesse caso.
 e) Com a venda do estabelecimento, altera-se a figura de seu titular, que passa a ser o comprador; com a venda da sociedade empresária, entretanto, não existe alteração do titular do estabelecimento, que permanece o mesmo.
Parte inferior do formulário
5 • Q205020 ��HYPERLINK "http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/estabelecimento-empresarial" \o "  "  
Prova: CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Estabelecimento Empresarial; 
Parte superior do formulário
No Brasil, o estabelecimento empresarial regulado pelo Código Civil é tratado como
 a) pessoa jurídica.
 b) patrimônio de afetação ou separado.
 c) sociedade não-personificada.
 d) universalidade.
1 • Q249528 ��HYPERLINK "http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/nome-empresarial" \o "  "  
Prova: ESAF - 2012 - PGFN - Procurador
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Nome empresarial; 
Parte superior do formulário
Em relação ao nome empresarial, marque a opção correta.
 a) O nome empresarial não pode ser objeto de alienação.
 b) Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integradas pela palavra inicial ou final "limitada" ou a sua abreviatura.
 c) A sociedade em conta de participação pode ter firma ou denominação.
 d) A sociedade cooperativa funciona sob firma integrada pelo vocábulo "cooperativa".
 e) O nome de sócio que vier a falecer, for excluído ou se retirar, pode ser conservado na firma social.
Parte inferior do formulário
2 • Q248652 
Prova: CESPE - 2012 - AGU - Advogado
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Nome empresarial; 
Parte superior do formulário
Julgue os itens a seguir, relativos ao empresário, ao estabelecimento, ao nome empresarial e ao registro de empresas. 
Considere que a ABC Serviços Gerais Ltda., após ter outorgado procuração ao seu advogado para a propositura de ação de reparação de danos, tenha alterado o nome empresarial e que, no curso do processo, tenha sido necessária a interposição de recurso de agravo de instrumento contra determinada decisão interlocutória. Nessa situação, dada a modificação na denominação social da pessoa jurídica, será necessária a apresentação da procuração da empresa com a nova denominação social, sob pena de o recurso não ser conhecido.
 Certo       Errado (anulada)
3 • Q233492 ��HYPERLINK "http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/nome-empresarial" \o "  "  
Prova: CESPE - 2012 - TJ-PI - Juiz
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Nome empresarial; 
Parte superior do formulário
Assinale opção correta acerca do nome empresarial.
 a) Por expressa disposição legal, a sociedade em conta de participação deve operar sob firma ou denominação.
 b) É vedado ao adquirente de estabelecimento usar o nome do alienante precedido do seu próprio, com a qualificação de sucessor, mediante ato entre vivos e autorização contratual, visto que o nome empresarial não pode ser objeto de alienação.
 c) O Código Civil determina que se aplique às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade, sendo entendimento pacífico da doutrina brasileira que o nome empresarial deve ser compreendido como direito da personalidade do empresário.
 d) A firma deve ser composta com o nome de um ou mais sócios, desde que sejam pessoas físicas, de modo indicativo da relação social, podendo ser adotada nas sociedades limitadas, nas sociedades em comandita por ações e nas sociedades anônimas.
 e) A inscrição do nome empresarial deve ser cancelada, a requerimento de qualquer interessado, quando cessar o exercício da atividade para a qual tenha sido adotado o nome, ou quando se ultimar a liquidação da sociedade que o tenha inscrito.
Parte inferior do formulário
4 • Q231093 ��HYPERLINK "http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/nome-empresarial" \o "  "  
Prova: UPENET - 2012 - JUCEPE - Técnico - Registro Empresarial
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Nome empresarial; 
Parte superior do formulário
Com base na IN nº 116/2011, do Departamento Nacional do Registro do Comércio, que dispõe sobre a formação do nome empresarial, assinale a alternativa CORRETA.
 a) Firma é o nome utilizado pelo empresário individual, pela sociedade em que houver sócio de responsabilidade ilimitada e, de forma obrigatória, pela sociedade limitada e pela empresa individual de responsabilidade limitada.
 b) Denominação é o nome utilizado pela sociedade anônima e limitada e, em caráter opcional, pela sociedade cooperativa, em comandita por ações e pela empresa individual de responsabilidade limitada.
 c) Denominação é o nome utilizado pela sociedade anônima e cooperativa e, em caráter opcional, pela sociedade limitada, em comandita por ações e pela empresa individual de responsabilidade limitada.
 d) Na firma, os nomes dos sócios poderão figurar de forma completa ou abreviada, com a aposição dos prenomes, necessariamente.
 e) Na firma, o aditivo “e companhia” ou “& Cia.” não poderá ser substituído.
Parte inferior do formulário
5 • Q231094 ��HYPERLINK "http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar/disciplina/direito-comercial-empresarial/assunto/nome-empresarial" \o "  "  
Prova: UPENET - 2012 - JUCEPE - Técnico - Registro Empresarial
Disciplina: Direito Comercial (Empresarial) | Assuntos: Nome empresarial; 
Parte superior do formulário
Com base na IN nº 116/2011, do Departamento Nacional do Registro do Comércio, que dispõe sobre a formação do nome empresarial, assinale a opção INCORRETA. 
 a) O nome empresarial não poderá conter palavras ou expressões que denotem atividade não prevista no objeto da sociedade ou empresa individual de responsabilidade limitada.
 b) A empresa individual de responsabilidade limitada em processo de recuperação judicial deve acrescentar, após o seu nome empresarial, a expressão “em recuperação judicial” que será excluída após comunicação judicial sobre a sua recuperação.
 c) As sociedades estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasilpoderão acrescentar os termos “do Brasil” ou “para o Brasil” aos seus nomes de origem.
 d) A expressão “grupo” é de uso exclusivo dos grupos de sociedades organizados mediante convenção, na forma da Lei das Sociedades Anônimas.
 e) Inobstante o princípio da novidade, poderão coexistir, na mesma unidade federativa, dois nomes empresariais idênticos ou semelhantes.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
_1410335973.unknown
_1410335981.unknown
_1410335985.unknown
_1410335987.unknown
_1410335988.unknown
_1410335986.unknown
_1410335983.unknown
_1410335984.unknown
_1410335982.unknown
_1410335977.unknown
_1410335979.unknown
_1410335980.unknown
_1410335978.unknown
_1410335975.unknown
_1410335976.unknown
_1410335974.unknown
_1410335957.unknown
_1410335965.unknown
_1410335969.unknown
_1410335971.unknown
_1410335972.unknown
_1410335970.unknown
_1410335967.unknown
_1410335968.unknown
_1410335966.unknown
_1410335961.unknown
_1410335963.unknown
_1410335964.unknown
_1410335962.unknown
_1410335959.unknown
_1410335960.unknown
_1410335958.unknown
_1410335949.unknown
_1410335953.unknown
_1410335955.unknown
_1410335956.unknown
_1410335954.unknown
_1410335951.unknown
_1410335952.unknown
_1410335950.unknown
_1410335941.unknown
_1410335945.unknown
_1410335947.unknown
_1410335948.unknown
_1410335946.unknown
_1410335943.unknown
_1410335944.unknown
_1410335942.unknown
_1410335937.unknown
_1410335939.unknown
_1410335940.unknown
_1410335938.unknown
_1410335933.unknown
_1410335935.unknown
_1410335936.unknown
_1410335934.unknown
_1410335931.unknown
_1410335932.unknown
_1410335929.unknown
_1410335930.unknown
_1410335927.unknown
_1410335928.unknown
_1410335926.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes