Buscar

N1 Metodologia de Pesquisa Anhembi Morumbi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
0,8 em 0,8 pontos 
Analise as afir mações sobre o método q uantitativo e assinale a alter nativa correta: I Ocorre o emprego da q uantificação tanto nas modalid ades da co leta das informações quanto no tratamento delas po r meio de técnicas es tatísticas. II Adota amostras amplas e in formações numéricas. III O instrumento de coleta de dados é estruturado. IV Como não emprega in strumentos estatísticos, oco rre a valorização da interpretação, com a descrição da complexidade dos co mportamentos, háb itos e atitudes. V Na análise dos dad os, ocorre a valorizaç ão de seu conteúdo psicossocial. 
Resposta Selecionada: e. As afirmações I,II e III estão corretas. 
Resposta Correta: e. As afirmações I,II e III estão corretas. Feedback da resposta: As afirm ações I,II e III est ão corr etas.
Pergunta 2 
0,8 em 0,8 pontos 
Os trabalhos cientí ficos podem ser: T CCs (Tr abalho de Conclusão de Curso), monografias de especialização, dissertaçõ es de mestrado ou teses de doutorado . Porém, os artigos científico s, as resenhas e os infor mes científicos ta mbém fazem parte do hall de trabalhos científicos co muns. Seguem, abaixo, alguma s dicas para a elaboração de alguns deles. Assinale a alternativa q ue estiver correta. Resposta Selecionada: d. A resenha é a apresentação do conteúdo de u ma obra com o o bjetivo de informar o leito r sobre o assunto tratado através de uma síntese das ideias fundamentais da pro dução original. Resposta Correta: d. A resenha é a apresentação do conteúdo de u ma obra com o o bjetivo de informar o leito r sobre o assunto tratado através de uma síntese das ideias fundamentais da pro dução original.
Pergunta 3 
0,8 em 0,8 pontos 
O trabalho acadêmico desenvolvido no â mbito de uma instituição de Ensi no Superior (IES) ap resenta o resultado de estudo realizado em profundidade, sob a coordenação d e um orientador e obedece a uma rigorosa metodologia. Com base no texto aci ma, assinale a alternativa cor reta: 
Resposta Selecionada: b. A tese resulta da expo sição de um estudo científico de te ma único ou derivado de outras teses e é uma das exigências p ara a ap rovação do título de mestre e doutor. 
Resposta Correta: c. Na pós-graduação também são requeridos trabalhos escritos, cuj as normas técnicas de preparação são comuns e devem apresentar aderência à modalidade cursada.
Pergunta 4 
0,8 em 0,8 pontos 
Segundo o material refere ncial, entrevista: é a técnica de col eta de dado s na qual as perguntas são formuladas e respondidas o ralmente, trata -se de u ma conversação metódica que propo rciona ao entrevistador as infor mações solicitadas. Assinale a alternativa q ue conte mpla a classificação das e ntrevistas. 
Resposta Selecionada: a. Entrevista avulsa e Entrevista estruturada 
Resposta Correta: d. Entrevista estrut urada e Entrevista não estruturada 
Feedback da resposta: Entrevista estrutur ada e En trevista não estrut urada
Pergunta 5
0,8 em 0,8 pontos 
Leia a afirmação abaixo: "O conhecimento veic ulado pelo senso co mum costuma dar grande valor ao que é fruto de informações adquiridas pelo s sentidos e que não é submetido a uma crítica. [...] os sentidos são nossa interface com a realidad e, mas são ta mbém a origem dos enganos par a nosso con hecimento, e q ue não há tantas realidades q uanto existem diferentes o lhares. Logo, o conhecimento não resulta de fazermos “acordos” sobre o significado de propo sições, mas sim de comparações co m a realidade." Referência: MAGALH ÃES, Gildo. Introd ução à metodologia de pesquisa: ca minhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 200 5, p. 30. 
Assinale a alternativa errada: Resposta Selecionada: e. O senso comum é teoricamente fundamentado e se apoia em uma metodologia rigoro sa. 
Resposta Correta: e. O senso comum é teoricamente fundamentado e se apoia em uma metodologia rigorosa.
Pergunta 6 
0,8 em 0,8 pontos 
Abaixo você tem alguns fragmentos compilados de uma pesquisa na qual o autor* identifica e descreve o processo de desenvolvimento, implantação, aceitação e disseminação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos em uma empresa de comércio varejista de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul utilizando a teoria institucional como base de análise. *GIOTTO, Olívio Tiago. Gestão de pessoas: políticas institucionalizadas em uma empresa no sul do país. Dissertação (Mestrado em Administração) Fundação Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2009. Avaliar o processo de desenvolvimento, implantação, aceitação e disseminação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos numa empresa familiar de comércio varejista de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul, utilizando a teoria institucional como base de análise. 
É correto afirmar que o texto em destaque contém: 
Resposta Selecionada: b. O objetivo da pesquisa. 
Resposta Correta: b. O objetivo da pesquisa. 
Feedback da resposta: O texto apresentado contém o objetivo de uma pesquisa é o que se pretende fazer para obter resposta para o problema formulado inicia-se sempre com o verbo no infinitivo.
Pergunta 7 
0,8 em 0,8 pontos 
As leis têm duas funçõ es específicas: resu mir grande quanti dade de fatos e p ermitir e prever novos fatos, pois se fenômeno ou fato se enquadrar em em uma lei, o s primeiros se co mportarão conforme o estabelecido pela última. Analise as afir mações abaixo, retiradas d o Conteúdo Referencial: 1ª: Uma lei científica que d escreve uma reg ularidade de co existência, isto é, um padrão de coisas, geralmente é for mulada da seguinte maneira: sempre q ue tiver a propried ade x, então terá a propriedade y. Por exemplo, a água ferve, quando aq uecida a 100º , em recipientes abertos, no nível do mar. 2ª: Uma lei que descreve uma regularidade de suces são, ou sej a, um padrão nos eventos, a fir ma que sempre que uma coisa, te ndo x, se encontra e m determinada relaç ão com outra coisa de cer ta espécie, esta última tem y. Por exe mplo, sempre que uma pedra é jogada na água, pro duzirá na superfície da mesma uma série de ondas concêntricas que se expandem de igual forma do centro à periferia. Acerca das afirmações acima, assinale a opção correta . 
Resposta Selecionada: c. As duas afirmações são verdadeiras. 
Resposta Correta: c. As duas afirmações são verdadeiras. 
Feedback da resposta: As duas afirmações são verdadeiras. 
Pergunta 8
0,8 em 0,8 pontos 
Em uma pesquisa científica, a partir das informações (dados) coletadas se faz a interpretação do fenômeno que a elas se referem, ou seja, se estabelece a relação entre um referencial teórico e a realidade retratada pelos dados e fatos colhidos ou levantados. É este o papel da fundamentação teórica (da revisão da literatura ou quadro teórico) em uma pesquisa. Assim, é correto afirmar que desenvolver a fundamentação teórica de um trabalho corresponde a 
Resposta Selecionada: a. Fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada. 
Resposta Correta: a. Fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada. 
Feedback da resposta: Ninguém investiga o que não conhece e a forma mais eficaz de se obter conhecimento é através da fundamentação teórica que tem como objetivo fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada. Esta é a alternativa correta.
Pergunta 9 0,8 em 0,8 pontos Assinale V ou F para as afirmações abaixo: ( ) A lombada é pa rte da capa do trabalho e exibe o logo da Universidade na p arte superior. O nome do autor e o título do trabalho são impressos aleatoriamente. ( ) O texto de agradecimentodestina-se a agradecer apenas aos orientadores do trabalho e reitoria. ( ) A epígrafe contem pla uma citação, cuja autoria necessita ser do pesquisador. Caso contrário será considerado plágio. 
A sequência correta é: Resposta Selecionada: d. F, F, V 
Resposta Correta: b. F, F, F 
Feedback da resposta: F, F, F
Pergunta 10 0 em 0,8 pontos A pesquisa de Bonaldi (201 0) tem por objeto os investidor es pessoa física no mercado de ações brasileiro, comumente deno minado como 'peque nos investidores'. A pesqui sa desenvolve uma anál ise sobre como fatores sociai s, culturais e tecnológicos modelam, afetam e i nfluenciam a açã o e a cognição econômica ne ste universo particular d e investidores. Onze entr evistas fora m realizadas com pequenos investidores e com dois profissionais que at uam na área de 'educação' do peq ueno investidor. A análise deste material e mpírico conjugada a o estudo da bibliografia própr ia à área da Sociologia Econô mica resultou na identificação e no estabeleci mento de cinco instâncias d e modelação da ação ec onômica. É co rreto afirmar: I A pesquisa possui abord agem qualitativa e a ética d o pesquisador é essen cial nesse tip o de abordagem. II A entrevista constitui uma técnica de p esquisa que proporciona ao pesquisador informaç ões a respeito do que as pessoas sab e m, creem, esperam, sentem ou desej am. III Nessa pesquisa o quad ro teórico, também denominado fundame ntação teórica ou revisã o da literatura, é fundamental. IV Como não emprega in strumentos estatísticos, oco rre a valorização da interpretação, com a descrição da complexidade dos co mportamentos, hábitos e atitudes. V Ocorre a valor ização do conteúdo psicoss ocial dos d ados coletados. 
Resposta Selecionada: a. 
As alternativas I, II e V estão corretas. 
Resposta Correta: b. Todas as alternativas estão corretas. 
Feedback da resposta: Todas as alternativas estão corretas.
Pregunta 11
Explique diferença entre conhecimento gerado e senso comum e pela pesquisa cientifica.

Outros materiais