Buscar

Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário. 
Com base no seu projeto interdisciplinar informe em quais das gerações dos Direitos Humanos o objeto do inter se enquadra e porque? 
R- Com base nas medidas sócio- educativa referente ao menor infrator, este tema é concebido nas três primeiras gerações. Sendo que na 1ª geração tem como objetivo resguardar os direitos civis e princípios da liberdade. Já na 2ª geração e enquadrando no que tange ao atendimento das necessidades sociais, chamadas as liberdades positivas,ou seja, o fazer do Estado. Com isto podemos observar na 3ª geração o principio da dignidade da pessoa humana, ou seja, o ser humano no centro do ordenamento jurídico. 
Qual das funções dos Direitos Humanos podem ser extraída a objeto do seu PI ? 
R- Podemos dizer que foram extraídos do objeto do PI as funções de defesa e prestação. Sendo que a função defesa tem estreita ligação com as chamadas liberdades negativas, ou seja, o não fazer do Estado, decorrente do surgimento dos direitos humanos de 1ª geração. Já na função de prestação são as chamadas liberdades positivas, ou seja , o fazer do Estado. Onde podemos destacar a Lei 8080/90 que instituiu o SUS, o direito a saúde instrumentalizando normativamente o cidadão para exigir saúde. 
Quais dos antecedentes históricos dos Direitos Humanos tem ligação com objeto do seu interdisciplinar ? 
R- Declaração de direitos da Revolução Francesa 1789, porque se enquadra nas liberdades negativas, onde foram compilados os direitos civis e políticos. Mexicana de 1917, pois se encontra nos direitos humanos de 2ª geração, onde é abordado os direitos sociais e políticos. Declaração Universal dos direitos de 1948, pois coloca o ser humano no centro do ordenamento jurídico. Habeas corpus no que tange o direito de locomoção. 
Identifique quais direitos previsto na declaração universal dos Direitos Humanos tem haver com objeto do seu interdisciplinar. Justifique. 
R- Podemos observar nos artigos 09 ao 13 da declaração dos direitos humanos que os artigos em tela contempla as garantias fundamentais o direito de liberdade, direito a ampla defesa ou contraditório e o principio da presunção de inocência. 5- Identifique com base no objeto do inter respaldo normativo no pacto internacional dos Direitos humanos. R- Respaldado no que descreve o artigo 3º do pacto internacional sobre os direitos civis e políticos. Art. 6 º; art.9 º; art.10; art. 14; art. 16; art.19; art.23; art.24; art.26; conclui que medidas sócio- educativas visam garantir a satisfação das necessidades social do menor infrator o qual visa à ressocialização do adolescente, por meio de medidas que atentem às necessidades pedagógicas e ao caráter reeducativo.

Outros materiais