Buscar

AV2 – HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOCIEDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor:
	CATIA DA CONCEICAO FARIA FERNANDES
JOSELIA DE CASTRO SILVA
	Turma: 9017/X
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 24/06/2014 11:37:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201307460022)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De alguma forma, o neoliberalismo, que se fortaleceu na agenda dos governos ocidentais ao longo da década de 1980, tentou reeditar a proposta do liberalismo clássico, que foi formulado no século XVIII por pensadores como Adam Smith e David Ricardo. Escreva sobre as principais características do neoliberalismo.
		
	
Resposta: O neoliberalismo tem como principais caracteristicas: - Abertura comercial (livre circulação de capitais internacionais); - Privatização das estatais; - Diminuição do poder do Estado na economia (somente há interferência, quando extremamente necessário); - Preocupação maior com as riquezas individuais;
	
Gabarito: O estudante deve demonstrar que a proposta neoliberal consiste em desobrigar o Estado a cumprir algumas funções assistencialistas previstas pelo modelo do Estado de Bem Estar Social, baseando-se no princípio de que a economia deve ser regulada pelas suas própria leis.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307246044)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A desobediência civil representa a desobediência dos cidadãos, em sua sociedade, às leis que os ofendem ou os agridem. Os seguidores da desobediência civil repudiam a violência e a injustiça, isto é, diante de uma lei injusta, considerada um ato de agressão, eles agem de forma não violenta, desobedecendo às leis que os humilham, que são injustas, que discriminam raça, religião, cultura, sexo, dentre os outros elementos. A prática da desobediência civil foi iniciada em 1920 por Mahatma Gandhi e fundamental para a independência de qual país?
		
	 
	Índia
	
	Inglaterra
	
	Egito
	
	Palestina
	
	Indochina
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307245875)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A intervenção militar dos Estados Unidos no Vietnã em 1959, no contexto dos conflitos militares da Guerra Fria, tinha como propósito:
		
	
	Garantir a volta do domínio francês na região que havia perdido quando da descolonização afro-asiática
	
	Garantir a realização de eleições gerais e diretas em todo o Vietnã, levando assim o ideal de democracia aos países asiáticos
	 
	Não permitir a reunificação do Vietnã sob o poder do governo socialista do Norte, pois isso representaria um avanço da URSS na região
	
	Retirar as bases militares soviéticas estabelecidas em território vietnamita, estabelecendo assim um equilíbrio de forças com a URSS na região
	
	Impedir o massacre de civis do Vietnã do Sul pelo governo socialista do Norte, que seguia a orientação de práticas stalinistas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307246855)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com o fim da II Guerra, a Grã-Bretanha perdeu o status de principal potência mundial e não conseguiu zelar mais pelo equilíbrio europeu. Com o fim da Pax Britânica:
		
	
	Japão e Estados Unidos assumiram a liderança mundial.
	
	URSS e China assumiram a liderança mundial.
	
	Alemanha e Japão assumiram a liderança mundial.
	 
	Estados Unidos e URSS assumiram a liderança mundial.
	
	China e Alemanha assumiram a liderança mundial.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307247141)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista no ocidente, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares não foram usadas. As potências nucleares se envolveram em três grandes guerras (mas não uma contra as outras)."
HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 234. 
Analise citação acima identifique a alternativa INCORRETA:
		
	
	Durante a Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética usaram a intervenção em outros países para afirmar seu poder militar e político.
	
	Ambas as potências da Guerra Fria utilizaram da espionagem e do terrorismo para afirmar seu poder político perante a outra.
	 
	Os movimentos culturais deste momento representavam a aceitação da população em relação à ambos os modelos políticos.
	 
	A busca de novas áreas de influência se caracterizava como crescimento nas relações econômicas dos Estados Unidos e da União Soviética.
	
	O medo trazido pela corrida armamentista fez com que surgissem iniciativas de paz diretamente contrárias às armas nucleares por todo o mundo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307476267)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O historiador Eric Hobsbawm classifica o período que compreende as décadas de 1960 e 1970 como o da revolução cultural e afirma que, a partir da família e da casa, iniciaram-se as transformações que modificariam as relações sociais em várias partes do mundo. Assinale a alternativa que complementa a opinião do autor.
		
	
	da Europa à América Latina, eclodiram comemorações, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam o fim da Guerra Fria;
	 
	da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental.
	
	da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados pela Igreja Católica, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental;
	
	da Europa à América Latina, eclodiram massacres, majoritariamente guiados pela juventude, que visavam desde a implantação de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade oriental;
	
	Da Europa à América Latina, eclodiram movimentos, majoritariamente guiados por anciãos, que visavam desde a derrubada de ditaduras até a luta contra o consumismo cada vez mais crescente na sociedade ocidental;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307382495)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu outubro de 1945, data de promulgação da Carta das Nações Unidas e, na época foi assinada por 51 países, dentre eles o Brasil. Criada logo após a 2ª Guerra Mundial, o foco da atuação da ONU é a manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo. Qual o principal objetivo da criação da ONU?
		
	
Resposta: O principal objetivo da ONU é agir como mediador(promovendo o diálogo ou até mesmo intervindo com suas "Forças de paz") sempre que surgirem conflitos entre as nações.
	
Gabarito: Criada logo após a 2ª Guerra Mundial, o foco da atuação da ONU é a manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307251015)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O neoliberalismo, adaptação do liberalismo clássico, defende a não-intervenção do Estado na economia, assim, o Estado age como regulador das atividades econômicas intervindo apenas quando necessário. Aponte as principais medidas de uma economia neoliberal.
		
	
	Estatização de grandes empresas privadas, diminuição de impostos e diminuição de juros.
	 
	Privatização de empresas estatais, diminuição do poder do estado na fixação de preços, livre circulação de capitais internacionais.
	
	O desenvolvimento baseado na coletividade, aumento na produção industrial e aumento do poder do estado na fixação de preços.
	
	Aumento da produção industrial, gerando mais empregos e favorecendo as classes mais baixas.
	
	Forte estímulo à participação de capital estatal e estrangeiro na economia, aumento de impostos para as classes mais favorecidas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307245878)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O conceito de détente está vinculado umbilicalmente aos novos arranjos dos tardios anos 1960 e à década de 1970.  A erosão do monolitismo ideológico dos doios blocos atribuiu umanova conotação às relações internacionais."
 SARAIVA, José Flávio Sombra. História das relações internacionais contemporâneas: da sociedade internacional do século XIX á era da globalização. São Paulo: Saraiva, 2008. P235.
 
De acordo com o texto, o período conhecido como Détente foi caracterizado por:
		
	
	Disputa militar mais intensa entre EUA e URSS
	
	Derrota da URSS na Guerra Fria
	 
	Diminuição das tensões entre EUA e URSS
	
	 Perda do controle  político da Alemanha Oriental pela URSS
	
	Política adotada pelos EUA que levou ao projeto guerra nas estrelas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307469775)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ataque às Torres Gêmeas (EUA, 2001) é, sem dúvida, o maior ataque terrorista da história. Da mesma forma, a reação a ele também tomou proporções de mesma intensidade; esta, nem sempre efetiva em seu objetivo.
Neste contexto, além de George W. Bush (EUA), destaca-se o Primeiro Ministro britânico, Tony Blair, pelo apoio dado ao presidente americano, em sua ação imediata aos ataques terroristas. Não faltou protestos mundiais a esta ação militar, mas a mesma aconteceu.
Estamos nos referindo ao(à):
 
		
	
	ao apoio explicito ao Estado de Israel no combate aos Palestinos
	
	apoio explicito ao Estado Palestino no combate à Israel
	 
	envio de tropas americanas ao Afeganistão
	
	envio de tropas americanas ao Iraque
	
	encerramento das relações econômicas com o Oriente Médio

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes